terça-feira, 21 de abril de 2009

DIA DA TERRA



Na fazenda irrigada na Paraíba e...



... na fábrica iraniana de automóveis na Venezuela vão 90% da água doce do planeta.



O ambientalismo é um diversionismo

Tony Pacheco

Nunca fui bem visto pelos meus amigos ambientalistas, porque nunca fiz de minha carreira jornalística um aríete em defesa do chamado meio-ambiente, pois aqui vai mais um balde de merda pra eles jogarem em minha cabeça.
Para mim, ambientalismo é alienação, para nos desviar da verdadeira questão, que é o capitalismo. A luta é pela mudança radical do modo de produção capitalista por um outro. Seja lá o que este “outro” for.
E começo por uma questão prosaica: hoje, Dia Mundial da Água ou Dia da Terra, a imprensa mundial saiu com esta “denúncia” – “Os moradores do entorno do Lago Paranoá, em Brasília, estão consumindo 1.000 litros de água por dia, por pessoa, enquanto que na Namíbia, no Sul da África, cada ser humano só consome 1 litro de água por dia”.
Não parece uma coisa absurda? Estes brasilienses não parecem uns perdulários canalhas?
Só o que os ambientalistas “esquecem” (amnésia seletiva) é que o consumo pessoal de água, chamado residencial, é responsável por menos de 10% do total de água doce consumidos no mundo. Eles fazem questão de “esquecer” que 70% da água consumidos no planeta são utilizados pela agropecuária (irrigação e animais). Outros 20% são utilizados pela indústria, a maior parte, e pelo comércio.
Então, a luta não é contra os habitantes de Brasília que consomem 1.000 litros per capita e, sim, contra os empresários do agronegócio, da indústria e do comércio que utilizam 90% da água doce do planeta para produzir TVs de plasma, máquinas de lavar, roupas que saem da moda em questão de segundos, automóveis que mudam um farol e condenam o do ano passado ao lixo, iPods e todas estas bugigangas pelas quais os homens se matam de trabalhar todos os dias para ter em suas casas.
Em resumo: é o modo de produção capitalista, que não produz o que precisamos, mas, sim, produz objetos que somos forçados a consumir por uma massiva campanha de lavagem cerebral em nível mundial.
É o nosso modo de vida burguês que está destruindo o mundo. Não é o banho que você toma em casa mais demorado.
Não adiantará ABSOLUTAMENTE NADA você tomar um banho de apenas 2 minutos em sua casa, se a LG quintuplicar sua fabricação de TVs para atender os mercados indiano, chinês, brasileiro e russo; nem a Toyota ficar fabricando um carro de farolzinho diferente daquele do ano passado.
É o capitalismo a questão. E é bom que ele esteja em crise em todo o planeta neste dia exato para que os ambientalistas tentem mudar o seu foco, porque quem caça baleias não é dona Raimunda do Calabetão e, sim, os empresários japoneses e noruegueses que criaram uma indústria capitalista baseada em caça à baleia.
Dããããã!!!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com Tony sobre a questão ambiental. Acredito que existe algum interesse por trás de tudo isso sobre a água. As informações divulgadas são sempre camufladas e querem responsabilizar nós, cada um pobre mortal, pela situação, ora, ora, isso é fácil.
    Lembro-me da época do racionamento de energia, no começo dos anos 2000. Foi uma loucura danada. Todos nós desligando aparelhos, freezer, microondas, lâmpadas e o escambau para baixar o consumo. A justificativa era a falta de água nos reservatórios das usinas geradoras de energia. E aí me aparece a velha dúvida: qual a agência do governo responsável por gerir essa droga de sistema? Onde estavam os gestores bem pagos por nós, que não contavam com isso? E a população, como sempre, é quem paga.
    Nós pobres coitados no nosso senso comum sabemos que os reservatórios transbordam na época das enchentes de norte a sul. Agora mesmo ocorrem cheias no Norte, Nordeste, Sul e por aí vai. Portanto, é água pra caramba, encobrindo telhados, rompendo barragens, não acaba fácil não. O Rio São Francisco é um exemplo, quem mais retira a água do leito são ene empresas. Enfim, falta explicar direitinho isso; não vamos engoli essa não!!!!
    (Marinalo Mira)

    ResponderExcluir
  2. esses meninos e meninas de classe média (ambientalistas, naturalistas, etc...) adoram uma penitência: passar um dia a pão e água – que lembra em muito as promessas feitas aos ‘santos‘da igreja católica – , mas não abrem mão do sonho de possuir a sua Hanger Plus Lux!!!
    Mantendo, assim, o fluxo de caixa do sistema de produção que não aceita limites para sua expansão... pois, como nos diz noam Chomsky, "O consumo distrai as pessoas. Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas pode-se distraí-lo com consumismo. A imprensa especializada em economia tem sido bastante explícita sobre este objectivo."

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom olhar qualquer questão por outro foco.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.