quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eu gosto de democracia burguesa


Esta maquininha não resolve nada, mas corta as asas dos candidatos a ditador.

tony PACheco

Um certo tipo de patrulha ideológica sempre se manifesta nos períodos eleitorais. Estou sendo vítima dela em alguns e-mails mal-educados.

Vou deixar bem claro a meus críticos: eu não acredito que a burguesia brasileira vai levar o povo brasileiro para nenhum paraíso de felicidade eterna. É uma classe dominante colonialista (tanto a de direita quanto a de "esquerda", "progressista"): ela explora os recursos naturais e o povo, depois vai investir e gastar nas metrópoles da América do Norte e da Europa Ocidental. Isso há 510 anos.

Posto isso, passo à crítica de que eu "acredito em democracia burguesa" e em "processo eleitoral".

Existe uma diferença entre acreditar, participar e simplesmente querer ser feliz.

Minha relação com a democracia burguesa aqui reinstalada em 1985 é que eu vivi a minha juventude justamente durante a ditadura militar que aqui se instalou em 1964, com seus generais, brigadeiros e almirantes que instauraram o terror durante 21 anos. Quem não viveu este período de obscurantismo, perseguição política e completa falta de liberdade de pensamento e expressão deste pensamento, não tem idéia do que é comprar um livro e ficar com medo de alguém dedurar você à Polícia Federal e você ser preso só por ter comprado aquele livro. Para quem tem menos de 30 anos e se criou no ambiente democrático do pós-1985, só os livros podem dar uma idéia do que é viver sob uma ditadura militar com um aparato de repressão como era o da ditadura brasileira, onde a tortura era tão desumana que era descarada: os ditadores nem escondiam que torturavam seus inimigos políticos. Era escancarado, como o é, hoje em dia, a ditadura do Irã, por exemplo.

Uma vez, aos 15 anos, escrevi para a embaixada da União Soviética, pedindo material sobre aquele extinto e magnífico país. Não sei porque, os infelizes me mandaram livros de "Sociologia Marxista-Leninista" (em espanhol, com o título assim mesmo), em vez de folhetos sobre os países que formavam a URSS, seu povo, suas atrações turísticas, que foi o que eu pedi.

Com isso, o pacote chegou às minhas mãos aberto, rasgado e relacrado . Para meu espanto, meu professor de Educação Física, que era major do Exército, sabia o que eu tinha recebido e me perguntou o que "você quer com este tipo de material subversivo". Como, segundo ele próprio, ele me admirava, aconselhou-me a me afastar deste "tipo de coisa"...

E isto não é nada diante das torturas físicas e psicológicas que um companheiro jornalista, como Emiliano José, sofreu nas mãos do aparelho repressivo da ditadura militar, que ele conta em obras que podem ser compradas em qualquer livraria ou, se estiver sem grana (como 70% dos brasileiros), acesse o Google e leia pela Internet mesmo.

QUE FIQUE CLARO

Eu prefiro viver numa democracia corrupta, injusta socialmente, incompetente em termos gerenciais e povoada de idiotas no poder, como a democracia brasileira atual, do que viver na melhor ditadura que se possa imaginar.

DITADURA É INTOLERÁVEL. Democracia, por mais ineficiente e incompetente que seja, lhe permite pelo menos sonhar que você pode alterar alguma coisa, mesmo que, na prática, acabe não podendo.

Mas só de poder ler o que quiser, ver o que quiser, discutir qualquer tema, viajar para onde quiser, ter os amigos que quiser e poder defender qualquer ideal, por mais esdrúxulo que pareça ao Estado, só isso já é mais do que suficiente para eu gostar de democracia burguesa.

NÃO TENHO DUAS VIDAS, para, nesta, ficar planejando uma sociedade do futuro perfeita e, na próxima, eu viver nesta sociedade. Minha vida é agora e, agora, eu quero liberdade. Liberdade para tudo e se esta liberdade só é possível numa democracia burguesa, sim, então eu gosto de democracia burguesa.

6 comentários:

  1. pare e pense:

    será, realmente, que vivemos a possibilidade de um retrocesso político com essa "esquerda" que dá lucro (contaminada pela competição e a pseudo eficiência capitalista) no poder de estado?

    só os cristais das minas gerais pode revelar...

    não devemos ficar presos a esse maniqueísmo político (ditadura dos marxistas e/ou a democracia burguesa), pois existe política além do voto!!

    reafirmo que voto nulo e não sustento parasitas de esquerda, direita, centro e/ou dos bobos da corte de michel foucault!!!

    ResponderExcluir
  2. tambem voto nulo - e prefiro sonhar que um dia viveremos ainda numa democracia anticorrupçao com certeza ja que posso sonhar sonho assim querendo para os meus netos ou tetranetos um pais possivel sem corruptores nem corruptos ó céus, me faça isso possivel meu DEUS..............

    ResponderExcluir
  3. Vc, mais do que os outrs inimigos, é desassombrado. é isso q eu gosto.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil caminha para uma Ditadura disfarçada de Democracia.
    O que a candita do PT tem de representatividade politica neste País?È proclamada em alto e bom som, que é a canditada do Presidente,e já falou enes vezes que seu padrinho politico vai continuar governando informalmente.Nas proximas eleições volta o barbudinho,e este Povo sem Educação,sem Cultura,e viciado em receber sem nada fazer,vai continuar elegendo.Enquando isto o Partido vai se entranhando em todos os setores de nossa vida.O projeto de amordaçar a Imprensa já esta pronto.E quando nós acordamos estaremos como a Venezuela. ACORDA BRASIL OU SERÁ MUITO TARDE.
    VIVEREMOS NUMA DITADURA CORRUPTA,IMPIEDOSA E CRUEL.Pois este é o sonho e projeto destes inescrupulosos que aí se encontram possando de bonzinhos.
    QUE A IMPRENSA NÃO DURMA,E FIQUE SEMPRE ALERTA.

    O CAMINHO DA DITADURA LULISTA ESTA SENDO CONTRUINDO A PASSOS LARGOS.
    SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER......

    ResponderExcluir
  5. Nào corta as asas zorra nenhuma. No Rio circula um plastico nos carros assim : 8 + 4 + 8.
    Ou seja: Lula 8 + Dilma 4 + Lula 8.
    Adianta democracia burguesa???????? Eles vão ficar o poder pra sempre. relxa e goza.

    ResponderExcluir
  6. Tem gosto para tudo. É como se a democracia burguesa prestasse para alguma coisa. Esse rapaz parou no tempo foi? Realmente não se faz mais anarquistas como antigamente.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.