quinta-feira, 2 de julho de 2009

Não sejam alienados!

Alex Ferraz

Estou vendo TV agora, neste momento, dia 2 de julho de 2009, às 20h35. Por força da profissão de jornalista, basicamente noticiários.
No Jornal Nacional, uma reportagem diz que todos devem beber muito leite, por causa do cálcio. Tudo bem. Mas em nenhum momento lembra que o leite integral é uma das maiores fontes de colesterol do mundo. Nos idos dos anos 1980, uma campanha de associações médicas, nos Estados Unidos, chegou a publicar anúncios (que, inclusive, fazem parte de anuários de propaganda), perguntando: "Você seria capaz de dar nove fatias de bacon por dia ao seu filho? Pois saiba que isso é equivalente a um copo de leite integral." Nem tocaram no leite desnatado, que contém tanto cálcio quanto o integral. Tudo indica que era campanha para aumentar a venda de leite integral, muito mais barato para se produzir.

No mesmo Jornal Nacional, outra reportagem falava sobre a venda recorde de carros novos em função da redução do IPI (sic).Ora, vejam comentário de Tony Pacheco neste blog. Na verdade, a tal redução não dá vantagem nenhuma, a não ser a publicidade subliminar feita por certa parte da mídia, e ânimo consumista para incautos que acreditam em tudo que este governo ilusionista diz. Mais curioso: na reportagem sobre a venda de carros, o JN contraria outra matéria, mostrada minutos antes, quando falava sobre novas normas de trânsito(justas) para exigir mais experiência de motoristas e exibia desastres terríveis: mostrou uma mulher comprando seu primeiro carro, em São Paulo(trânsito mais intenso do País), "graças ao IPI reduzido", afirmando que só andava de ônibus ou metrô, e concluindo: "Ainda estou inexperiente. O carro 'morre' muitas vezes". Ora, é uma louca noviça em pleno trânsito!

Cerca de uma hora antes, vi no jornal local da Bahia, também da Rede Globo (TV Bahia), a cobertura do Dois de Julho em Salvador. NENHUMA palavra sobre os ovos lançados sobre o prefeito João Henrique nem a respeito das vaias a Jaques Wagner e os confrontos físicos criados por militantes petistas em greve política (a briga entre João - leia-se Geddel - e Wagner,pelo governo em 2010). Tudo uma maravilha, ao contrário do que mostrou o Jornal da Band, praticamente em horário paralelo.

Voltando ao Jornal Nacioal,William Bonner dá como conclusivas as declarações da Air France de que o A330 que caiu no Atlântico em 31 de maio, matando 228 pessoas, "despedaçou-se ao cair na água e não no ar".

Ora, qualquer leigo que tenha o hábito, como eu, de assistir ao programa "Mayday, Desastres Aéreos", no History Channel, na Sky (canal 55), sabe que investigações sobre desastres aéreos, mesmo aqueles cujas causas parecem óbvias, levam meses para chegar a uma conclusão, geralmente obtida através de complexas equipes de técnicos e não, piada, pela companhia aérea dona do aparelho!

Portanto, fiquem atentos. Ouçam,analisem e aprendam a não acreditar em tudo...

6 comentários:

  1. A REPORTAGEM DA TV BAHIA FALOU DO SUJEITO QUE FOI PRESO POR TER JOGADO OVO NO PREFEITO. E TAMBÉM DAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA EM GREVE. NÃO GOSTO MUITO DA FORMA QUE A TV BAHIA JOGA AS NOTÍCIAS, MAS NESSE CASO ELES FALARAM SIM.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Em outro post vocês falaram do golpe de estado em Honduras. Há um bom link com uma avaliação do tal golpe: http://www.nodo50.org/ellibertario/
    O título da análise é CONTRA TODO GOLPE DE ESTADO com um subtítulo NIGUN MILITAR ES REVOLUCIONARIO... bem explícito... :-)
    É um site de anarquistas venezuelanos.
    valeu,
    cb

    ResponderExcluir
  3. Seu Alex

    Falando em leite estava no supermercado e notei que as empresas estao mas uma dificultando a vida do consumidor.Na caixa de leite existe um numero referente a quantidade de vezes que a caixa volto a fábrica para reprocessamento, nao podemos mas saber se estamos bebendo "leite" ou agua. Este número vai de 1(primeira saidada da fábrica)ate 5(ultima chance de ser vendido).Especialistas afirmam que após o numero 2 nao he mas leite,mas eles vendem assim mesmo. Pode

    ResponderExcluir
  4. Oi Alex, Oi Tony,

    daqui de Vitória da Conquista me delicio com as matérias do site e tenho orgulho de ter sido colega de vocês na EBC e no jornal A Tarde.
    Realmente, aquela matéria do consumo de leite no Jornal Nacional foi uma "pérola" de editorial vendido. Só queria saber quanto a industria leiteira pagou de "jabá" à rede Globo para transformar o jornalismo da emissora em peça publicitária. A dos carros com IPI reduzido, esta, então, nem se fala...
    Um grande abraço,

    Dirceu Góes

    ResponderExcluir
  5. Ao leitor que garante que a reportagem da TV Bahia falou do ovo. No horário do noticiário que vi,NÃO FALOU, NÃO! Assisti a TODO o noticiário. Pode ter falado depois, como o fez, en passant (e bota en passant nisso!) hoje, dia 3 de julho, pela manhã, naquele noticiario mais curto, entre o Bom Dia Brasil e a trágica Ana Maria Brega.
    Meninos, EU VI!
    Saudações libertárias,
    Alex Ferraz

    ResponderExcluir
  6. Em relação ao leite. A ciência constroi modelos cientificos, estruturas de conhecimento que podem ruir, de acordo com novas descobertas, feitas com novos metodos de pesquisa. Um exemplo foi o do Cupper, seu defensor afirmava ser o melhor exercicio para o corpo manter-se saudável...para a saúde, vinte anos depois, ele mesmo descontruiu seu modelo, afirmando ser o caminhar o melhor erxercicio. Assim o ovo já foi o TUDO, depois se tornou vilão da alimentação, e agora é de novo o heroi. O leite um dia estava contaminado com formol, sodacaustica etc. E continua contendo. Quanto ao ovo no prefeito aGlobo não noticiou porque o Bonner sabe que o ovo em excesso provoca colesterou.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.