terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agosto e a infância da Humanidade


Este é o meu "agosto", o único medo: superpopulação.

tony paCheco

Entrevistado pelo programa de Dina Rachid na Rádio Cruzeiro na segunda-feira (02/08/2010), fiquei fascinado com o tipo de angústia que ainda assola o ser humano. O tema foi “Agosto, mês do desgosto” e os ouvintes perguntavam sobre por quê se deve evitar casamentos, negócios e outras coisas mais sérias neste mês (?).
Relato isso para mostrar que enquanto nós (vocês, internautas, e nós, aqui, postando), uma minoria de Homo sapiens sapiens, vivemos discutindo temas filosóficos, antropológicos, sociológicos, políticos, uma maioria da população mundial (maioria esmagadora, mesmo, tanto aqui quanto nos EUA ou na China), vive ainda na INFÂNCIA da Humanidade.
Rápido e caceteiro, como é de minha natureza, comecei falando no programa de Dina Rachid que o preconceito contra o mês de agosto é pura e absoluta IGNORÂNCIA.
Expliquei, ainda, aos ouvintes que o mês de agosto, tal qual o conhecemos, é uma invenção do Império Romano, tendo sido criado há cerca de 1960 anos pelo Senado (ô racinha servil!) para, literalmente, puxar o saco do imperador Augusto (daí o nome agosto, Augustus, em latim...). Como seu antecessor, Júlio César, foi “homenageado” pelo mesmo rebanho de puxa-sacos dando o nome de julho (Julius, em latim) ao mês Quintilis, o mês Sextilis tomou o nome do imperador Augusto.
Quer dizer, a primeira prova de que este negócio de agosto ser um mês aziago, é, na verdade, uma ignorância brutal, é que este mês sequer existia como tal.
A segunda prova é que havia tantos calendários há dois mil anos como existem estrelas no céu. Com a dificuldade de comunicação naquela época, cada rei em seu pequeno ou grande território, encarregava um bando de sacerdotes ou estudiosos leigos, de estabelecer um calendário. Uns baseados no movimento da Lua em torno da Terra, outros no movimento da Terra em torno do Sol, outros baseados em nada, a não ser em crendices.
A terceira prova é que se você der um pequeno passeio pelo Google, verá que coisas maravilhosas aconteceram em agosto e coisas terríveis também, como ocorre com janeiro ou outubro, abril ou dezembro. Lembremos que a namorada de Bruno não foi mastigada pelos cães em Belo Horizonte no mês de agosto kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

SUPERSTIÇÃO E IGNORÂNCIA

Na verdade, indo mais fundo, vivemos a infância de nossa espécie (ou subespécie, o Homo sapiens sapiens). Nosso gênero Homo surgiu entre 10 e 8 milhões de anos, separando-nos dos gorilas e chimpanzés. Mas este homem anatomicamente moderno que conhecemos, com as nossas feições, surgiu na África há apenas entre 200 e 180 mil anos. Fugimos da África em direção aos outros continentes há não mais que 70 mil anos, colonizamos Europa e Ásia há não mais que 40 mil anos.
Mas, o mais extraordinário, é que só conseguimos nos organizar em sociedades hierarquizadas, com exércitos, burocracias administrativas, ensinamento de língua comum a todos os habitantes de uma área, há não mais que 6 mil anos, entre o Iraque e o Egito atuais. Estamos engatinhando como espécie como os bebês...
Ou seja, há 10 mil anos ainda estávamos caçando bichos nas matas, colhendo frutas e raízes aleatoriamente, vivendo em cavernas.
O Prêmio Nobel Jacques Monod nos informa em “O Acaso e a Necessidade” que o excessivo desenvolvimento do nosso córtex cerebral, que nos levou a nos últimos poucos milênios a dar um salto incrível em nossa evolução, aconteceu por puro acaso, se não estaríamos ainda pulando pelos galhos feito nossos primos chimpanzés.
É esta situação de RECENTÍSSIMO desenvolvimento de nossa capacidade cerebral, que explica sermos tão infantis a ponto de acreditar que um mês, criado por um imperador de um reino europeu há menos de 2 mil anos, pode ter influência sobre nossas vidas.
Temos medo de barata, até hoje, porque, nas cavernas em que habitávamos há menos de 10 mil anos, as baratas e outros insetos assombravam nossos bebês.
Mantemos, até hoje, por ainda não termos universalizado a educação superior, científica, vários medos: de insetos, de tempestades, de fome, de abandono, de raios, de trovões (no interior onde nasci em Minas Gerais, a gente ainda se benze quando os raios começam a cair entre novembro e março). E não pense que é só nós, os brasileiros do Bolsa Família, que temos esta ignorância crônica. Os idiotas habitantes da maior potência da Terra, os Estados Unidos da América, não usam o número 13, por exemplo, em nada: eles não têm décimo terceiro andar nos elevadores dos prédios, não têm décima terceira avenida nas cidades, se recolhem como gorilas na selva africana quando o dia 13 cai numa sexta-feira, tão infantis quanto os membros de minha pequena comunidade mineira quando via raios caindo do céu. Já, para os chineses, o 13 é um número da sorte, de bem-aventurança, vá entender...

Resumo da ópera: agosto é um mês ótimo para quem está bem. É um mês péssimo para quem está mal. E estar bem, consigo mesmo e com as pessoas, depende de nós e... das pessoas, pois, como resumiu Sartre, “o inferno são os outros”.
Uma coisa é certa: ao chegarmos perto dos 7 bilhões de habitantes humanos deste pequenino planeta da terceira órbita do Sol, fica cada hora mais distante o dia em que viveremos numa sociedade farta, culta, sem ignorância, sem medos ou superstições, pois o perigoso não é o mês de agosto, é viver num planeta superpopuloso e em franco processo de autodestruição.

8 comentários:

  1. adoro as suas metralhadoras giratórias...

    só não deve mirar no pé!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu raciocinio, se demoramos 200 mil anos pra chegar ao ponto que chegamods então pra atingirmos o patamar ideal, seriam precisos mais 200 mil anos? Pqp, desisto, vou tomar goró.

    Renato

    ResponderExcluir
  3. NO dia que os pecadores inclusive eu se arrepender verdadeiramente dos seus pecados e amar a DEUS e ao proximo como a si mesmo - a sociedade sera outra completamente outra e os politicos safados tomar vergonha na cara e parar de roubar o dinheiro da educação - saude - etc....

    ResponderExcluir
  4. Da série MESES MARCANTES... Acho que outubro é o mês de azar dos brasileiros, é quando elegemos quem vai nos decepcionar (ou não), e pq mesmo as eleições são sempre em outubro? Mês de maio é o mês da sorte para as mulheres... pq elas casam, e da desgraça masculina pq se acorrentam. Superstições... eu não tenho! Só não saio numa sexta feira 13, e se for numa sexta feira 13 do mês de agosto, nem levanto da cama! Rá!!!! Ótimo texto...

    ResponderExcluir
  5. Pensando bem, se, segundo você nós levamos seis mil anos pra chegar até aqui - fome, desemprego, miséria, sede, perseguiçã política -, então pra gente atingir a civiliação que todos queremos, temos que levar mais uns seis mil.
    Vixi, é pro isso quw eu bebo.

    Leandro

    ResponderExcluir
  6. o mes do desgosto e aquele em que o homem dorme e acorda sem lembrar nem agradecer a DEUS sua vida e mais o desgosto esta nos pés que correm para fazer o mal como diz na BIBLIA, o desgosto esta em ter obrigatoriamente que votar nos politicos e eles desviar o nosso suado dinheiro e nao ter educação, ver meninos nas sinaleiras, nao ter saude, o mes do desgosto é o mes da falta de senso e etica dos homens que governam a nação..........

    ResponderExcluir
  7. Vc devia escrever em jornal, porque os ignorantes que escrevem hoje em ia não tem o texto que vc tem

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.