quinta-feira, 30 de julho de 2009

Salvador vai virar um grande estacionamento


No filme "Mad Max" um trailer do nosso futuro


Ricardo Líper

As contradições do capitalismo seriam engraçadas se não fossem trágicas. Lugar comum, eu sei. Todo mundo está percebendo que a qualidade de vida nas cidades brasileiras são as piores possíveis. Nostalgia, e bote nostalgia nisso, dos dias melhores que já tivemos nas nossas cidades. Por exemplo, quando podíamos ir a pé até o Centro da cidade para irmos aos cinemas nos horários das 22 às 24 horas. Parece até mentira. Repare: íamos também de ônibus e voltávamos de ônibus. Hoje, não existem essas sessões de cinema nem, claro, os cinemas. Quem se arriscar a andar nesse horário será certamente assaltado e, se de ônibus, também. Além disso, se popularizou a venda de carros e a cidade não se preparou para isso. Resultado, tudo agora é estacionamento.
De onde escrevo esse texto, na porta do meu prédio, há estacionamentos selvagens. Gente amontoando carros, brigando, riscando os carros e ávidos guardadores de carros extorquindo dinheiro de todos. O que vai acontecer? O caos não será sanado porque neste País ninguém o quer. Trocam-se elites e apenas isso. Ninguém pretende fazer coisa alguma. Danem-se todos desde que eles embolsem o deles, é o que as elites que governam pensam.
E, tem mais, eu não lamento não. Peraí, não estou choramingando não. Podendo criticar, me basta. Podem mamar, podem mandar, mas não como homens, mas como uns merdas, que é o que são. Fico satisfeito em dizer que são ratos, não são homens. E sei que o povo vai evoluir para comunidades urbanas fechadas, armadas, com qualidade de vida melhor, só dentro delas. Grupos vão se organizar nesse sentido. Quem viu esses filmes de ficção científica, como "Mad Max", sabe do que estou falando: quando se sai desses casulos, se vai de carros blindados, todos muito bem armados, atirando nos que não fazem parte da comunidade fechada onde se construiu uma qualidade de vida melhor.
Estou doido pra fazer a minha. E chegará o tempo que só vamos sair em grupos, mais ou menos armados, chegará o tempo em que só se poderá sair dessas comunidades fechadas em grupos armados e blindados. É para isso que estamos caminhando. Agora, eu só sou profeta. Estou à beira de deixar a barba crescer e pegar um cajado e ficar batendo no chão revelando o futuro. Aliás, quem hoje sair só, tá ferrado. Quem não sair em grupo tem pouca chance de chegar em casa sem ser assaltado ou morto.
Vacile! Enquanto você anda no ônibus de Águas Claras e Tancredo Neves, as autoridades andam é de helicóptero, acorda otário.

2 comentários:

  1. todos politicos são iguais todos mentes com a maior cara de pau.

    ResponderExcluir
  2. os condomínios de alto luxo, populares... não importa, estamos mesmo caminhando para o q foi dito no texto... e os bairros? vivi um tempo no Rio, e apesar de todos os problemas ainda tem bairros calmos e que se vive.
    Precisamos de transporte público de massa atingindo quem tem carro, pra que o cidadão deixe o carro em casa e vá de metrô/ônibus... chega dessa esculhambação que está se tornando salvador.
    abraços, Igor

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.