quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quem governa, afinal?

Alex Ferraz

Lula já bateu o recorde de viagens internacionais, que pertencia a FHC. Jaques Wagner vai no mesmo ritmo. No Palácio do Planalto, a lista de compras de alimentos, principalmente carnes, daria para empanturrar a pobre África por um bom tempo (para não falar nos nordestinos, à mercê da seca).

Mas é assim mesmo.

Há muito tempo, coisa lá de 1980 e poucos, assisti a um filme - do qual, perdoem-me os leitores, já não recordo mais o nome - com uma cena que ficou para sempre na minha memória: em uma mesa enorme, executivos de uma grande multinacional norte-americana se reúnem e o chefe deles discursa. A certa altura, diz: "Vocês pensam que quem governa os Estados Unidos é Ronald Reagan? Não! Quem governa os americanos é a General Motors, a Texaco, a IBM, os grandes bancos..." Bem, creditemos à dita crise internacional a decadência de alguns nomes e setores citados,mas a verdade é que o verdadeiro governo continua nas mãos de quem comanda o dinheiro e, com ele, comanda quem finge comandar.

Isto posto, fica claro que os governantes são meros fantoches, alguns metidos a engraçadinhos e fazendo piadinhas cretinas com tudo, ignorantes, cheios de metáforas e jogando no lixo o seu passado de "defensor dos racos e oprimidos"; outros, como foi FHC, posudos, cheios de currículo, mas nem por isso menos títeres.

Funciona assim: os grandes empresários observam os candidatos e, junto com especialistas em marketing e coisas que tais, escolhem aquele no qual vão investir pesado. Aí, o sujeito é eleito (pode dar zebra, mas é raríssimo, e fiquem certos que Lula não foi uma zebra!) e tome-lhe mordomia. Palácio, muita carne para churrasco (ou algo mais sofisticado, dependendo do gosto e nível cultural de cada um), um avião novo em folha, inteirinho, para viajar mundo afora "em busca de novos investimentos para o país, a fim de gerar emprego e renda", e uma grana violenta, não declarada, que transforma qualquer retirante da seca em bilionário em quatro anos (ou menos!).

Bem, a missão política dessa marionete é prometer ao povo coisas que não serão cumpridas e receber o ovo na cara quando houver protesto. Enquanto isso, especialistas, estes, sim, frios e calculistas, governam a economia sob a ótica cruel e realista do capitalismo. Então, quando eu ou você xingamos Lula, Meirelles dá risada, e Lula sai para passear, para aliviar o estresse tomando umasduas a bordo deum luxoso Airbus.

Isto não acontece só no Brasil, tampouco só com Lula, e muito menos apenas em nível de Planalto. Se é que vocês me entendem...
Bem, quanto aos parlamentares, em todos os níveis, o processo é mais ou menos o mesmo. Daí que mesmo os mais radicais "defensores do povo" acabam mudando de atitude quando chegam lá. E diante do escândalo das passagens, já vi não escapa ninguém.

E continuemos nesse teatro,cuja platéia, pelo menos no Brasil, na sua maioria não tem dinheiro nem para pagar o ingresso. Pelo contrário, recebe bônus para assistir à peça calada.

Um comentário:

  1. Otto Lara Resende:

    "A ação política é cruel; baseia-se numa competição animal, é preciso derrotar, esmagar, matar, aniquilar o inimigo."

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.