quinta-feira, 9 de setembro de 2010

30 anos de GGB e os políticos do BEM

Fátima Mendonça, primeira-dama da Bahia, que já foi de Frida Kahlo na Parada 2002, será a madrinha da Parada Gay 2010.


tonY pachecO

Participei, ontem, quarta-feira (08.09.2010), da festa dos 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), o mais longevo dos grupos de Direitos Humanos homossexuais da América Latina e, junto de mim, na platéia, pessoas extraordinárias como o ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira (PV); a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT); o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), uma figura humana maravilhosa; as vereadoras Vânia Galvão (PT) e a "negona" oficial da Bahia, Olívia Santana (PCdoB) e o professor Ricardo Líper, da UFBA, dramaturgo, filósofo, sociólogo e homenageado até mesmo pelo ministro da Cultura em sua fala. Juca enalteceu a militância de Líper no jornal "O Inimigo do Rei" e lembrou até mesmo de meu modesto nome (modesto, mesmo, sem falsa modéstia, porque nem sou baiano, nem sei como Juca ainda se lembra do meu trabalho jornalístico e de militante socialista-libertário).
Tive muito orgulho de ter estado ao lado destas pessoas do Bem que foram agraciadas com homenagens de reconhecimento do GGB pela luta que elas têm em prol dos Direitos Humanos na Bahia e no Brasil todo. Todas, sem exceção, declinaram das homenagens e disseram, sem falsa modéstia também, que quem era digno de homenagens eram os militantes do GGB, o professor doutor Luiz Mott e o professor Marcelo Cerqueira, além do seu séquito de guerreiros, como a travesti Keyla Simpson, uma pessoa com livre trânsito em todas as esferas intelectuais do Brasil e do exterior.
É, verdadeiramente, gratificante, ser humano numa hora destas. Pensamos: "caral..., nem tudo está perdido!" Ricardo Líper em sua fala lamentou que a Argentina tivesse passado à frente do Brasil em termos de reconhecer direitos iguais para as pessoas que querem casar com pessoas do mesmo sexo, mas doutor Luiz Mott lembrou que o governo Lula/PT tem conseguido pequenas-grandes vitórias, mesmo tendo uma turba de aiatolás evangélicos e católicos no Congresso a persegui-lo, obrigando-o a tornar o Brasil um novo Irã, que odeia mulheres, odeia homossexuais, odeia cristãos, odeia tudo que é diverso.
Nisso, concordo com Mott. Lula é um retirante nordestino, criado na homofobia cruel do analfabetismo e, depois, cevado na luta sindical preconceituosa do ABC paulista. O fato de ele, como ser humano e o seu governo Lula/PT reconhecerem igualdade de direitos de parcerias entre homens x homens, e mulheres x mulheres, no Banco do Brasil, Caixa Econômica e em todos os órgãos federais e, agora, ter determinado que a Receita Federal (esta hiena que nos decepciona neste momento de violação do sigilo dos seguidores de José Serra...) aceite declarações conjuntas de casais do mesmo sexo, são, SIM, avanços monumentais neste país islâmico que curiosamente acredita em Cristo...
A noite foi perfeita. Com o Balé Rosana Abubakir apresentando coreografias com meninas lindas (gostei muito das gordinhas, mais do que das esbeltas e perfeitas, pois mostra que a dança naquele balé não tem limitações num mundo rechonchudo como o atual) e com um grand finale de sambão memorável. Também o grupo de dança flamenca dos Caballeros de Santigago. Esta associação galega levou meu amigo Sebastião Santa-Rosa para a Espanha, de onde ele emigrou para a Áustria e hoje é um cidadão europeu. Reminiscências... A dança flamenca é belíssima, com mulheres sedutoras e, ao mesmo tempo, fortes.
Teve até delegado da Polícia Civil homenageado e declinando da homenagem dizendo em alto e bom som: "Estamos fazendo nossa obrigação, todos os cidadãos têm os mesmos direitos."
Nestes momentos pensei tresloucadamente: se este pedacinho de País aqui fosse transplantado para o resto do Brasil, nós estaríamos num novo Canadá. Mas, como Mao Zedong dizia: "Para incendiar uma pradaria é necessária apenas uma fagulha..." Mao Zedong, um canalha genocida, mas com idéias geniais kkkkkkkk
Mas o "créme de la créme" da noite foi a revelação de que a madrinha da Parada Gay deste domingo próximo será a primeira-dama do estado (este título é cafonérrimo, mas é necessário, neste momento específico), Fátima Mendonça, mulher do Jaques Wagner (PT). Só falta Jaques Wagner aparecer na Parada, como José Serra (PSDB) já fez com orgulho em São Paulo. É bom lembrar que Ivete Sangalo também já foi madrinha da Parada do GGB, cantando gratuitamente para a multidão do Campo Grande até a Praça Castro Alves. E olhe que esta mulher é cara. E, aí, permitam-me uma digressão: Ivete fez um show estupendo no Madison Square Garden, em Nova York, semana passada, e alguns colegas jornalistas de S. Paulo tiveram a infelicidade de dizer que "tinha brasileiro demais na platéia". Ivete foi madrinha, como Fátima, no auge de seu prestígio, o que mostra respeito aos Direitos Humanos e à luta do GGB. Despeito contra Ivete, inveja de Ivete, estes sentimentos menores que não levam a nada. E se Lady Gaga fizer um show em Brasília, por acaso todo o corpo diplomático americano e todos os americanos que estiverem em Brasília não irão ao show? Que gente menor... Que sentimentos menores e... FEIOS.
E doutor Luiz Mott lembrou: "Fátima é nossa amiga, não tem nada a ver com momento eleitoral". Aliás, nisso também, minha homenagem ao professor Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, que embora candidato do PT a deputado, não lembrou isso a ninguém durante o evento nem permitiu que ninguém lembrasse.
Aqui, então, rendo minhas homenagens a estas guerreiras e a estes guerreiros extraordinários. Guerreiros da boa guerra. Da guerra do Bem, que é reconhecer que somos todos seres humanos, com uma passagem RAPIDÍSSIMA por este planeta, com a obrigação de deixar algum rastro bom, mesmo entremeado com algunas sacanagenzinhas, que ninguém é de ferro...

13 comentários:

  1. O "bem entremeado com sacanagenzinhas" é sua marca. Te conheci aqui em Minas com 12 anoas de idade. Voce continua sendo o mesmo Toni verdadeiro.
    Abraços dos mineiros de Juiz de Fora.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. voces, lula, raul seixas, tudo é meramorfose ambulante d+ pra meu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto vc se renderam ao fato de que o PT não é tão reaconáriocomo todos dizem.

    ResponderExcluir
  4. vejam vocês:

    o que uma massagem no ego (reconhecimento?!) não produz?

    haja "saco" para ser babado...

    lamentável!!!

    ResponderExcluir
  5. vital farias:

    Veja você, arco-íris já mudou de cor
    E uma rosa nunca mais desabrochou
    E eu não quero ver você
    Com esse gosto de sabão...na boca

    Arco-íris já mudou de cor
    E uma rosa nunca mais desabrochou
    E eu não quero ver você
    Eu não quero ver...

    ResponderExcluir
  6. e eu, na minha santa ingenuidade, que pensando que só o povão gostasse de "migalhas"...

    mas que nada, os intelectuais, a NOVA classe média, os homossexuais etc, não ficam atrás!!

    não esperava que o reconhecimento, pelo ESTADO, ao direito de herança entre os homossexuais gerasse tanto frenesi, ti-ti-ti e seda rasgada.

    ResponderExcluir
  7. e as velhas "bibas" vendendo o corpo cansado na noite fria...

    para deleite da classe média em busca de prazeres não catalogados na carta magna com "legais" perante as leis dos homens e de deus!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É verdade, a união civil deveria ter mais possibilidades.
    Porque obrigar duas pessoas a tranzar pra dividir os bens?
    E se forem dois irmãos solteirões ou dois primos solteirões que morem juntos? Eles vão ter que rolar na cama pros fanáticos religiosos se sensibilizar?

    ResponderExcluir
  9. Vou contar uma historia pra voces entenderem com que tipo de povo idólatra/fanático estamos lidando.
    Uma vez, muitos anos atrás, no meio duma conversa sobre drogas o Lobão disse pros delegados: "vocês poderiam pegar leve". No dia seguinte ele recebeu 172 intimações de varias delegacias do Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste.

    ResponderExcluir
  10. corrigindo o comentario anterior
    Na verdade o Lobão respondeu a 132 processos
    3:40
    http://www.youtube.com/watch?v=cV_yxR5fdVE

    parece que ele diz 172, mas ele disse 132

    ResponderExcluir
  11. PRONTO agoras as meninas lindas estao tao felizes oh que coisa mais linda meu DEUS, nao sou hemofobico pois respeito o ser humano radicalmente respeito ao extremo sou fundamentalista na defesa do direito de ser humano em todos os sentidos porem meu amigo achar que este evento nao teve nada de eleitoreiro que bebida foi servida lá meu amooorrrrrrrrrrrrr, veja bem os que estavam presentes todos a favor da diversidade obvio agora vamos dominar o mundo queridas que felicidade cai na real o momento é propício agora todos somos santinhos ano eleitoral , projetos de lei no congresso - a favor do casamento gay e seus direitos - a favor do aborto etc que em sâ consciencia vai dizer que e contra meu amor, quem ??? me mostre me diga eu quero e prova de vcs se tornarem cidadaos especiais em detrimento da maioria com fome - desempregada na miséria nos lixoes e vces nao encampam nenhum PROJETO NEM ANTIPROJETO DE LEI - deveria começar pelos diversos pois mostrariam para a humanidade que todos somos iguai perante a LEI e perANTE DEUS no dia que vcs fizerem isso me revelo saio do armário da minha pequena burguesia e comodismo e apoio vcs em tudo fiqueI admirado que uma simples festa deixasse vcs de quatro para esta elite do governo que fecham os olhos para a falta de saude - comida e educação desta miseria de ilha chamada BAHIA , acordem ALICES o que um ego amaciado nao faz to boquiaberto - o PT tao criticado por vces foi tao bonzinho nao foi so valeu ai nesta festa eu tava la o SHOw das gordinhas e a dança espanhol - to besta com o que escreveu me poupe politico algum dÁ ponto sem nÓ- caras palidas baboes...........to pasmo...........O PTRALHA E TAO BONZINHO...............

    ASSINA - MENSALINO ANUENIO

    ResponderExcluir
  12. ei inimigos
    apaguem os comentarios sobre pena de morte
    pelo menos eu ja mudei de ideia
    vamos tirar este odio do coração
    1 ab

    ResponderExcluir
  13. Aliás, nisso também, minha homenagem ao professor Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, que embora candidato do PT a deputado, não lembrou isso a ninguém durante o evento nem permitiu que ninguém lembrasse.

    MARCELO CERQUEIRA NÃO É CANDIDATO A DEPUTADO! Ele já declarou voto a Vânia Galvão e Rui costa.

    abs

    Wesley Francisco
    Coordenador Setorial Estadual LGBT do PT da Bahia

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.