quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quando o Brasil sairá da Idade das Trevas?

Zapatero enfrentou a Igreja Católica e modernizou a Espanha. E nós? Continuaremos com religiões retrógradas incentivando a homofobia e não permitindo às mulheres abortar?


TonY PachecO

O Brasil está, novamente, nos jornais do mundo inteiro, como palco de violência contra homossexuais (somos campeões do mundo em assassinatos homofóbicos).

A violência contra pessoas que fazem sexo com o mesmo sexo (no Rio de Janeiro, jovem é alvo de tiros de um membro do Exército e, em São Paulo, cinco jovens fascistas espancam dois jovens adeptos da homoafetividade) nos leva a reflexões políticas: por que povos de tradição católica mais efetiva que a nossa, como Espanha, Argentina e a Cidade do México, legalizaram o casamento de pessoas do mesmo sexo e o Brasil não? E, no caso da Espanha, junte-se a isso, liberalizou o aborto nos mesmos patamares das democracias mais avançadas do mundo, como Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda etc.? E, enquanto isso, o Brasil fica cada vez mais homofóbico.

A questão nos remete a postulados da teoria marxista da História. Para Karl Marx, o voluntarismo, isto é, o desejo pessoal de algum líder político, conta pouco no avanço da História, que só se daria por necessidades econômicas.

A simples observação de muitos momentos históricos, contudo, nos mostram exatamente o contrário.

Vejamos a Espanha. Ali, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, o PT de lá), conseguiu chegar ao poder em 1982 sob o comando de um advogado trabalhista, Felipe González, que, tal como Lula, no Brasil, foi cedendo, cedendo, cedendo a imposições de grupos conservadores e conseguiu ficar no comando do Estado Espanhol até 1996. Manipulou sindicatos e grupos sociais e promoveu o paraíso para os empresários, até que caiu.

Depois de quase oito anos de governo nitidamente direitista, o PSOE voltou ao governo com o atual “premier” José Luís Zapatero, em 2004, e propostas socialistas de verdade.

Zapatero, ao contrário de González, tinha um ideário pessoal que viria a implementar e transformou a Espanha numa das mais modernas democracias do mundo.

Contra todas as religiões, mas, principalmente, contra a poderosíssima Igreja Católica, adotou legislação liberal para que mulheres possam abortar em qualquer fase da gestação se houver má formação do feto e até à décima quarta semana (3 meses e 2 semanas), por motivos pessoais.

Adotou também o casamento entre pessoas de mesmo sexo com direito à adoção de crianças, coisa só possível em países altamente avançados, como a Holanda.

E, aí voltamos ao caso brasileiro: Lula, no Brasil, não teve coragem de tomar uma iniciativa sequer neste setor, muito embora o PT tenha projetos de lei no Congresso a favor da união homoafetiva, da liberalização do aborto e pela criminalização da homofobia.

Lula foi o González brasileiro. Em nome do poder pelo poder, compôs com teses direitistas e chegamos ao cúmulo de nas eleições de 2010 as igrejas evangélicas terem ditado os rumos da campanha.

Aí, diante do recrudescimento da intolerância e da violência homofóbica no Brasil, pergunta-se: será que Dilma será o nosso Zapatero e mandará os padres pedófilos e os pastores-comerciantes para o espaço? Ou será que teremos mais do mesmo?

5 comentários:

  1. Quando galinha nascer dente.

    ResponderExcluir
  2. pra começar vcs gostariam que a mae de vcs tivesse abortados vcs - gostariammm??????????????

    me respondaaammmmmmmmmmm ?????????

    ResponderExcluir
  3. Toni vc é psicanalista e como é que ver esta homofobia do militar e dos garotos de S. Paulo?

    Rosália

    ResponderExcluir
  4. CALMA AI GENTE
    ESTADO É ESTADO
    IGREJA É IGREJA
    SEPARE BEM AS COISAS

    CASAMENTO É UMA BENÇÃO GRATUITA DA IGREJA.
    A IGREJA DOS PEDÓFILOS VENDE SACRAMENTOS ENTÃO É UMA IGREJA "PROSTITUTA".

    O ESTADO PODE FAZER A UNIÃO CIVIL.
    SE EU NÃO ME ENGANO QUEM TEVE PRIMEIRO A IDEIA DO ESTADO FAZER "CASAMENTOS" FORAM OS NAZISTAS, ISSO OCORREU DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. MAS EU QUERIA INVESTIGAR MELHOR ESTE ASSUNTO PRA SABER BEM CERTINHO.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.