quarta-feira, 11 de março de 2009

Viagem aos EUA: adeus liberdade, adeus privacidade!

Fazer o quê nos EUA? Ser humilhado e ter seu laptop confiscado?

Tony Pacheco



O Brasil está entre os países que mais mandam turistas para os EUA e somos, sem sombra de dúvidas, os mais maltratados quando tentamos fazer turismo naquele país. Seja pela burocracia digna de “O Processo”, de Kafka, para conseguir um visto para entrar no Império, até a chegada nos aeroportos, onde somos tratados como se fôssemos terroristas muçulmanos, por nossa pele morena e sobrancelhas grossas.
Em 2008, 675 mil brasileiros foram gastar dinheiro nas terras do Tio Sam, mesmo debaixo de tantas vicissitudes.
A mais nova delas é uma decisão da Corte Federal dos EUA que permite às autoridades alfandegárias analisar e mesmo copiar informações armazenadas em computadores portáteis (laptops) de todos que entram no país.
Fotos, textos, e-mails, planilhas financeiras e todo o tipo de documento guardado nos HDs dos laptops, celulares, Blackberries e iPods, podem ser vasculhados logo na chegada em qualquer aeroporto americano. Adeus, privacidade!
Quer dizer, se você inventou alguma coisa e levou o registro no seu laptop, babau... O sujeito da aduana pode piratear sua descoberta e registrá-la antes de você.
Se você é compositor e está levando uma música no seu celular para mostrá-la a alguma gravadora lá, babau... O sujeito da aduana pode registrá-la como dele.
É o confisco da propriedade intelectual no país que vive nos acusando de não protegermos direitos autorais.
A Associação de Executivos de Viagens Corporativas, órgão que reúne entidades do setor de viagens de negócios de todo o mundo, foi ao Senado Americano contestar. Não deu em nada.
Por isso, antes de ir aos EUA, faça um back-up dos seus arquivos de qualquer aparelho que estiver levando e se for alguma propriedade intelectual, registre pela Internet ou Correios em escritórios americanos antes de viajar.
Ou, se for sensato, esqueça os EUA enquanto eles permanecerem nesta paranoia ridícula.

P.S.: As autoridades nos aeroportos e portos americanos estão autorizadas não só a vasculhar laptops e celulares, mas também confiscá-los. Que tal?

Um comentário:

  1. Gaston Bachelard:

    " A verdade é antes de tudo uma história, uma percepção do verdadeiro, admitida hoje, negada amanhã; o mundo é imaginado antes de ser visto e rememorado"

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.