segunda-feira, 13 de julho de 2009

O diploma já foi um erro


A real é isto, apenas isto, nada mais do que isto

Ricardo Líper

Ainda revendo os conceitos de educação, escolas e cursos vários.
Na minha opinião, em uma sociedade capitalista, sim vivemos em uma sociedade capitalista - não é porque, desiludidos com o marxismo, porque fizeram papel de bestas na academia quando eram marxistas e deixaram de usar o termo, que o capitalismo terminou. Essa gente tem por destino se equivocar. Agora, estão numa de pós-modernidade. Vamos ver em que vai dar. Quá, quá, quá.
Bem, mas isso é uma outra história.
Em uma sociedade capitalista, o negócio é o capital. Uma obviedade. Quem o tem e quem não o tem. Outra obviedade. Se você tem capital ou o conseguiu negociando, você não precisa de escola nenhuma nem nenhum diploma. É o pica-grossa e pronto. Será recebido nos melhores salões, reverenciado aqui e acolá. Todo mundo sabe disso. O negócio, portanto, é ganhar dinheiro. Não me venham com sentimentalismo barato dizendo que a cultura isso e aquilo é importante. Não é. O que se chama de cultura latu senso, balés, óperas, livros etc. pouco importa em uma sociedade capitalista, a não ser que dê lucro. Entretanto, arrotar cultura é também um investimento que pode gerar dinheiro. Daí a indústria educacional. Ou você é tão ingênuo que pensou que a educação e a cultura em uma sociedade capitalista podiam escapar ao próprio capitalismo? Não me faça descrer de sua capacidade de raciocinar.
Escolas e diplomas, vamos falar a verdade, só têm uma finalidade: o sujeito ganhar dinheiro com eles. Por isso, nós, infelizes, nos submetemos às regras de neuróticos, oligofrênicos, picaretas e sem caráter que dominam a educação. Ah! você está pensando: mas, não é importante se conhecer a cultura universal? É, sim, e você só a conhecerá pelo autodidatismo. Nas escolas, não. As escolas não visam ninguém aprender nada, só se aprende nelas por acidente. Você só aprende por você mesmo. Quem, sendo dono de um bom negócio ou tendo muito dinheiro iria perder tempo em escolas?

Um comentário:

  1. Obvio também é o fato de que todas as coisas são mercadorias que só tem sentido de existir, se possuirem um valor de troca. Com isso penso sobre uma questão no minimo canhestra. A disciplina de inglês. Hoje a língua dos dominadores, está presente desde o fundamental até o médio. São nove anos de inglês, deveriamos saber falar, escrever, entender etc. muito bem. Mas... os professores não passam do verbo thu be, me desculpem se não está grafado corretamente, não sei inglês! deveria saber? mas meus provessores não passaram de thu be chegaram ao the are, é verdade, e só, e olhe lá. Os professores de inglês vendem uma mercadoria estragada, onde podemos reclamar?

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.