quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sarney, Lula, ditadura e general Newton Cruz



Sarney Político Profissional Esperto

Alex Ferraz

Enquanto dá geladeira vagabunda para o povão entrar de vez numa fria (devolver a dignidade, levando as pessoas a terem empregos, saúde e segurança públicas, quem há de?), o presidente Lula, que durante muito tempo posou de esquerda e enganou a muita gente (inclusive a mim, que, pasmem, fiz campanha para ele em 2002!), tem se aliado ao que existe de mais abjeto na direita brasileira, se é que existe alguém nessa direita que não seja abjeto.

Está agora morrendo de amores por José Sarney e sua filha, Roseana, governadora imposta do Maranhão com o aval do TSE.

Para os que têm memória fraca, vou lembrar aqui um episódio que mostra muito bem quem é Sarney, e cuja recordação me foi despertada pela excelente memória do jornalista Sebastião Nery, em comentário feito na Rádio Metrópole FM, aqui de Salvador.

Nery lembra que no dia em que a Emenda Dante de Oliveira, estabelecendo eleições diretas para presidente da República, foi votada pela primeira vez, o famigerado general Newton Cruz, montado "em seu cavalo mussolínico", nas palavras de Nery, desfilava pelas ruas de Brasília chicoteando jornalistas, batendo até em carros e ônibus, mandando esvaziar os coletivos que traziam pessoas para a manifestação pró diretas e deu até tapa na cara de deputados.

Era a expressão selvagem da danação a que chegou a ditadura militar, nos seus estertores.

Dentro do Congresso, Ulysses Guimarães fazia belíssimo discurso em nome da democracia e rejeitando a selvageria dos últimos generais de plantão, enquanto, vejam bem, Sarney se escondia! Isto mesmo. Trancado em seu gabinete, não teve coragem de dar as caras no plenário e, além disso, manipulou votos a ponto de a emenda acabar sendo vetada, mas foi aprovada mais tarde, como se sabe, em outra tentativa.

Mas é este o Sarney, na época do PDS, partido da direita brasileira.

E é este o mesmo Sanrey que hoje cai nas graças de Lula e de deputados que, graças à coragem do saudoso Dante de Oliveira e seus correligionários, não correm mais risco de tomar tapa na cara (embora boa parte deles mereça um soco dos eleitores).

Aliás, se dependesse de Sarney, Lula jamais teria chegado à Presidência da República. Nem Collor, nem FHC...

4 comentários:

  1. Oi...

    A emenda Dante de Oliveira não foi aprovada não.

    A eleição de Sarney foi mesmo indireta ao quadrado, pois ele era vice na chapa de Tancredo (que Deus o tenha)...

    Revogou-se a eleição indireta com a nova Constituição de 1988... :-)

    ResponderExcluir
  2. Vocês precisam entender um pouco mais de política. Não fazem nada para impedir que criaturas como essa seja eleita, ele esta ai há muito tempo, fazendo sempre as mesmas coisas. Agora, que é um dos poucos apoios do Lula no congresso vocês resolveram tomar partido. Querem trocar Sarney por Marcondes Pirillo, um primor, vejam aficha criminal dele. Trocar o diabo pelo coisa ruim. Se ele se passar para a oposição continuarão a protegê-lo e reelegê-lo. O Lula foi eleito democraticamente e continua com alto índice de aprovação. Nesse momento ele conta com o Sarney senão não consegue governar. Vocês querem a volta do DEM e do FHC, que querem acabar com o Brasil e se atolar no FMI. Preconceito demais e doença. DILMA 2010!!!

    ResponderExcluir
  3. O povo brasileiro é a escória da humanidade. Dança axé sob o som de balas perdidas, faz a fortuna de mediocridades e sonha com a oportunidade de mostrar a bunda na televisão, ao tempo em que morre à espera de atendimento médico e aplaude a queima do seu dinheiro em festas com fogos e árvore de natal. Até jornalistas vêem grandiosidade em políticos corruptos. A juventude, alienada, aceita a liderança de decrépitos cuja ação nefasta sobre o erário causa o desconforto da miséria e da violência.

    ResponderExcluir
  4. DILMA 2010??? Do jeito que as coisas estão, talvez uma ditadura seja melhor, para acabar com essa transviadagem política.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.