terça-feira, 17 de agosto de 2010

Resignados perante a guerra urbana

Alex Ferraz

Cerca de 2.300 pessoas já foram assassinadas na capital baiana e sua região metropolitana, somente em 2009. Não é à toa que, entre os 84 países mais violentos do mundo, conforme dados da ONU, o Brasil está na quarta posição do ranking, com uma taxa total em torno de 30 homicídios em 100.000 habitantes. Só perde para a Colômbia (a campeã mundial), Rússia e Venezuela. As taxas brasileiras são ainda 30 ou 40 vezes superiores às de países como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Japão ou Egito. Em tempo: esses dados são de 2007, mas nem alimentem a esperança de que tenham melhorado, pois, para voltar a citar Salvador e RMS, tivemos um aumento de 90% no número de assassinatos em 2009...

O estudo da ONU mostrou ainda que 70 brasileiros entre 100 se sentem inseguros. Em relação a esta sensação de absoluta insegurança entre os países pesquisados, o Brasil ficou em primeiro, ganhando inclusive de países africanos como África do Sul, Botsuana, Zimbábue e sul americanos - Bolívia e Colômbia.

E agora vem o pior: estamos anestesiados, calejados do noticiário diário de mortes, e não se faz a indispensável mobilização nacional que tais números exigem. Seria necessário, diante de tal quadro, que TODAS as forças da sociedade - muitas delas hoje cooptadas pelo governo e mais preocupadas em censurar a imprensa, por exemplo - se unissem para uma movimento nacional, uma vigília que só terminaria quando, efetivamente, se adotassem medidas que tivessem algum resultado prático. Seria pedir demais? Ou seria ter esperanças vãs em relação às possibilidades concretas de controle da carnificina?

10 comentários:

  1. "uma vigília que só terminaria quando, efetivamente, se adotassem medidas que tivessem algum resultado prático"...

    deu até medo imaginar o que seriam, por exemplo, "resultados práticos"????

    valha de deus e nossa senhora; pé de pato, mangalô, três vezes!!!

    ResponderExcluir
  2. para começo de conversa para se controlar a carnificina que hoje assola-nos era preciso controlar os nascimentos o controle da natalidade que nosso humaniotario elsimar coutinho tanto luta e mais é preciso educar essa gente - se falta escola educação saude - falta um efetivo trabalho envolvendo todo o mecanismo social - professores medicos justiça séria, ops, em geral para que obrigasse os governantes a fazer um trabalho social serio ode as familias fariam seu planejamento e os que nao conseguissem por alguma razao - ops - pagari anualmente uma taxa simbolica para manter seus filhos em creche ou orfanato do governo trabalharia o ano inteiro poderia ser na propria creche e orfanatos para manter seu terceiro filho lá com educação saude seria uma medida simples mas nao teriamos tantas crianças nas sinaleiras servindo em ano eleitoral para alguns cachorros politicos se servir da miseria e dessa gente................

    ResponderExcluir
  3. Problema mal formulado e por consequência sem equacionamento à vista. Aponte as causas destas mortes: latrocínio? Homicídio? Extorsão mediante sequestro? Quantos foram perpetrados por policiais em "confronto"? Quantas foram derivadas do tráfico de drogas?

    Saiba que as estatísticas oficiais são manipuladas, seja pela classificação diferente do delito (por exempo, latrocínio é classificado como sendo homicídio, um é crime contra o patrimônio, o outro crime contra a pessoa, crimes bem diferentes), seja pela redução, omissão do número de casos.

    A forma mais corriqueira de fraudar as estatísticas atualmente é imputar causa diferente para os delitos, por exemplo, em Brasília a grande quantidade de latrocínios foi classificada como homicídio tendo como causa o "goró", daí a solução apontada foi "lei seca", todos os bares fechados às 23 horas. O "goró" foi o bode expitório para encobri os crimes contra o patrimônio.

    Na Bahia a forma de ilaquear os incautos é atribuir a grande quantidade de latrocínios ao crack; o crack não se defende, ninguém o defende, é o bode expiatório ideal. Quando estiver chegado o cansaço e a descrencça neste bode, inventa-se outro.

    A verdade é que a maioria dos crimes são crimes contra o patrimônio gerados pelo desemprego e pela falta de oportunidades gerados pelo analfabetismo, 74% das pessoas são analfabetas funcionais, e o dinheiro concentrado em níveis africanos.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Alex, ja perdi sobrinho e prima nesta guerra que o sr. fala.
    Não acho que nossa povo tenha condições de resgir. Somos muito pobres e ignorantrs.
    É daqui pra pior.\\

    Rosália

    ResponderExcluir
  5. Cara denovo vc tem razão, mas a grande mídia sempre encontra um pobre orelha-seca pra dizer COM MUITA INDIGNANAÇÃO algo do tipo:
    " -- ISSO É MENTIRA porque eu nasci na merda e me criei na merda, meus irmãos morreram de fome, vendi um rim pra comprar comida e hoje sou um trabalhador honesto, nunca matei, nunca robei e nunca estuprei ninguém"
    .
    As vezes os filhos da merda completam o "brilhante" raciocínio dizendo com todo orgulho:
    " -- Sou pobre mas sou limpinho!!!"
    .
    Sera que na Europa não tem a mesma (ou mais) quantidade de psicopatas que tem no Brasil? Porque os europeus não se matam tanto como os brasileiros fazem?
    Não seria pelo fato que os governos europeus cobram proporcionalmente mais impostos dos ricos do que dos pobres?
    .
    Sera que a Richthofen teria planejado o assassinato dos pais se as nossas leis "obrigassem" as famílias a distribuir os bens entre os filhos? Na verdade as leis europeias não obrigam diretamente, mas sim indiretamente.
    Quando uma familia europeia não se organiza duma maneira mais social então vem o governo (deles) e cobra mais impostos dos papais e mamães egoistas.
    No Brasil tem papai e tem mamãe que é mais feudalista do que o nosso Lelé.
    .
    Uma vez uma amiga minha que mora na Italia me contou que um homem italiano invadiu a casa do vizinho e matou o bebê do vizinho, fez esta loucura só porque o bebê não parava de chorar.
    Na Europa tem ou não tem psicopatas?
    Eu acho que tem sim e acho que são piores do que os nossos.
    .
    .
    .
    (WEBMASTER, sou eu denovo, se quiser editar o texto acima sinta-se a vontade, vc não precisa aprovar os meus comentarios, vc pode ler todos, interpretar e criar materias de acordo com a sua preferencia e que fique dentro da excelente linha de raciocinio do site. Eu não sou jornalista, sou engenheiro.
    Dica, faz uma materia com o titulo:
    "os filhos da merda"
    Vc poderia falar sobre o fato que os brasileiros defendem a desigualdade social como se fosse a defesa da propria honra. Um forte abraço a todos vocês)

    ResponderExcluir
  6. Título: OS FILHOS DA MERDA !!!
    .
    Todo mundo aqui ja sabe.
    Os pobres no Brasil pagam proporcionalmente mais impostos do que os ricos. Isto é fato.
    A Marina Silva e o Plinio Arruda comentam este assunto o tempo todo.
    .
    Quando aparece algum ser inteligente dizendo que a nossa enorme desigualdade social incentiva a violência, a mídia chapa-branca imediatamente entrevista um pobre que vai dizer alguma idiotice do tipo:
    " - Eu não concordo, porque eu nasci na merda, me criei na merda, meus irmãos morreram de fome, tive que vender um rim pra comprar comida, e hoje, e hoje eu tenho um emprego, mas nunca matei, nunca robei e nunca estuprei ninguém."
    Depois o pobre entrevistado começa a chorar em frente as câmeras pra tentar provar que foi acusado injustamente (???). Tipo dramalhão mexicano.
    .
    Depois aparece um monte de pobre dizendo:
    " - A gente é pobre mais a gente é limpinho!"
    .
    Isso tudo parece ou não parece um vaqueiro lidando com o gado? Pra ser bem legal deveriam tocar o berrante todas as vezes que a mídia chapa-branca encontra um analfabeto funcional pelas ruas.
    .
    MÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

    ResponderExcluir
  7. webmaster faz um favorzinho, apaga um dos dois textos anteriores, se possivel apaga o primeiro
    os dois textos são iguais

    ResponderExcluir
  8. ô cabeção eu sou pobre mas sou limpinho e nao sou corrupto nem corruptor.nao participo da panelinha...............

    ResponderExcluir
  9. UM SER BOVINO DISSE: "ô cabeção eu sou pobre mas sou limpinho e nao sou corrupto nem corruptor.nao participo da panelinha............... "

    esse cara merece um som de berrante
    MÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ............pra vc sabichao ............otarinho...................

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.