quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Eu quero um Trem Bala Rio-São Paulo

TonY PachecO

Quando o governo Wagner/PT anunciou que pretendia construir a Ponte Salvador-Itaparica, os grandes intelectuais da Bahia disseram que era "manobra político-eleitoral", "atentado ecológico" e eu postei aqui neste blog: "Eu quero uma Ponte Salvador-Itaparica" e ainda postei uma foto da mezzo ponte-mezzo túnel submarino que liga a Dinamarca à Suécia. Gosto quando políticos em vez de ficarem só embolsando dinheiro deixam obras que ficam para o uso de nós, o povo. E a Ponte Salvador-Itaparica é uma delas. Ainda me lembro, molecão mineiro, quando a ditadura militar resolveu construir a Ponte Rio-Niterói. Embora o regime fosse monstruoso, a obra, pensava eu, ficaria para o povo utilizar. E foi assim.
Agora, vem os coleguinhas da mídia esculhambar o projeto de Dilma Rousseff de construir o Trem Bala Rio-São Paulo. Boa parte dos brasileiros, com nossa cabecinha pequena, que não consegue ver nada além dos interesses imediatos, ficou com o pé atrás, alegando "que temos prioridades maiores". Ora, esperar o Brasil resolver seus problemas sociais para construir infraestrutura significa voltarmos a morar em árvores pulando de galho em galho....
A China não resolveu quase nada e mantém 800 milhões de pessoas na miséria - só 500 milhões de chineses já usufruem do desenvolvimento do país, os outros 800 continuam como no tempo da dinastia Ming... Só que a China está construindo, simultaneamente, a maior quantidade de rodovias, ferrovias, metrôs, portos, pontes, aeroportos como nunca se viu antes neste planeta. E dentro de 20 anos terá ultrapassado os Estados Unidos em infraestrutura.
Um Trem Bala Rio-Niterói será, antes de mais nada, um símbolo para o brasileiro voltar a pensar as ferrovias como a mais barata e confiável maneira de se transportar pessoas e mercadorias. Dá-lhe Dilma, não pare por causa de mentes que pensam pequeno.
Estou falando estas coisas porque fui desafiado por dois petistas, numa roda de cerveja no Largo do Tororó (eita lugarzin legal), que eu não teria coragem de ver coisas positivas nos governos do PT. Realmente, não me conhecem... Que me lembre, fui o único jornalista na Bahia a escrever defendendo a idéia de Wagner de construir a Ponte Salvador-Itaparica. E digo mais, ao contrário da Fonte Nova, que é uma bobagem caça-níquel para uns poucos, a ponte será um marco histórico que deixará o nome de Wagner na história do País, se ele tiver coragem de iniciar, realmente, a obra, como Costa e Silva ficou ao assinar o decreto de construção da Ponte Rio-Niterói. Ele era um ditador sanguinário? Era. Mas a ponte ficou para os brasileiros. Pior é se ele SÓ tivesse deixado uma pilha de cadáveres. Ponto.
Três outras coisas positivas do PT que posso lembrar agora é a fábrica de medicamentos anti-AIDS que Lula está fazendo em Moçambique, país onde de cada 4 pessoas, uma está com AIDS. E mais extraordinário, ainda, é a construção de uma universidade em Moçambique. Pra quem não sabe, este país de colonização portuguesa, como nós, faz parte da Comunidade Britânica (sic) de Nações, a Commonwealth, desde 1995, porque não tinha meios de ensinar Português a seus cidadãos, por falta de apoio de Portugal e Brasil, os dois maiores países lusófonos. Os países anglófonos começaram a ensinar Inglês por lá. Lula reverteu isso, agora, com o auxílio para uma universidade em que se ensinará em Português aos moçambicanos. Uma visão geopolítica transcendental, digam o que disserem os adversários de Lula e do PT.
Finalmente, o apoio que o governo Lula/PT tem dado ao Timor-Leste é outra coisa de geopolítica que acho elogiável. Escrevi em "A Tarde" há muitos anos um artigo sobre a importância de o Brasil apoiar o novo país que nasceu em 1999, pois a Austrália já estava de olho gordo naquela nova nação, dispondo-se a ensinar Inglês aos locais e ainda mandando tropas. Lula tem ajudado na educação timorense em Português e sem dúvida alguma, no futuro será uma plataforma brasileira para a riquíssima Ásia.
Pronto, falei. E enquanto não houver censura neste País, digo o que pensar, o que quiser, pois este é o valor universal que a democracia burguesa trouxe para a Humanidade: a liberdade de expressão, que não deve ser limitada em hipótese alguma, como diz a Constituição dos EUA.

4 comentários:

  1. Vlw, eu tava na hora da discução uashduashduasjha.

    Tigra

    ResponderExcluir
  2. Prezado Tony Pacheco:
    Pois prefiro que dupliquem a Via Dutra e recuperem a antiga Central do Brasil, que transportava dignamente passageiros do eixo Rio-SP.
    E com a grana do trem bala, que invistam na miséria humana brasileira que aportou na paulicéia.
    As regiões centrais (entre outras) viraram à noite, dormitórios públicos degradantes.
    Milhares de pessoas vivendo e dormindo sob marquises e ao relento.
    De fazer inveja ao Haiti, só não vê quem não quem não quer.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Este cara é totalamente doido: um dia escreve uma porrada de besteiras contra o PT, outro escreve umas coisas boas e sóbrias, mas no final do texto, para não perder o hábito de escrever merdas, ele fala em censura, nunca feita pelo governo Lula, um não-fato, apenas uma invenção do PIG escroto e da tuCANALHA. Eu, hein...

    ResponderExcluir
  4. Acho que os inimigos está certo. Essas quadrilhas vão rouba de qualquer jeito. melhor que roubem de e deixem alguma coisa pra gente usar. Tem lógica.

    Mateus

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.