domingo, 22 de março de 2009

A esquizofrenia na economia


O chefe mandou e Mantega jogou 45 bi no sistema financeiro. Agora, corta 21 bi de despesas do governo.


Governo Lula mete 45 bilhões na mão dos banqueiros,

mas corta 21 bilhões das despesas do próprio governo.

Tony Pacheco

O presidente Lula saudou o ano-novo dizendo a todos os brasileiros que confiassem na economia do País e que gastassem sem dó nem piedade, pois só assim se alimenta a roda da fortuna que faz girar nossas vidas.
Garantiu-nos, Sua Excelência, que não sentiríamos nada da tsunami econômica que se abateu sobre o mundo. Que aqui seria apenas uma marolinha, uma pequeníssima onda.
O pouco que estudei de Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal da Bahia me proporciona o discernimento para afirmar que o presidente está faltando com a verdade. Propositadamente.
No dia 11 de fevereiro escrevi aqui:
“O que as três instâncias de poder no Brasil estão fazendo, portanto, é tornar aguda a crise. Pois se os governos são quem mais compram tudo no mercado, ao promover o "enxugamento" estão, em verdade, engessando a economia e desestimulando os empresários a investir, seja no que for, porque o maior comprador está reticente.
Resumo, enquanto os governos mandam que gastemos para manter a economia andando, eles mesmos paralisam todas as suas iniciativas, fazendo a economia parar.
Ou é esquizofrenia ou é incompetência. Decidam.”
No dia 18 de fevereiro, voltei ao assunto, pois que isso é o que mais interessa a qualquer cidadão do mundo neste momento: para onde vai meu emprego, para onde vão meus investimentos, para onde vai o valor de minhas propriedades, o que posso fazer para não ser reduzido à miséria durante este furacão?
Dizia no dia 18 de fevereiro: “Confirmando o que blogamos aqui no dia 11, pipocam em todo o Brasil os contingenciamentos de parte dos orçamentos de estados e municípios. Aqui na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT), contingenciou R$600 milhões do Orçamento 2009.
Todo mundo noticiou, mas ninguém explicou aos ouvintes, telespectadores ou leitores o que isso significa.
Vou ser simples e caceteiro: contingenciamento é quando o Poder Executivo resolve não gastar parte do Orçamento aprovado pelo Poder Legislativo previsto para Saúde, Saneamento, Educação, Segurança, Habitação, Estradas, Portos, Aeroportos etc. e tal. Fernando Henrique fazia isso demais. Lula foi no mesmo caminho. Quem "sifú" (como diz o próprio Lula) fomos nós.”

E, agora, na semana passada, o mesmo presidente Lula que nos mandou gastar à vontade, para recorrer ao crediário e comprar carro, imóvel e eletroeletrônico, este mesmo presidente nos avisa que vai cortar 21 bilhões de reais nas despesas previstas para 2009.
Exatamente como tínhamos antecipado aqui, com a bola-de-cristal que temos e que não tem falhado nos últimos 30 anos.
União, estados e municípios estão em plena recessão. Cortando gastos, despesas correntes, demitindo funcionários, atrasando salários desavergonhadamente, não pagando fornecedores na base do calote puro e simples. Enfim, estão fazendo exatamente o contrário do que estão recomendando que nós façamos. Estão paralisando a economia do Brasil.
Agora, a perguntinha que não quer calar é: o mesmo governo Lula que trombeteia que deu 45 bilhões de reais ao sistema financeiro brasileiro para que ele não desandasse nesta crise (Obama deu na casa do trilhão de dólares), está nos avisando que vai cortar 21 bilhões nos gastos do governo federal: ora, tem dinheiro pra banqueiro mas não tem dinheiro para administrar o dia-a-dia do governo? Hummmmmmm!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ... "a bola-de-cristal" voltou do conserto/ reparo/ manutenção, que bom!!!

    também, ‘tadinha’, é deveras cansativo passar trinta anos predigitalizando sobre mil e tantas coisas...

    p.s.: congratulo-me com os povos da floresta...

    terra para quem ama, cuida e protege a TERRA!!!

    ResponderExcluir
  3. é. isso me lembra uma velha marchinha do movimento estudantil: "é ou não é, piada de salão, tem dinheiro pra banqueiro mas não tem pra educação"

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.