quinta-feira, 5 de março de 2009

Lançamento do annefrankismo

Anne Frank escrevendo seu diário

Ricardo Líper


Eu sempre admirei Anne Frank. O que ela fez sempre me impressionou. Uma adolescente, quase criança, obrigada pelo nazismo a se esconder em um sótão, escreveu em um diário suas experiências, foi descoberta e morreu em um campo de concentração. Mas o diário ficou no sótão e o pai, que sobreviveu ao martírio dos campos de concentração, o achou e publicou. Fantástico. O que me tocou, além da brutalidade e injustiça que a garota sofreu, foi que ela contou tudo e esse documento contribuiu muito para impedir que experiências iguais ao nazismo voltassem a acontecer. O poder da palavra escrita é espetacular. É um imenso recurso contra as injustiças e os autoritarismos que sofremos quase todos os dias. Escreva o diário das injustiças que você sofre. Atualmente é muito mais fácil, devido à Internet, divulgá-los. Seja um annefrankista. Se lhe sacanearam em uma repartição pública, em uma empresa, seja lá onde for, lhe maltrataram, narre, em um pequeno bilhete até, e divulgue. Atenção: não minta, não escreva o que outros disseram. Se possível, colecione provas do que está narrando. Mas escreva. Um documento escrito é para a posteridade e anda mais do que você pensa.
Tenha uma lista de e-mails de pessoas suas conhecidas. Mande o que escreveu, por e-mail, para todas elas. Fale com todo mundo e quando cansar a garganta, dê um papelzinho narrando o acontecido. Note que os poderosos têm pavor das narrações de suas perversidades. Odeiam que você conte para todo mundo o que eles fizeram. E se for por escrito, pior. Termina chegando nas mãos deles ou dos seus chefes. Se tiver medo deles, faça anonimamente. Serve também. Bote a boca no trambone. Chie. Não sofra calado. Escreva. Ande com uma caneta e papel no bolso. Encontrou um colega de ginásio que há muito tempo não via, anote o e-mail dele. Foi sacaneado? Conte o ocorrido por e-mail e peça que divulguem. Isso é annefrankismo.
Eu sou o primeiro annefrankista e espero fazer seguidores. Aconteceu com você, escreva e divulgue. Tanto que aqui no blog vou inaugurar em breve umas postagens com esse nome. Aconteceu comigo! E todo tipo de escrotidão que me fizerem narrarei. O início do documento narrativo annefrankista deve começar com "Aconteceu comigo!" Se quiser, diga o local. Aconteceu comigo na ....................... e aí voce narra, candidamente, e sem exagerar, a injustiça sofrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.