quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Bem-Amado again

Ricardo Líper

Esse filme é para ser visto, revisto e consultado. É. Filme se consulta também. O imortal Dias Gomes, em um dos seus melhores momentos, escreveu essa peça. Virou série de televisão e agora ganha nova versão em filme. Quero dar ênfase a esse filme para termos em casa e consultá-lo periodicamente. O personagem central negocia, faz todo tipo de negócio como há séculos atrás o Maquiavel já tinha recomendado. Maquiavel foi outro gênio. Ele simplesmente disse que não há poder com ética. Ou se tem ética e se perde o poder, ou não se tem e o poder é mantido. E acabou. Ele foi, às avessas, anarquista. É isso mesmo. Os políticos experientes compreendem que só os inexperientes metem as mãos diretamente no dinheiro público. O negócio é construir. Aqui, ali e acolá. Não importa a quem prejudique, se destruam construções importantes, representantes de um período recente, mas já histórico. O negócio é unir o útil ao agradável. E o que é isso? Fazer obras. O povo adora, porque é noventa por cento ou mais alienado. E, meus caros amigos, é dificílimo de se vigiar os gastos. E mesmo prestando todas as contas, quem faz a obra é o x da questão. Perguntinha rápida à netinha de Petilda Brasilino, esposa de José Brasilino, de 5 aninhos: quem mais construiu na Bahiá. Terra do vatapá, do mungunzá e cacarejar? Quem está construindo mais? E tem ainda uma possibilidade suplementar, pode passar à história como Quéops, Quéfren e Miquerinos, famosos por terem construído seus próprios túmulos. A coisa, meu caro Petildo, é velha.

2 comentários:

  1. Muito pertinente o cometário sobre o lançamento do filme "O Bem Amado",a arte a serviço do bem e da equidade social.
    Os meios de comunicação,principalmente a impressa escrita,deveriam se comprometer mais evidenciando os atos imorais dos políticos,seja ele a que partido esteja vinculado, porque o povo não consegue enxergar.

    ResponderExcluir
  2. terra do vatapá do do cacarejar...........

    nao resisti vou versejar.....

    eu quero mais e cacarejar............
    vamos nos locupletar......e cacarejar....

    o meu dinheiro eu vou botar..........
    debaixo do colchão e depois altas horas cacarejar..........venha ate aqui vamos comer o abará...........qua .qua.qua.....cacartejar.............farinha pouca o meu primeiro eu também vou criar uma construtora vou criar e o seu o nosso dinheiro vai passar............pro meu colchao vai ficar............ah cansei de verenar....ficar só no sereno......sem veranear...........

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.