quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quem tentou um golpe foi Zelaya


Zelaya (de chapéu de vaqueiro, embora o negócio dele seja madeira) com Chávez e Raul, irmão de Fidel Castro: nós sabemos o que esta galera pretende...


Os três blogueiros d’Os Inimigos do Rei reuniram-se e depois de uma conversa, Alex Ferraz antecipou-se (em sua coluna “Em Tempo”, na “Tribuna da Bahia”) ao que só agora começa a ser dito por todos os comentaristas de política internacional, entre eles, Caio Blinder (do “Manhattan Connection”) e Marcelo Cordeiro (da Metrópole FM): quem tentou um golpe de Estado em Honduras foi o ex-presidente José Manuel Zelaya Rosales, um riquíssimo devastador de florestas (sim, ele vende madeira, ele é um machado ambulante igual àqueles petistas que vendiam licenças no Pará para os madeireiros que apoiassem os candidatos do PT). O Exército de Honduras apenas cumpriu determinação do Parlamento de Honduras e da Suprema Corte de Honduras, que apenas obedeceram ao que diz a Constituição do país.
A Constituição de Honduras é claríssima: os cargos executivos no país, inclusive o de presidente da república, são de mandatos de quatro anos, sem direito a reeleição. E os hondurenhos, cansados de quase 200 anos de ditaduras, ainda colocaram na Constituição que quem defender reeleição perde o cargo em que está e o cidadão que defender a quebra do preceito constitucional, pode ser preso.
Quer dizer, o plebiscito que Zelaya convocou é um golpe de Estado contra a Constituição de Honduras que ele jurou respeitar no dia em que tomou posse.
Golpista, neste caso, é o milionário madeireiro Zelaya. E é altamente suspeito que quem o esteja defendendo seja justamente Fidel Castro (um ditador que manda em Cuba desde 1959) e Hugo Chávez (que vai se perpetuar no poder na Venezuela ao perseguir adversários e fechar jornais e canais de televisão).

Reproduzimos a coluna de Alex que tratou do assunto na “Tribuna” no último dia 30, terça-feira.


EM TEMPO

Alex Ferraz

frase: "O excesso de vontade de servir à Nação geralmente esconde a vontade de servir-se da Nação.”(John Locke, ideólogo da democracia moderna)

Honduras é o Brasil amanhã
Honduras é uma nação pouco maior que Pernambuco e tem a metade da população da Bahia. Cerca de 70% de sua infra-estrutura foi destruída, em 1998, pelo furacão Mitch, que matou 6 mil hondurenhos. De lá pra cá, Honduras luta contra a miséria que assola o país.
A história da república centro-americana é cheia de golpes de Estado desde sua independência, em 1838. Durante mais de um século foi uma “república bananeira”, mero entreposto dos interesses de empresas norte-americanas, chegando os EUA a invadir o país, em 1912, para garantir os investimentos de suas empresas bananeiras. Em resumo, uma tragédia em forma de país, com uma renda per capita de apenas mil dólares (R$2 mil).
E por ser assim, tão pobre e tão sujeita a golpismos, internos e externos, Honduras voltou à democracia nos anos 1980 com uma decisão: quem se eleger no país para a Presidência não terá direito à reeleição imediata. O que queriam com isso os legisladores: evitar que o país caísse, novamente, nas mãos de caudilhos, civis ou militares.
E é justamente isso que o presidente Manuel Zelaya quer: rasgar a Constituição que não prevê reeleições. Ele consultou a Suprema Corte e o Parlamento Hondurenho e ambos disseram claramente que é inconstitucional a reeleição para qualquer cargo executivo. Desesperado porque seu mandato encerra em janeiro próximo e insuflado por golpistas como Chávez, da Venezuela, que através de plebiscito se tornou presidente eterno, Zelaya convocou um plebiscito.

Reação de Lula
O presidente Lula, cujas tropas de choque estão encasteladas no poder desde 2003 e aumentando mais com a criação diária de cargos para abrigar seus acólitos, foi peremptório ao dizer, na segunda-feira, que não aceita outro presidente em Honduras que não Zelaya, pois, ele mesmo, Lula, está sendo alvo de um movimento no Congresso Brasileiro para permitir sua reeleição indefinida, como aconteceu com Chávez. Tudo isso com o entendimento claro do Supremo Tribunal Federal de que não pode haver mais que uma reeleição no Brasil.

Reação de Chávez
O presidente eterno da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a ameaçar Honduras com uma invasão militar (imagine o que vai na cabeça de um maluco desses), caso o que ele chama de “ordem democrática” não seja restaurada em Tegucigalpa.
Só que o que ele chama de “ordem” é um ato inconstitucional, qual seja, a tentativa ilegal de Zelaya de se perpetuar no poder, que teve a reação das Forças Armadas hondurenhas que não querem que Zelaya ou qualquer outro rasgue a Constituição.

Até a Igreja
Mesmo os prelados progressistas da Igreja Católica, simpáticos a mudanças num país assolado pela miséria, advertiram o presidente Zelaya que ele não podia dar um “golpe branco” nas instituições usando o recurso do plebiscito. Até porque, Zelaya foi eleito com apenas 51% dos votos em novembro de 2005. Ele, praticamente, dividiu o país na ocasião, pois não obteve uma maioria esmagadora.
Como sua reeleição não é prevista em lei, deveria se retirar do poder e só voltar a concorrer em novembro de 2013.

Entreguem às moscas
Sinceramente, eu sou a favor de deixar estes países da América Latina às moscas. Os EUA deviam se abster de qualquer posição sobre o que acontece em Honduras. São países irrelevantes, com povos à beira da miséria absoluta, e que insistem em afundar mais, porque acham que o miserê atual ainda é pouco.
O próximo lance deverá ser a restauração de Zelaya e seu “golpe branco” de reeleição. Se for, ótimo, entrará na quadrilha formada por Equador, Venezuela, Cuba e outras irrelevâncias.

9 comentários:

  1. Sou fã dos inimigos do rei,mas às vezes vocês exageram com seus comentarios polêmicos,além de escrever muitos palavroes às vezes tenho a impressão de ta lendo uma revista pornografica.

    ResponderExcluir
  2. concordo com que dizem vcs. e como bem falou Miguel Cordeiro lá np blog dele a América Latina viveu as ditaduras militares e agora vivem as ditaduras a paisana.

    ResponderExcluir
  3. Defender esse canalha que queria se reeleger anticonstitucionalmente é uma canhalhice pior ainda. Eu só fui saber na verdade o que aconteceu dias depois. Esse salafrário está sendo apresentado como vítima. Ora, ora! A America Latina sempre esteve em mãos de militares ou de populistas, a saga continua, com uma variante na corrupção intensificada!

    ResponderExcluir
  4. Se assistirmos programas televisivos passados na Rede Globo, veremos uma verdadeira coroação do presidente de Honduras.
    O sujeito é tratado como se fosse uma simples vitima de um golpe militar.

    (A Televisão me deixou burro, muito burro demais).

    ResponderExcluir
  5. Bananas às repúblicas das bananas!

    ResponderExcluir
  6. Prezados,
    o enredo que está se desenhando no Brasil para 2010 é o mesmo da Hinduras de Zelaya, haja vista a falta de sucessores legítimos so Lula e a vontade louca dele de se perpetuar no Poder.
    Sou receoso em haver um "golpe branco" no Brasil, pois o que se vê são manifestações claras do governo Lula favoráveis ao Zelaya, Chavez,etc como se fosse tudo normal e democrático.
    Vamos nos mobilizar para não caírmos nas mãos de populistas e o Lula é um perigo para a renovasção do país.

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que mais me decepciona: nosso país apoiando este ditador ou ver que nossos principais meios de comunicação também o apóiam (na verdade apoiam nosso governo e devem ter seus motivos.Este episódio somado ao fato do ridículo desempenho de Dilma nas pesquisas divulgadas hoje me fizeram pensar que a única saída de lula (em minúsculo mesmo) será uma "rereeleição".Temo qu exista alguma manobra para ele se candidatar novamente e que provavelmente será baseada em "príncipios democráticos",aparentemente paradoxal mas um artifío muito comum utilizados por ditadores como ele para maniputar a população. E o pior!! Se sair canditato ele ganha...

    ResponderExcluir
  8. É duro ter que ouvir tantas besteiras de alguém que ocupa um cargo relevante ou seja de Presidente do Brasil. O sr. lula se acha no direito de meter a colher suja dele {lama,corrupção,trapaça,pilhagem,camaradagem, etc [vou parar por aqui porque a coisa vai longe] em um país vizinho que tem seus problemas e não consegue resolver. E nós como que ficamos nessa? O País entregue a violência criminalidade absurda que ninguém aguenta mais. Acorda presidente pare de fazer turismo e governe este País, ainda da tempo voce tem 1 ano e tres meses para se redimer. Isso aqui não é a terra do nunca lembre-se.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns aos blogueiros! Também estou "trabalhando" no meu blog sobre o caso Honduras. Visitem a página www.institutoilde.org e procurem artigos sobre o assunto tanto em "biblioteca", como também em "início" (há vários artigos e deve-se ter paciência em procurá-los dentre os diversos temas que lá se apresentam). Espero que sirva de inspiração! Abraço!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.