domingo, 5 de julho de 2009

Alguns mistérios desvendados. 3


Madonna veio fazer um show no Brasil e acabou fazendo meia-dúzia e ainda levou um namorado brasileiro pra casa: hoje, só o que dá dinheiro é show.

Por que as bandas estrangeiras resolveram incluir o Brasil em suas turnês?

Pela experiência que tivemos como produtores do Harmonia do Samba, no final dos anos 1990 até 2002, Clécio Max e eu constatamos que vender CDs era o maior negócio a que podia aspirar um artista da área musical.
No segundo CD do Harmonia do Samba, por exemplo, graças ao Disco de Ouro do primeiro CD, a Abril Music resolveu adiantar uma bolada para a banda antes mesmo da venda do CD, pois sabiam, de antemão, que passaria dos 200, 300, 500 mil vendidos. Um disco que a matéria-prima custa menos de 10 centavos vindo da China e que a produção nunca é superior a 1 real por unidade, quando vendia 500 mil a 20 reais nas lojas, era lucro certo de 10 milhões.
Mas, tudo isso acabou quando a República Popular da China resolveu vender gravadores de CD a preço de banana. Surgiu a pirataria dos discos, o que tornou impossível vender CDs a 20 reais, pois o pirata não custa 3 reais. Depois, last, but not least, veio o download de arquivos musicais na Internet. E aí, o custo baixou para menos de 1 real a cópia de qualidade, pois só se paga o preço do disquinho.
Com isso, o mercado fonográfico acabou para os artistas de todos os países.
Assim, antes, o Brasil era um país tão longe quanto Uganda para os artistas do Primeiro Mundo. Era muita despesa e o que se ganhava com a venda de CDs no Primeiro Mundo e no próprio Brasil era tanto dinheiro que não justificava turnês internacionais abaixo da Linha do Equador.
Agora, não!
Agora, ninguém recebe adiantamento para venda de CD, até porque, ninguém mais vende CD.
O artista, parodiando Milton Nascimento, tem que ir aonde o povo está. Mesmo. Se não morre de fome.
São as turnês a chave de 90% dos ganhos da maioria dos artistas e para aqueles bonitos ou charmosos, como Beyoncé ou Ivete Sangalo, há o plus das campanhas comerciais. Mas poucos ganham com isso.
Pronto. Está explicado o porquê de nós, brasileiros, que nunca éramos visitados por artistas internacionais do primeiro time, de repente começamos a receber dezenas e dezenas de shows do pessoal do primeiro time da música do Primeiro Mundo.
Eles estão vindo pegar nosso dinheirinho dos ingressos, pois é assim, hoje em dia, que artista paga o leitinho das crianças.

....................................................................................

Na próxima semana, mais um mistério desvendado: Por que há 40 anos drogas só eram para iniciados e hoje todo mundo fuma, cheira, bebe e o escambau?
Não percam! Ou percam e se arrependam.

4 comentários:

  1. Bom, eu, pessoalmente, ainda compro CD.....DVD então, eu sou fissurado.

    ResponderExcluir
  2. Vcs eram produtores? mas perai, vcs nao são anticapitalistas?

    ResponderExcluir
  3. Mais sugestões para a série:

    Po que no Brasil, grupo e partidos de esquerda se arvoram a defensor das minorias oprimidas ao meso tempo que em Cuba, Fidel manda fuzilar homossexuais? Por que Marta Suplicy , mesmo sendo a eterna musa da Parada Gay da Paulista, discriminou o homossexual de Direita Kassab e é fã incondicional do cadaver humano cubano?
    Por que esses mesmos grupos de esquerda dizem que bandido é fruto da sociedade excludente, mas na China comunista, batedores de carteiras são fuzilados?

    ResponderExcluir
  4. Eu mesmo respondo:

    Nos Estados onde a esquerda não tomou o poder pela revolução armada, ela necessita criar instabilidade social. Portanto, nada melhor que se arvorar a defensora das minorias e criar luta de classes: pobres têm que odiar ricos; negros têm que odiar brancos; bandidos têm legitimidade para matar. È o caldo de cultura da revolução.
    Nos lugares em que a ditadura do proletariado está sedimentada, qualquer foco de instabilidade social tem que ser esmagado, pois ameaçam o establishment. Por isso, ladrões e estudantes que fazem protesto são executados na China
    Quanto aos gays cubanos, acho que é mero capricho do ditador, somado ao fato de que, vivendo sob o chicote do sinhorzinho, liberdade sexual é algo perigoso, pois qualquer tipo de liberdade é perigosa.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.