terça-feira, 2 de novembro de 2010

A gente termina cansando

Holanda: um padrão inatingível

Ricardo Líper

Pois é. A qualidade de vida do Brasil é péssima. Não acredito de maneira alguma que terá alguma solução. Vamos fazer um pequena lista do nosso inferno de todos os dias. Não se pode sair de casa que as possibilidades de ser assaltado são enormes. Não se pode adoecer e precisar de um hospital porque as possibilidades de se contrair uma infecção respiratória, se idoso, é quase certa e morrerás com a falência múltipla de órgãos. Estou falando SE você tiver um seguro saúde. Não tendo, cachorro é melhor tratado em clínicas veterinárias. As UTIs, no caso de idosos, é uma maneira de atender questionável, inclusive na opinião de alguns médicos . Nas nossas, pelo menos, em geral têm médicos muito jovens dando a impressão de serem recém -formados. Tudo funciona mal. Construções e mais construções prejudicando os moradores em volta só para construtoras ganharem dinheiro. Não se pode botar gasolina nos carros porque a gasolina é caríssima e só pessoas que ganhem muito dinheiro podem encher seus tanques. O transporte coletivo em Salvador, de onde escrevo, é quase inexistente. Só tem ônibus e os donos dessas companhias nao permitem outra forma de transporte. Nunca permitiram. Eles fazem o que querem. Domingos e feriados os ônibus quase não circulam. Tem muita gente que já se locomove com os próprios pés. Ou não sai e fica nos bairros tomando cachaça e tocando pagode. Muitos universitários e outros alunos de cursos não universitários vão para a escola e voltam, distâncias consideráveis, andando. O preço da passagem de ônibus é muito alto. Enfim, nem enumerei tudo. Só o básico, não existe saúde, escola, nem segurança. E não tem solução, será assim para sempre. O bom é o que alguns brasileiros estão fazendo. Passam algum tempo em países civilizados. Sim, precisa se ter alguma condição financeira, mas essa meta parece ser a luz no fim do túnel. Uma espécie de turismo político. Não sei se turismo político é termo correto. Ter momentos de paz que só em alguns países é possível. Viver com melhor qualidade de vida e em verdadeiras democracias onde todos, disse todos mesmo, têm os mesmo direitos. Onde religiosos não mandam nas questões de direitos civis e humanos do Estado. Porque o governo se respeita e é verdadeiramente democrático. Portanto, não permite que nenhuma facção da sociedade interfira nos direitos de todos porque compreende que se todos pagam os mesmos impostos tem de ter os mesmos direitos. Enfim, a utopia dos brasileiros é o exílio parcial e se puderem alguns, total. Se você pode, faça isso. Viaje a maior parte do tempo e só venha aqui administrar seus negócios. Aliás, como muitos estão já fazendo e, muitas vezes, até quem nos governa, observe.

6 comentários:

  1. ja vi, ta escrito holanda

    ResponderExcluir
  2. Holanda
    antigo pais cristão não idolatra
    atualmente é um pais de ateus (ateus continuam não idolatras)

    ResponderExcluir
  3. Até vocês, inimigos????
    Escrevendo cansando com ç (cançando)??????

    ResponderExcluir
  4. liper, vou sentir a sua falta...

    mas se for melhor para sua saúde, boa viagem!!!

    deve ser o máximo morar num barco fundeado no rio danúbio ou até do reno.

    já que o 'nosso' prefeito prefere cobrir (av. centenário, imbui etc.)os nosso rios em vez de despoluí-lo e qualificá-los para o nosso deleite.

    ResponderExcluir
  5. meu querido professor,

    Se for para cuidar da saude nao há melhor lugar do que a europa - agora nao esqueça que o lugar para descansar nossa cabeça apesar de tudo é o BRASIL, mesmo com suas mazelas conheço alguns paises e lugares incríveis porem teimo em amar este país - por favor volte logo para continuarmos criticando essas mazelas governamentais e assim ajudar um pouco a sairmos do buraco.. Por favor, te rogo nao nos abandone porque poucas cabeças sao como a sua para pensar esta naçao nos ajude..................

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.