sexta-feira, 20 de março de 2009

Chega de enrolação!

Não é só na natureza que ocorrem tsunamis




Alex Ferraz
Os marqueteiros conseguiram convencer o presidente Lula a tentar enrolar ao máximo os brasileiros em relação à crise financeira internacional. Não deve ter sido difícil convencê-lo disso, porque ele próprio, Lula, acredita plenamente que tudo pode ser resolvido com um discurso cheio de bravatas, piadinhas e menosprezando a realidade.
O tiro está saindo pela culatra. A "marolinha" da crise mostrou-se o tsunami verdadeiro que é e começa a inundar o Palácio do Planalto com seu fluxo (imaginem o refluxo, que, dizem os especialistas em marés, é ainda mais arrasador). Nem mesmo os alienados, quase zumbis, do Bolsa Família acreditam mais em "marolinha". O próprio presidente teve que adotar, esta semana, medidas duras para conter gastos do governo (sic). Viu despencar o PIB e, o que mais apavora qualquer poderoso, está vendo começar a secar a grande fonte para todas as mordomias, campanhas eleitorais e falcatruas mil (e, talvez, algumas obrinhas...), que é a arrecadação de impostos.
Eu pergunto, socraticamente: não teria sido, além de honesto, muito melhor para a imagem do governo se o presidente Lula tivesse levado a sério a crise, desde o início? Não precisaria apavorar o povo. Bastaria dizer: "Olha, o problema é sério, está atingindo todo o mundo e nós não estamos fora disso. Mas vamos fazer X ou Y para combater os efeitos" etc. etc. Estaria hoje Lula com a imagem de um governante responsável, que leva a sério o governo e, principalmente, o povo que o elegeu.
Mas, não! Preferiu o deboche, as piadinhas. Pode pagar caro por isso, até porque suas declarações debochadas estão devidamente gravadas e já vêm sendo reproduzidas pela oposição.
A Mantega está derretendo, pessoal!

Um comentário:

  1. a 'coisa' é séria, o bicho tá pegando! Imagina só, que loucura... a nossa recém constituída classe média na fila do 'SIMM' e ouvindo NÃO temos empregos!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.