domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM, oligofrenia, maldade e incompetência

toNy PACheco

Eu sei que a maioria nem está aí para a nossa idiotia coletiva crônica. Mas desde que comecei a estudar psicanálise (é um estudo que não termina nunca, ninguém pode se considerar especialista "formado" em psiquiatria, psicologia ou psicanálise, pois a cada minuto há algo novo a pesquisar ou descobrir...) que isso é um tema que me instiga e incomoda.
O nariz-de-cera foi para comentar o caso do ENEM 2010. Trocaram a ordem do cartão de respostas em relação ao caderno de questões no primeiro dia de provas.
TODO ANO É A MESMA MERDA. Tem sempre um problema. Não existe sequer um funcionário competente no Ministério da Educação que tenha CAPACIDADE INTELECTUAL para administrar o processo. Num ano é fraude, no outro é questão mal formulada, neste ano é inversão de dados.
E ainda querem dizer que estão fazendo uma revolução na Educação...
Somos um país de quase 190 milhões de pessoas e 56 milhões estão abaixo da linha de pobreza, entra governo e sai governo... A maioria sofre de uma idiotia crônica gerada pela falta de Educação.
Só a Educação poderia nos libertar, a longo prazo, deste inferno em vida que é viver num país onde só meia-dúzia consegue um mínimo de felicidade (e, assim mesmo, ameaçados de todos os lados).
Mas é justamente a Educação que nossas classes dominantes, há 510 anos, VIGIAM ATENTAMENTE para que não tenhamos.
Estes "problemas" suspeitíssimos no ENEM são uma prova disso.
Não há luz no fim do túnel.

8 comentários:

  1. O problema social principal do Brasil é os tributos/impostos regressivos.
    No Brasil os pobres pagam proporcionalmente o dobro em impostos. (isso mesmo!!! os pobres pagam o dobro!!!)
    A educação por parabolica/internet é a solução para todas as cidades, principalmente as pequenas do interior.

    ResponderExcluir
  2. E não há mesmo. Qualquer governo por aqui já entra pensnsando em como não melhorar a educação.

    ResponderExcluir
  3. VEJAM ESSA. O GOVERNO PAGOU 68 MILHÕES POR ESTAS PROVAS ERRADAS E NO CONTRATO DIZ QUE O GOVERNO DO SEU LULA É QUE TINHA QUE FAZER A REVISÃO. ESTAVAM FAZENDO CAMPANHA NA HORA DA REVISÃO?????????????
    vejam abaixo.

    Dom, 07 Nov, 06h41

    O edital de contratação da gráfica que imprimiu o Enem 2010 mostra que o Ministério da Educação é o responsável direto pela aprovação das matrizes das provas que foram impressas e entregues aos estudantes na aplicação dos exames no final de semana. Segundo o texto do edital, coube ao MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entregar à gráfica a arte final para a impressão e indicar servidores públicos federais para checar, pessoalmente, as provas pré-impressas e, depois, a impressão final.
    PUBLICIDADE

    É isso que está escrito em um dos artigos do edital: "O procedimento de pré-impressão e aprovação das provas impressas ocorrerá em até 15 (quinze) dias úteis após o recebimento da Ordem de Serviço e dos meios magnéticos/ópticos, e se dará com a presença física de servidores do Inep, previamente designados para este fim, durante todo o tempo de produção das provas, e deverá ser feito em equipamento dedicado, exclusivo para tal fim, envolvendo computadores e equipamentos de impressão".

    No sábado, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), José Joaquim Soares Neto, tentou diminuir a responsabilidade do governo na troca do cabeçalho do cartão-resposta entregue aos estudantes, episódio que causou confusão e revolta entre os estudantes. "O Inep não tinha as provas. As provas são impressas na gráfica em regime de total sigilo", disse Soares Neto. Ele admitiu, porém, que houve alguma "falha" nas "revisões".

    O edital exige que a gráfica trabalhe em total sigilo na montagem das provas, mas nada deveria ser definitivamente impresso sem a revisão final dos técnicos do Inep. O edital diz que o sigilo da impressão deve ser imposto por meio de "segregação visual com mecanismo que impossibilite a verificação do conteúdo das provas através de barreira física".

    O Inep também foi o responsável pela entrega à gráfica dos arquivos com o conteúdo das questões do Enem: "Por se tratar de processo de impressão sigilosa, o Inep entregará juntamente com a Ordem de Serviço à empresa Contratada, por intermédio de equipe de servidores públicos federais devidamente credenciados e identificados, os meios magnéticos/ópticos com arquivos criptografados, em alta definição, com marcas de corte (sangria), contendo a arte final necessária para a produção gráfica de cada um dos materiais especificados neste Termo de Referência". A senha para abrir os arquivos só foi entregue em uma etapa posterior e por outro grupo de funcionários do Inep.

    Num processo de licitação conturbado, a RR Donnelley venceu e ficou responsável pelo serviço, a um custo de R$ 68,8 milhões. "Após a produção e aprovação das provas impressas, todos os arquivos eletrônicos deverão ser apagados das memórias dos equipamentos, bem como todas as provas impressas devolvidas aos servidores representantes do Inep para destruição ou guarda em local seguro e apropriado, devidamente lacrado e controlado", afirma o edital que a contratou.

    ResponderExcluir
  4. Proibir as universidades publicas de usar o horario integral facilitaria o acesso dos pobres a universidade.
    Pobre precisa de horario livre fixo pra trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. Só vcs inimigos n sabem o q tá por traz do fracasso do Enem?
    eu ensino a vcs: é a mafia dos cursinhos. Com o Enem o vestibular acaba. E como cursinho vive de vestibular eles fazem o diabo pra o Enem não dá certo. entenderam????????

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinente o comentário do Anônimo.
    Um possível boicote ao ENEM patrocinado pela rendosa indústria dos cursinhos pré-vestibulares.
    Faz muito sentido.
    Todo apoio ao MEC.

    ResponderExcluir
  7. O enem nao pode dar certo porque governo bom é aquele que deseduca para nao ser criticado e continuar mantendo povo encabrestado na bolsa escória da esmola............

    ResponderExcluir
  8. Voces querem o que? O Mec é todo ocupado por gente de sindicatos pra calar a boca dos professores. E em sindicto todo mundo sabe que vão aquelas pessoas que não deram certo em suas profissões. Então, o Enem é isso aí. Sempre dará problema pois é feito por gente que não deu certo como professor.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.