segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cuba vai voltar à OEA. E daí?



Como a URSS acabou, agora é Chávez o novo dono de Cuba



Fidel sela com Kruschev a submissão de Cuba à URSS


tONy PaCHeCo


O noticiário da semana passada foi centrado na explosão do Airbus da Air France/KLM, mas ganhou um diferencial quando a OEA achou de permitir a reintegração de Cuba ao organismo interamericano.
E tome-lhe comentário de gente que não entende nada de geopolítica, de ideologia nem nada, e outros que por interesses escusos dão a Cuba uma importância que Cuba, definitivamente, não tem.
Cuba é uma invenção americana. Quem foi meu aluno de História no Colégio Hugo Baltazar sabe disso: os cubanos tentaram ser independentes da Espanha no final do século XIX, sob a liderança de José Martí, mas voltaram a ser colônia espanhola. Na época, Cuba tinha relevância econômica internacional, pois produzia um terço de todo o açúcar de cana consumido no mundo. Somente em 1902, no entanto, conseguiram independência real de Madrid, quando os EUA resolveram conceder independência sob controle, pois os americanos entraram em guerra contra a Espanha em 1898 e tomaram-lhe Cuba e Filipinas. Colonizaram Havana até 1902 e colocaram um governo fantoche sob vigilância.
Em 1933, um sargento do Exército cubano, Fulgêncio Batista, tornou-se a eminência parda que mandava em Cuba, sob proteção americana, e chegou a presidente de 1940 a 1944. Em 1952, Batista tornou-se ditador. Aí começam as guerrilhas de resistência a Batista, até que em primeiro de janeiro de 1959, Fidel Castro e seus companheiros entram em Havana e acabam com o regime ditatorial e começam a sua própria ditadura, que se alia à então União Soviética em 1961, quando do rompimento formal com os EUA. Em 1962, a URSS tenta construir plataformas de mísseis atômicos para atingir os americanos de perto e quase o mundo vai a uma guerra nuclear total nos governos Kennedy (EUA) e Kruschev (URSS). É nesta época que Cuba foi expulsa da OEA, que agora abre-lhe as portas novamente.

IRRELEVÂNCIA TOTAL

Cuba deixou de ser relevante para o mundo no final do séc. XIX, pois foi perdendo, aos poucos, a primazia no fornecimento de açúcar de cana e no séc. XX esta primazia esfumaçou.
A salvação de Cuba foi tornar-se um polo de discórdia entre os protagonistas da Guerra Fria (EUA e URSS). Os soviéticos (russos) enfiaram dinheiro na ilha a fundo perdido, permitindo que Fidel Castro montasse uma ditadura-modelo em termos de educação e saúde. Mas só isso. E ao custo de milhares de fuzilamentos sumários e boa parte da população tendo fugido para os EUA e outros países.
Quando a União Soviética acabou, em 1991, Cuba quase acaba junto, com milhares de seus melhores habitantes se lançando ao mar e a pobreza se alastrando.
Mas, como Fidel tem aquilo lá virado pra Lua, surgiu na Venezuela o coronel Chávez que passou a fazer o papel da URSS a partir de 1999, vendendo a Havana 100 mil barris de petróleo por dia, a preço subsidiado; contratando 20 mil médicos cubanos que passam a trabalhar a peso de ouro na Venezuela; contratando a Operação Milagre, pela qual milhares de latino-americanos são enviados a Cuba para fazer operações nos olhos, tudo pago pelo petróleo venezuelano; manutenção de milhares de estudantes venezuelanos em universidades cubanas (tudo pago por Caracas); e, para mostrar que Chávez é bonzinho, mas não é besta, assinatura de contratos para que a Venezuela retire petróleo da plataforma marítima cubana, além de explorar níquel e outros minérios em terra. Quer dizer, desconfie quando a esmola é demais...
Aí, Cuba voltou a crescer 5% ao ano, mais que o Brasil. Mas deixou de ser colônia americana e, depois, soviética, para se tornar colônia venezuelana.
É um destino atroz para os 11 milhões de habitantes de um país que é do tamanho de Pernambuco e está entre os mais pobres do mundo.
Por isso mesmo, se vai voltar ou não à OEA, isso não interessa a mais ninguém, a não ser a alguns garotinhos tirados a comunistas que ainda existem aqui no Brasil e outros países lenhados da América Latrina.

2 comentários:

  1. professor,

    esqueces-te de comentar sobre o embargo econômico ao qual Cuba ficou submetida pela U.S.A.?

    ResponderExcluir
  2. Compartilhe seus comentários sobre Cuba e com o regresso à OEA. Nada está ganho ou perdido. Embora estrategicamente falando, penso que se houver um perdedor .....
    Chavez
    Gosto do seu blog. Seja aqui
    Cumprimentos e desculpa a minha Português

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.