sexta-feira, 20 de março de 2009

Dengue again


Quando gente inocente morre todos devem se unir
Ricardo Líper

Volto a tratar do assunto. Não sei se é verdade, mas gostaria de experimentar o uso da citronela como meio de afastar o mosquito da dengue. Marconi, que me informou que tem esse capim, por favor, estou interessado em ter uma muda. Me envie por E-mail uma maneira de lhe conectar. Agora temos um E-mail: osinimigosdorei@gmail.com e reproduzo um artigo sobre o assunto que infelizmente não tenho a data e foi retirado da Internet:

"Aragarças: surto de dengue preocupa Secretaria de Saúde

Segundo a primeira-dama e secretária de Saúde, Mara Ney, até os festejos de final de ano tiveram que ser suspensos devido ao surto de dengue na cidade, “esse ano nós tivemos até mesmo que suspender as comemorações de final de ano, em virtude de um surto de dengue, de mosquito da dengue, que tá aqui em Aragarças. É uma preocupação da administração inclusive em transmitir à população com clareza e realidade porque nem todos os municípios mostram a quantidade de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue. Então estamos pedindo a colaboração da população para o combate ao mosquito”, disse a secretária. Mara Ney chamou atenção para o fato de que se a população não se posicionar no combate às larvas, não deixando condições favoráveis à reprodução do Aedes Aegypti, como vasilhames ou qualquer coisa que acumule água, o trabalho das equipes de saúde torna-se em vão, “o carro “fumacê” já está a ponto de prejudicar a população, pois a quantidade de veneno despejado na cidade está grande. A população precisa vestir a camisa contra a dengue que é realmente uma doença contagiosa e mata”, destaca a secretária. Ressaltando que não é bom para nenhum município revelar casos de dengue e dizendo que Aragarças está jogando abertamente, mesmo assim a secretária omitiu o número de casos em Aragarças, “já detectamos alguns casos e o que não queremos é aumentá-los”, disse. Mara Ney anunciou que a prefeitura já adquiriu o capim citronela que ajuda ao combate ao mosquito, “adquirimos as mudas, já reproduzimos no viveiro municipal e está à disposição da população mudas do capim citronela pra que possa ser plantado nos quintais e em consequência vai espantar tanto os mosquitos como também as muriçocas, o mosquito da dengue também, pois segundo as pesquisas o cheiro é que espanta o mosquito, mas volto a repetir, que apenas o plantio do capim não é suficiente, é preciso não deixar água parada nos quintais”, finalizou a secretária."
Veja-se o tom de desespero desta senhora. Já eu, não sei porque aqui em Salvador nem se sabe que existe esse vegetal e nem estão, ao que me parece, preocupados em saber. Só falam, falam, mas coisas práticas, como o plantio desta tal citronela, nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.