segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jean Charles, O Filme


Um importante filme-denúncia

Ricardo Líper

Gosto muito de filmes que denunciam injustiças. Fiquei muito contente quando soube que iriam fazer um filme sobre o assassinato impune de um jovem brasileiro, pelos policiais ingleses, em Londres. Durante anos o cinema, inglês e americano em particular, denunciaram o que eles acharam injusto. Às vezes, tiveram razão e fizeram bons filmes mostrando o que foi o nazismo e outros governos autoritários.
O cinema tem um poder muito grande de mostrar as ideias e os fatos em imagens. Livros de denúncia também têm este poder, mas no cinema você vê, torce, se emociona, vive a injustiça, sai indignado. Gosto de tudo isso e defendo a absoluta, e bote absoluta nisso, liberdade de imprensa e todo tipo de comunicação.
E, agora, os policiais ingleses não esperavam por essa. Poucos são os filmes brasileiros de denúncia. E, provavelmente, os britânicos nunca poderiam imaginar que iríamos fazer um filme sobre esse episódio.
O que mais gosto ainda é quando depois da história, que já nos horroriza, aparece a legenda dizendo que os assassinos estão impunes. Saímos gratificados do cinema. A Inglaterra, campeã da suposta justiça, democracia etc. e tal, cometendo uma abominação dessa, desmentindo, portanto, o que prega aos quatros ventos. Gosto muito dessa situação, deixando em xeque a arrogância de certos países.
O filme tem altos e baixos. Por exemplo, a figura do homossexual retratada foi infeliz. Ficou parecendo as chanchadas de Zé Trindade. Mas nem tudo é perfeito. Às vezes, o sujeito quer ser libertário e mostra também sua face fascistóide ao caricaturar populações oprimidas. Mas, tirando isso, a denúncia foi boa. Aliás, Londres parece ser o lugar mais perigoso para os brasileiros viver, excetuando o Brasil, claro. Muitos brasileiros morrem por lá. Eu sei, é menos perigoso do que aqui, mas lá viria em segundo lugar. Sobre o filme não resisto. Cabe dizer: tá vendo aí, rebanho de sacanas!?
.............................................................

FICHA TÉCNICA

Título Original: "Brazuca"

Gênero: drama

Origem: Brasil e Inglaterra

Direção: Henrique Goldman

Elenco:
• Selton Mello
• Vanessa Giácomo
• Daniel Oliveira
• Luis Miranda
• Patricia Armani
• Sidney Magal

Duração: 93 min

Classificação: 14 anos.

Um comentário:

  1. O filme poderia ser bem melhor esteticamente, em todos os sentidos. Tecnicamente, direção, fotografia razoável e atuações sem grandes destaques, exceto Selton e Luiz Miranda. Mas, realamente, leva um conteúdo muito sério e bom para a grande parte da população, além de revelar a gênese preconceituosa e estigmatática de Londres e da Europa, sobretudo para imigrantes pobres do mundo todo. Apesar disso tudo, o filme deve ser defendido e divulgado, pois o roteiro traz revelações destacáveis.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.