quarta-feira, 8 de abril de 2009

Faça como o governo. Não gaste.



Tony Pacheco

Depois de prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis, que fez o mês de março o de maior venda na história da indústria automotiva do Brasil, o governo Lula/PT, como Deus, "achou bom", e resolveu estender o “benefício” aos fogões e geladeiras. Depois virá, claro, à torradeira, ao secador de cabelo e por aí vai...
O mais curioso é que o governo está na ânsia de que mantenhamos a economia funcionando, comprando tudo como se não estivesse acontecendo nada no mundo.
Mas, quando se trata do dinheiro do próprio governo, Lula já cortou as despesas com educação, saúde e segurança públicas, justamente os setores em que somos campeões, não é verdade? Campeões em mau desempenho na avaliação dos alunos de nossas escolas. Campeões em filas de atendimento nos postos de saúde e na má distribuição de medicamentos aos mais necessitados. Campeões na quantidade de assassinatos de pobres, pretos e brancos, por parte de quadrilhas e de policiais pertencentes a grupos de extermínio, além, claro dos traficantes, que já fincaram um país dentro do país, onde eles controlam tudo.
E Lula, diante disso? Avisou aos prefeitos e governadores que vão ter que apertar o cinto. Claro, os que forem do PT apertarão uns dois furinhos a menos. Mas o resto? O resto vai se lenhar sem o repasse do Fundo de Participação dos Estados e Municípios. É sempre bom lembrar que, no Brasil, que se diz uma república federativa, de federação não temos nada: mais de 60% (vale dizer, 6 em cada 10 reais arrecadados) dos impostos são do governo federal, os outros 40% ficam divididos entre 27 estados (incluindo aí o DF) e mais de 5.500 municípios. É mole ou quer mais?

JOGO DE ESPERTO

Enquanto Lula mantém a economia em funcionamento com o dinheiro de nossas compras de carros e geladeiras, se livrando de migalhas de alguns impostos, como o IPI, vai poupando o dinheiro dele, ou seja, o dinheiro do Tesouro Federal.
É o contrário do que estão fazendo todos os países do mundo. É um jogo de esperto. Nos EUA, Barack Obama já meteu mais de 10 trilhões de dólares na economia para mantê-la funcionando. Isto equivale a 5 PIBs do Brasil (Produto Interno Bruto ou conjunto das riquezas produzidas num ano por um país) . Lá, o governo sabe que ele é o único capaz de reerguer a economia, pois é quem tem dinheiro em caixa.
Aqui, não. O governo Lula/PT acha que pode nos engabelar mandando gastar nosso suado dinheirinho e ficar com o dele em caixa, para continuar a gastança sem controle em benesses usufruídas pelos mesmos de sempre (além, claro, dos sagrados juros da dívida pública, que faz a alegria dos banqueiros daqui e d’além mar...) e fazendo caixa para a campanha eleitoral de 2010.
Como ex-estudante de Economia da UFJF e da UFBA, acho que tenho um conhecimento pequeno, mínimo mesmo, neste setor e posso dar duas dicas.

DUAS DICAS PARA SEU BOLSO

Se você tem um bom dinheiro poupado e é empresário bem sucedido ou tem emprego estável (?), e para este dinheiro você não tem nenhum gasto imprescindível em vista, está chegando a hora de comprar alguma coisa bem baratinho: os imóveis, automóveis e todo tipo de bugiganga eletrônica vão baixar mesmo. Têm que baixar, pois o dinheiro já começou a faltar no mercado e quem não baixar preço - na real - não sobreviverá.
Então, espere só mais um pouco, pois os imóveis e os carros vão baixar mais ainda. Veja que a Chevrolet acabou de anunciar, ontem, que quem comprar seus carros terá a garantia de recompra dos mesmos, pelo mesmo valor da nota fiscal, quando daqui há um ano, o cidadão resolver mudar para um mais novo. Isso já foi feito aqui há alguns anos com o Golf da Volkswagen, quando a crise bateu feio.
Então, se você tem muito dinheiro poupado, continue guardando mais um pouquinho, pois os preços vão baixar mais.
Segunda dica: agora, se você tem pouco dinheiro ou nenhum e seu emprego não tem estabilidade (a maioria da população), é melhor não comprar nada, pois cada centavo que economizar agora vai lhe salvar daqui a alguns meses. E se meter em crediário sem saber se estará trabalhando o mês que vem, é esparro. Se inclua fora disso.
Não vá no canto-de-sereia do Sr. Lula. Pelo contrário, faça como ele, poupe seu rico dinheirinho. Ele poupa para a campanha de sua candidata. Você poupa para sobreviver à tsunami.

Um comentário:

  1. para as eleições de 2010 o serra/sp vendeu a nossa caixa (banco do estado de s.p.) e o lula-lelé está penhorando os nossos empregos para eleger a 'dona' dirma 'eu-sou-o-cheff'!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.