sábado, 6 de novembro de 2010

Vale a Pena ler de Novo


Alex Ferraz

Faço minhas as palavras que se seguem, em artigo publicado na edição de sábado (6 de novembro) pelo jornal Tribuna da Bahia, reproduzido da Folha de S. Paulo, de autoria de Cláudio L. N. Guimarães dos Santos, 50 anos, escritor, médico e diplomata, mestre em artes pela ECA-USP e doutor em linguística pela Universidade de Toulouse-Le Mirail (França):
“Sem olhos em casa
Segundo Karl Mannheim, uma sociedade moderna dificilmente consegue escolher bem o seu futuro sem a presença de intelectuais independentes. Somente eles, com seu saudável poder corrosivo, são capazes de garantir a existência de uma opinião pública crítica.
Para fazê-lo, contudo, os intelectuais precisam defender o seu direito de pensar como melhor lhes pareça e recusar a adesão canina a esta ou àquela ideologia, a este ou àquele partido.
A sua falta de identidade coletiva -de ‘espírito de manada’- é o que lhes proporciona a autonomia imprescindível à realização de sua missão: examinar, sem descanso, as soluções conflitantes de um problema antes de rejeitá-las ou de assimilá-las.
Todavia, por rever constantemente as suas opiniões, a intelectualidade ‘não engajada’ é vista com reservas pelos adeptos do ideal gramsciano de ‘intelectual orgânico’, paladino de ‘sua classe’. Estes não suportam o inquietante inconformismo das mentes livres, as quais se encontram, por isso mesmo, em grande perigo nos regimes populistas.
Tal fato, infelizmente, nem sempre é percebido com clareza, já que, ao contrário dos ditadores declarados -que eliminam os intelectuais indesejáveis sem nenhum pudor-, os governantes populistas preferem atuar de modo mais discreto.Buscam, inicialmente, cooptar a intelectualidade ‘rebelde’, minando-lhe a independência por meio de favores.
Se não o conseguem, procuram desacreditá-la perante a população, o que se dá não tanto pelo confronto direto, mas pelo ataque aos meios de comunicação pelos quais se expressa, que são acusados de serem ‘contra o governo’, ou, ainda pior, de serem ‘contra o povo’.
A artimanha, porém, só funciona quando o aparato crítico dos indivíduos aos quais se dirige apresenta um nível rudimentar, resultado das graves deficiências educacionais de que padece a maioria da população nesses regimes: pessoas esclarecidas não se deixam engabelar por pregações descabidas.
É por isso que os governantes populistas, além de lançarem mão de farto assistencialismo e de retórica demagógica pela qual se apresentam como ‘pais do povo’ e ‘salvadores da pátria’, tanto se esmeram em dificultar o acesso dos cidadãos à informação diversificada.E o fazem seja pela restrição ‘bem-intencionada’ à liberdade de imprensa, seja pela utilização de instrumentos próprios, como as redes de TV ‘públicas’, que funcionam, quase sempre, como veículos da propaganda oficial.
O populismo deforma os cidadãos como nenhum regime autoritário é capaz de fazê-lo. Ele os perverte desde dentro, destruindo a sua resistência crítica. Ele os faz crer que são suas as razões que o regime neles implanta sutilmente.
Ele os convence de que a loucura que os acomete constitui uma maneira mais lúcida de ver as coisas.
As vítimas do populismo, ofuscadas por essa luz malsã não só não lamentam como até comemoram a destruição do pensamento independente. Ao fazê-lo, porém, colocam-se, ingenuamente, ainda mais à mercê dos hábeis governantes, dóceis e desarmadas, sem olhos em casa.”

8 comentários:

  1. Interpretar o goveno do PT, PMDB e demais partidos da coligação que elegeu Lula e Dilma é uma prova inequívoca de ignorância culvivada. O sujeitinho que a estas alturas da vida não aprendeu o que é populismo deveria pedir a deus que o mate e ao diabo que o carregue pois é burro demais.

    Quanto aos intelectuais e à liberdade não é preciso dizer que é mais uma questão de estudo, inteligência e coragem do que qualquer outra coisa. Educar-se, comprar livros e entender um tema não está fora do alcance de nenhuma pessoa normal; dizer o que pensa sem medo e sem observar conveniências é outra coisa. Esta sim é tarefa para poucas pessoas.

    Obviamente que alguns tipos enfatiotados em um país de analfabetos como o nosso reivindicam a posição de donos da verdade ao emitirem opiniões pra lá de questionáveis, como por exemplo: o Brasil deveria romper relações diplomáticas com o Irã, Cuba, Bolívia e Venezuela. Levando às últimas consequências as idéias "libertárias" destes cretinos o Brasil deveria desembarcar tropas nestes países para depor os respectivos governos.

    Outra cretinice divulgada por estes patetas é a reivindicação de que seus pontos de vista não devem ser contestados, não devem ser desacreditadas pois isto destrói o pensamento independente. Ou seja, as idéias não devem passar pelo crivo do debate, do confronto com a realidade e demais testes de verificabilidade. O cabontinismo destes imbecis é tamanho que chegam a acreditar em intelectuais criados em estufa...

    A atividade intelectual está ao alcance de qualquer pessoa basta querer ler e participar do debate, evidentemente preparado para suportar as críticas e sem achar que vai ditar as normas quando se tratar de buscar a verdade e a hegemonia de suas idéias pois há muito o conhecimento não é mais coisa exclusiva de uma casta de escribas.

    E lembrar também que quem entra na chuva é para se molhar, bem como deve aprender que quem quiser esconder-se atrás de títulos universitários e de fórmulas vazias como a intocável condição de rebelde para ter suas idéias sacramentadas nasceu no século errado; já morreu e esqueceram de enterrar.

    ResponderExcluir
  2. Este cidadão em nome da liberdade quer impor o que os outros devem fazer. Os torturadores e neointegralistas também agem asssim em relação à luta armada contra a ditadura: querem dizer como as pessoas deveriam ter lutado contra a ditadura, e como escravos que são defendem que as pessoas nem deveriam ter lutado contra a infame valendo-se das armas para enfrentar o terror de Estado.

    O ilumindo intelectual formado na França quer impor que a ninguém cabe defender suas idéias sem peias, quaisquer idéias, contra ou a favor do governo. Só faz sentido para o reaça afrancesado o niilismo, a ausência de idéias práticas e a completa ignorância do equacionamento de graves problemas sociais. Para este infeliz aquele que se envolver com soluções práticas veiculadas pelo atual governo através das políticas públicas é um cooptado, vendido. Esta tolice é vendida como rebeldia, o que não aceito pois se trata de um posicionamento político, veneno demo-tucano passado açucar.

    A outra maneirice deste reaça é culpar o governo pelo fracasso de alguns intelectuais. Só dando risada da meneira pomposa como esta besteira é vendida. Qualquer pessoa normal sabe que não se deixar intimidar para aceitar ou abjurar idéias é uma luta constante de qualquer ser humano pois com meios sutis ou apelando para o medo, políticos, publicitários, vendedores, pedintes profissionais e bandidos tentam nos vender ou retirar alguma coisa.

    Assim, posicionar-se contra ou a favor do governo faz parte da vida, sendo tão legitima uma como a outra. A sobrevivência das idéias dependerá da seleção natural pela qual passa quase tudo na vida, das amizades às inimizades. A vida é assim: quem for podre que se quebre; coitado daquele que for fraco.

    O posicionamento do reaça é político; o infeliz quer vender a idéia de que a nenhum homem de idéias é dado o direito de defender idéias práticas e vê-las implementadas pelo governo. Esta embromação é só palatável para quem não retirou ou não teve nenhum contato com a luta política pois quem sabe alguma coisa de política tem por certo que a luta entre o bem e o mal existe e você tem que posicionar-se de um lado ou do outro. Entre os caras do PFL e os do PT, ou fico com o PT. Quem quiser ficar do outro lado pode ficar, é seu direito, mas não venda sua posição como acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir
  3. as vitimas do populismo barato brasileiro SAO AS QUE QUEREM SE PERPETUAR RECEBENDO O BOLSA ESCÓRIA E ESMOLA e samba suor e cerveja e carnaval gosto das festas mas sei muito bem sair do cabresto.............

    ResponderExcluir
  4. Pelo que vejo do anônimo dos comentarios de cima, ele é um escriba deste que ele critica. Escriba como aqueles do Egito que só escreviam o que o faraó mandava. Hoje em dia tem escribas assim em Carta Capital, Hora do Povo e outros orgaos que vivem do dinheiro publico.
    Agora já tô ate curioso, quero ver no que isso vai dar. A America Latina já fez essa experiencia varias vezes e sempre deu em merda. Lá vamos nós de novo..........................................................................................................
    Só espero que os torturadores do futuro sejam mais legais do queos d passado kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O anônimo aí de cima, fascistão travestido de gente normal, "esqueceu" de mencionar que todos os meios de comunicação, tais como VEJA, TV Globo, Jornal Estado de São Paulo, TV Bandeirantes e outros mais, inimigos do governo recebem polpudas verbas publicitárias para combater o governo e você só mencionou a Carta Capital, que é independente, e o jornal Hora do Povo, francamente a favor do governo. Você não tem a mínima isenção, acha que vale tudo no debate, mentir, caluniar, falsificar dados e eu não penso assim, acredito que é necessária a mínima decência. Hum... Creio que estou perdendo meu tempo com uma pessoa sem princípios.... Tchau.

    ResponderExcluir
  6. inimigos, vejam os comentarios dos ptrlhas e outros fascistas que acompanha este blog. eles ficam furiosos que haja mais alguem alem de vcs que raciocinem. continuem denunciando e traxendo mais luz.

    ResponderExcluir
  7. vamos parar de zuar so porque agora e "legal "???? zonerar o zerario publico neste governo muderno????????????????pode??kkkkkkkkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  8. A TUcanalha está de penas eriçadas depois da eleição de Dilma; viram que de nada adiantou caluniar e difamar pois o povo votou na esquerda e nos partidos da base aliada. Tchau galera...

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.