terça-feira, 30 de junho de 2009

MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA!

A FARSA DA REDUÇÃO DO IPI


Este carrinho é vendido aos mexicanos por R$33 mil. Como Lula renuncia ao imposto de importação, mesmo com os outros impostos, deveria chegar para nós brasileiros por R$42 mil, mas é vendido pela Volks a R$63 mil. Pode senhores deputados? Pode senhores senadores? Renúncia fiscal no Brasil é para enriquecer montadora estrangeira e prejudicar as camadas populares e a classe média.

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O brasileiro paga os preços mais altos por automóveis em todo o mundo. O México, por exemplo, vende o carro Ford Fusion aos seus cidadãos por R$38.631. Você não está “viajando” não internauta. O Fusion é vendido no México a R$38.631. Desde 2006, ele é importado pelo Brasil, mas o governo Lula/PT fez um acordo com os mexicanos e não cobra os 35% de Imposto de Importação. Com a logística de transporte, o marketing, ICMS, IPI, PIS, Pasep, Cofins e a “adaptação” à nossa gasolina batizada de álcool pela Petrobras, além do lucro da montadora, o Fusion deveria custar para o brasileiro R$48.651. Mas chega por aqui a R$84.000.
O governo brasileiro criou o paraíso de otários para as montadoras mexicanas, pois deixa de recolher 35% de imposto, mas as montadoras não repassam isso para os consumidores brasileiros. A Volks vende o New Beetle por R$33.620 aos mexicanos e, aí, manda ele para o Brasil, sem impostos, e com seu lucro e as despesas daqui, teria que vendê-lo a R$42.318 para nós. Mas vende por R$63.140. E a Honda vende o CRV aos mexicanos por R$41.072 e aos brasileiros por R$94.500, quando deveria chegar aqui por R$51.698.
O mesmo acontece com a gasolina, da qual somos autossuficientes, mas que a Petrobras, para pagar mais de R$70 mil por mês a D. Dilma e outros “conselheiros”, tem que nos atochar na bomba.
Mas o mais cruel está acontecendo com a tal queda do IPI para veículos de 1.000 cilindradas (os famosos Um ponto Zero), que foi de 7% para 0%. Para os modelos médios, o imposto caiu de 13% para 6,5% para motor a gasolina e de 11% para 5,5% no caso dos modelos a álcool ou bicombustíveis. Para os veículos off road, o IPI caiu de 15% para 7,5%.

O desafio d’Os Inimigos

O desafio do blog é, encontre em Salvador um Fiat Mille 3 portas 1.0 Flex com o desconto de 7% do IPI: o carro, a preço de tabela, quando o governo resolveu reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) era de R$21.754, menos os 7% do IPI aos quais o governo federal renunciou, isto é, menos R$1.522, o carro teria que ser encontrado nas concessionárias a R$20.232.
Tente encontrar na Bahia o Mille 3 portas a este preço é o nosso desafio.
O Volkswagen Gol 1.0 Flex 3 portas era, na tabela (com o IPI de 7%), R$25.300. Com a redução de R$1.771, o Gol deveria estar sendo encontrado na Bahia a R$23.529.
Tente encontrar na Bahia o Gol 3 portas a este preço.
O Chevrolet Celta1.0 Flex Life 3 portas tinha o preço de tabela de R$24.963. Menos o IPI (R$1.743), deveria ficar em R$23.220.
Tente encontrar na Bahia o Celta a este preço.
O Ford Fiesta 1.0 Flex 4 portas era R$29.750 na tabela. Sem o IPI (R$2.079), deveria custar R$27.671.
Tente encontrar o Ford Fiesta a este preço.

Os carros de classe média

Quando o governo resolveu reduzir o IPI dos carros da classe média em 50%, a alíquota passou de 13% (para os movidos a gasolina) para 6,5%.
Assim, o Novo Ford Focus GLX automático sedan 2.0, que tinha o preço de tabela de R$60.685, teria que ser vendido a R$56.741, graças à redução do IPI de 6,5% (R$3.944). Mas, sabe por quanto você encontra este Focus “com IPI reduzido”? Rará! Por R$62 mil. É incrível! A Ford aumentou o carro em vez de diminuir.
E o Honda Civic? Na tabela, estava a R$64.365. Com a “redução” de 6,5% do IPI (R$4.183), deveria ir para R$60.182. Agora, tente comprar um Civic LXS Flex por este preço...
Já o Fiat Linea 1.9 LX Dualogic Flex tinha preço de tabela de R$56.800. Com o IPI “menor”, o desconto seria de R$3.692, reduzindo o preço ao consumidor para R$53.108. Se você achar este Linea por este preço (que é o que o governo Lula pensava que ia ser, com a renúncia fiscal de 6,5% dos 13% do IPI), você ganha uma viagem à Disneylândia...
Aliás, a Fiat é que está abusando mais da redução do IPI. O modelo Stilo Dualogic, que vai sair de linha já já, chegou a ser vendido em dezembro passado por R$52.500. Aí, o governo renunciou a 6,5% do IPI e pensou-se que o carro iria para R$49.088. Mas, em vez disso, a Fiat pintou de preto o seu carro de design antigo, colocou umas perfumarias e está vendendo o mesmo com o nome de Blackmotion por nada mais nada menos que R$65.900.
Só sendo muito doido para comprar um carro que está saindo de linha por R$13 mil a mais, sem desconto nenhum do IPI.

Resumo da ópera

As montadoras brasileiras parece que se juntaram às suas concessionárias para lesar o consumidor brasileiro: simplesmente não repassaram o desconto do IPI que o governo Lula providenciou para aquecer o mercado e evitar demissões.
Esta renúncia, que já chega os R$2 bilhões, na verdade, está prejudicando o governo, lesando os interesses das classes populares (pois diminui as verbas para Saúde, Educação, Segurança etc.) e transformando em palhaços os cidadãos de classe média, que estão pagando mais caro por carros que deveriam estar, em média, 6% mais baratos do que em dezembro do ano passado.
Está na hora de o governo acabar com esta farra e revogar, imediatamente, esta redução de IPI.
E nem vou falar aqui do preço das geladeiras, que deveriam estar 10% mais baratas e estão mais caras, em alguns casos, até R$200 mais caras.
Como diz o filósofo Clécio Max, “você só nasce uma vez e nesta única vez nascer no Brasil é azar demais”.

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