segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hitler só queria ser pintor

Quadro pintado por Hitler. Ele era tão ruim assim?

Ricardo Líper


É, se você ler a biografia de Hitler, com cuidado, percebe isso. Ele, inclusive, viveu muito tempo dos cartões que pintava. Depois, impedido por quem controlava o mercado de artes, as academias, não precisa dizer quem, ele ficou na marginalidade e foi ser um dos que se agregaram às idéias nazistas. Estou aliviando o fascismo dele? Não. Mas é preciso que quando resolvermos perseguir o semelhante de forma autoritária e fascista nos lembremos desse emblemático episódio. Viu acadêmicos e funcionariozinhos autoritários... Esse é um assunto tabu na reflexão sobre a maldade humana, não só de Hitler, mas dessas criaturas anônimas atrás das instituições que perseguem os outros.

3 comentários:

  1. O QUADRO E LINDO MAS O ARTISTA.........NEM SEPRE O ARTISTA SE REFLETE NA SUA OBRA............PODE ATÉ SE ESCONDER............

    ResponderExcluir
  2. RL: você é um sujeito ladino, tocou no ponto certo.
    Aqueles quem não devem ser nomeados, em nome do Modernismo, destruíram muitos artistas do Ecletismo (e vice-versa).

    ResponderExcluir
  3. É tipo aquela ideia de cotas em universidades publicas, na pratica é inutil (demagogia) porque alguns cursos gratuitos são no horario integral, e pobre tem que estudar e trabalhar pra sobreviver.

    Sobre a natureza humana é obviu que os povos europeus aprenderam muito com as 2 grandes guerras. De paises capitalistas liberais passaram a socialistas disfarçados de capitalistas. Diminuiram a desigualdade social e controlaram quase totalmente a violencia.
    Os exemplos maiores são a Noruega, Holanda, Austria, França, Grecia e Belgica.

    Pra estudar: http://www.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=385

    Noruega
    A Noruega é o máximo do socialismo-livre, é um pais onde as pessoas ja nascem recebendo uma parcela do lucro da venda de petroleo, é como se fosse possivel ja nascer recebendo aposentadoria.
    Pra ficar mais claro, fazendo uma comparação com o nosso assistencialismo poderiamos chamar a "aposentadoria norueguesa" de bolsa-familia-sem-familia.

    Brasil
    O Brasil caminha no sentido contrario ao da Noruega.
    31% das cidades paulistas não tem delegados.
    http://www.youtube.com/watch?v=RwhISx3CY14
    O imposto de terras na zona rural não é progressivo e mesmo se fosse progressivo não adiantava nada porque na pratica o imposto nem é cobrado.
    http://www.youtube.com/watch?v=-naapQNIeHI
    (neste video Roberto Campos tambem fala da guerra dos caboclos por terras proximas de açudes, isso é coisa de pais feudalista (!), uma cultura totalmente medieval anterior ao capitalismo moderno)
    As rodovias brasileiras são sempre feitas de asfalto, e asfalto não aguenta os nossos caminhões (alguem ainda não percebeu isto?).
    Os agricultores tem dificuldade de conseguir documentos basicos como identidade e certidao de nascimento, escritura de posse de terra é um item de luxo.
    A MP 458 legalizou a grilagem de terras. Uma lei perigosa porque um povo que não tem contato com delegados, não tem contato com escolas, não tem facilidade de comprar armas pra se defender... (ja entenderam?). Só o companheiro Lelé não entende !!!
    Eu posso continuar escrevendo um livro mas deixo pra vocês terminaram este texto.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.