quarta-feira, 15 de abril de 2009

A volta ao mundo em um mandato


India e Brasil competindo em miséria

Alex Ferraz

O governador da Bahia, Jaques Wagner, vai fazer mais uma viagem internacional. Segue para Índia, Inglaterra, França e Holanda. Da Índia, diz ele, trará "uma mineradora ou uma siderúrgica"; na Europa, fará contatos para voos diretos para Salvador e parcerias relativas à Copa do Mundo de 2014.

Bem, na Índia o governador poderá aliviar um pouco a consciência ao ver que, por incrível que pareça, há pessoas no mundo vivendo em condições ligeiramente piores do que aquelas enfrentadas pela população das favelas de Salvador e dos recônditos da zona rural baiana.

Quanto à Europa, sugiro que o governador, em vez de gastar seu precioso tempo "incrementando laços comerciais" ou "fazendo parcerias" (dois eufemismos que os políticos adoram para designar o puro e simples turismo com o dinheiro público), procure saber por que não há assaltos a ônibus, muitas vez com mortes, em Londres, Paris ou Amsterdã; por que as pessoas podem sair às ruas sem o pânico de serem assassinadas na próxima esquina, por bandidos ou pela Polícia; por que a maioria absoluta da população, mesmo com toda crise, não tem que dormir preocupada se terá comida na mesa na manhã seguinte; por que o transporte público funciona de forma exemplar; por que, enfim, as pessoas são tratadas com mais respeito e dignidade?
Se o governador conseguir aprender um pouco observando esses "pequenos" detalhes, pode esquecer siderúrgicas indianas, voos ingleses e parcerias francesas. Trará para o Brasil uma bagagem que justificará o gasto do nosso dinheiro.

Boa viagem, Wagner! Mas volte logo! Lembre-se que o sr. tem um estado para governar...

2 comentários:

  1. ...tiraram a escócia do roteiro turístico, e a visitinha às plantações de malte????

    ResponderExcluir
  2. Vixi...

    Siderúrgica e mineradora indianas ? Se não for algo parecido com aquela indústria de chumbo de Santo Amaro, amém;;;

    Esse tipo de indústria, além de lenhar com o meio ambiente, tem um tratamento diferenciado para com seus trabalhadores/escravos.

    fuui,

    cb

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.