quinta-feira, 18 de junho de 2009

Horário de Verão: eu te disse, eu te disse!




Alex Ferraz

Em 8 de setembro de 2008, assim como todos os anos, tanto em "A Tarde" como, agora, na "Tribuna", eu bato na questão de que o fim do Horário de Verão na Bahia só fazia nos distanciar da maior parte do Brasil, causando prejuízos ao turismo, ao comércio, à geração de energia e sua economia e ao lazer das pessoas.
Ontem, finalmente, os empresários baianos acordaram e resolveram defender novamente a inclusão da Bahia no Horário de Verão. Tomara que o governador Jaques Wagner ouça a voz da razão.
Eis minha coluna de setembro passado:

frase: “Desconfie quando, na savana, você vai para o Sul enquanto as pessoas mais inteligentes e ricas do safári estão indo para o Norte...”

A Bahia do lado dos perdedores
Todas as empresas, públicas e privadas, que representam 80% (eu disse, oitenta por cento) do Produto Interno Bruto do Brasil estarão, a partir do dia 19 de outubro próximo, num horário, enquanto a Bahia, e o resto dos estados pobres do Nordeste, estarão em outro.
Todos os órgãos públicos que comandam a vida do País (Banco Central, Banco do Brasil, Justiça Federal, INSS etc.) estarão num horário. E a Bahia em outro.
Já as redes de TV (Globo, Record, SBT, Band etc.) e de rádio (BandNews, NovaBrasil FM) estarão num horário e a Bahia, em outro, criando transtornos horríveis dentro dos lares.
E as operadoras de telefonia e administradoras de cartão de crédito? Estarão num horário e a Bahia em outro.
E os vôos no aeroporto? O maior mangue por causa da diferença de uma hora, pois as companhias e o Comando Aéreo Nacional estarão em horário diferente do nosso.
Mas se você for fazer um concurso ou jogar nas loterias, atenção, pois o horário das provas e das apostas não será o daqui e, sim, o do Brasil que comanda, do Brasil que dá certo.
Já vamos para o quinto ano sem Horário de Verão, remando contra a maré do resto do País, ficando uma hora atrasados em relação a Brasília, Rio, São Paulo, Minas, os estados do Sul e do Centro-Oeste, onde pulsa a economia nacional.
Eu pergunto, por que permitir que a Bahia fique do lado atrasado do Brasil?

Adaptação
Que há dificuldades de adaptação disso ninguém duvida. Os EUA adotaram o Horário de Verão a primeira vez em 1918 e foi um enorme desconforto, principalmente por causa da reação de (imagine!) religiosos fundamentalistas, dizendo que queriam mudar o “horário de Deus”. Coisa de gente ignorante, pois nada é mais humano que a contagem do tempo, uma convenção da qual nenhum deus participou. Só o homem. E é por isso que o governo da Bahia tem que nos incluir do lado da maior parte do Brasil. Se é uma convenção, que ela venha a nosso favor.

Segurança energética (I)
Não é tanto por economia e, sim, por segurança do sistema de fornecimento de energia que o Brasil adota o Horário de Verão. Durante os meses de Verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que se dá por volta das 18 horas, quando as pessoas retornam para casa e ligam luzes, chuveiros, ar condicionado, ferro elétrico etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento repentino da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Segurança energética (II)
Ao se adotar o Horário de Verão há um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Por causa de fatores como este, o aumento da demanda se dá gradualmente, o que melhora a segurança do sistema.
Por isso o horário especial é adotado nos 30 países mais desenvolvidos do mundo.

Felicidade é tudo
Diz a lenda que o membro da Sociedade Astronômica Real, o inglês William Willett (1856-1915), bolou a diminuição do consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o lazer dos britânicos, o que, por si só, já justificaria a adoção do horário especial na Bahia. Afinal, entre outubro e fevereiro está a nossa Alta Estação turística. Nada melhor que deixar os turistas em nossas praias até às 19h30, com luz solar, gastando na nossa orla e fazendo nossa trôpega economia andar. E, claro, para nós baianos, a delícia de sair do trabalho e ainda poder ir ao Humaitá ou à Barra e ver o mais lindo pôr-do-sol do Brasil, deixando as luzes em casa apagadas.

Um comentário:

  1. Eu concordo com a volta do horário de verão à Bahia. A adaptação ao novo horário demora um ou dois dias. Porém, se ficamos de fora, a adaptação demora o tempo em que vigora todo o horário de verão, pois temos que "converter o relógio" diariamente para saber horários de voos, programas de rádio e TV, concursos públicos, bancos, até mesmo cursos a distância criam transtornos.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.