quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lendo o jornal com olhos críticos


Assim, igual ao Trapiche, pode: todo mundo branco, todo mundo rico (ou endividado até o pescoço), pode ocupar a praia e até o mar (sic). A Justiça Federal aprova, a Marinha também, os governos e os "pralamentares". Agora, preto e pobre, para as "ôtoridades" é pra ficar na periferia, escondido.

tonY pacheco


Resolvi fazer um exercício gostoso hoje. Depois que o “Jornal do Brasil” em papel parou de circular, ontem, e bandeou-se para a Internet (ainda bem, no meu entendimento), ler um jornal inteiro para analisar a superficialidade como são abordadas algumas notícias é interessante.

Experimente fazer o mesmo com seu jornal preferido. Talvez você mude de preferência...

1) O BARRACO DAS BARRACAS

Leio que a prefeita de Lauro de Freitas conseguiu na Justiça que as barracas de praia no seu município continuem. Mas o repórter não foi a nenhuma repartição da Justiça da União em Salvador para procurar saber o porquê da derrubada na capital e manutenção em Lauro.

Também não há na matéria a discussão de limites entre Salvador e Lauro. Pelo que se sabe, Ipitanga é uma praia que pertence a Salvador e que, “misteriosamente”, continua sendo administrada por Lauro de Freitas.

O jornal também não mandou o repórter a Ipitanga. Eu estive lá no último domingo e a barraca que está na fotografia do jornal já está sem telhado. Só vi duas barracas ainda inteiras. Então, a notícia é 90% falsa, pois os barraqueiros já se anteciparam e estão destruindo seus empreendimentos.

Jornal feito só na Redação dá nisso.

E também se "esquece" do Iate Clube, do Soho, do Trapiche, construídos não na praia, como as barracas, mas EM CIMA DO MAR. Mas pra rico, pode. O problema é o capitalismo que é um sistema irremediavelmente corrupto, racista, segregacionista e injusto. Enquanto houver capitalismo jamais haverá felicidade para barraqueiro ou qualquer outro tipo de gente que não esteja no poder. Isso você não lerá no seu jornal. Ponto.

2) DESEMPREGADO TENTA SUICÍDIO

Esta foi emblemática. O paraíso na Terra chamado Lulalândia (antes conhecido como Brasil e, antes ainda, Terra de Santa Cruz), continua com estes elementos que insistem em desmentir o novo Deus.

O sujeito tem filhos pra cacete, justamente incentivado pelo Bolsa Família inventado no governo FHC/PSDB e levado às últimas consequências por Lula/PT, que dá mais a quem tem mais filho (90 reais, em média, por filho, uma miséria, uma mi-sé-ri-a). Depois perde o empreguinho de 510 reais por mês e entra em pânico. Bebe, fuma, cheira, briga, se desespera. E o governo do paraíso em que vivemos deitando falação que estamos no Primeiro Mundo. Só se for Primeiro Mundo dos Infernos.

3) SUPERCLUBS DEIXA SAUÍPE

Na verdade, se o editor tivesse o mínimo de discernimento, o título da matéria deveria ser: “O FRACASSO DE SAUÍPE”. Sim, porque o megaempreendimento construído na Linha Verde (ligação Salvador-Aracaju), só deu dinheiro para os empreiteiros que o construíram. Nunca teve ocupação expressiva e só deu prejuízos aos pensionistas do Previ, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil. Aliás, quem administra o Previ devia ser preso por gestão temerária de recursos que não lhe pertence. Mas isso o repórter não pesquisou.

4) MAIS DE METADE DOS BRASILEIROS ENDIVIDADA

A notícia vem do insuspeito (até agora) IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. São 54% envoltos em dívidas, em média, de 5 mil reais.

Mas o jornal não aprofundou: as condições deste endividamento são trágicas, pois o brasileiro acredita no sonho da Lulalândia, num otimismo baseado em propaganda na TV. Os brasileiros, ao contrário de grande parte dos povos do Primeiro Mundo, não têm ESTABILIDADE NO EMPREGO, uma exigência da OIT – Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil faz parte, mas, curiosamente, embora administrado por um Partido “dos Trabalhadores”, não adota a convenção da OIT que proíbe demissão sem justa causa. É assim que se formam as “bolhas de crédito”, como a bolha imobiliária americana que quase leva o mundo ao caos em 2008. As pessoas devem porque os governos e os empresários estimulam o endividamento sem que as pessoas tenham a menor segurança de terem emprego e renda para honrar suas dívidas. Um dia, todo mundo resolve parar de pagar e, aí, a vaca vai pro brejo e o Estado é obrigado a salvar banqueiro, dono de fábrica de automóveis, estes “pobrezinhos”...


Pronto, é isso aí. Algumas coisas doidas que deveriam ser interpretadas não o são, pois os jornais estão abrindo mão de sua função, daí estarem sendo fechados, como aconteceu ontem (31.08.2010), com o “Jornal do Brasil”.

8 comentários:

  1. e tenho dito:

    "Enquanto houver capitalismo jamais haverá felicidade para barraqueiro ou qualquer outro tipo de gente que não esteja no poder."

    ResponderExcluir
  2. Viva o niilismo, viva o cianureto... para "Os Inimigos..."

    ResponderExcluir
  3. ainda é vigente infelizmente "aos amigos tudo aos inimigos a lei que LEI injusta - como a nossa Justiça é realmente cega...............alguns jornais continuarao fechando ate cair na real que seus leitores nao sao trouxas assim.lamentavel que em ano eleitoral os barraqueiros tenha perdido seu ganha pao pena que muitos ainda irao votar em DILMA MÁ .TRISTE NAÇÃO...............

    ResponderExcluir
  4. Terra de Santa Cruz este é o verdadeiro nome do "Brasil" !!!!
    A linda terra que esta dominada pela legião romana de pedófilos.

    Sobre a nossa mídia brasileira eu conheço um caso em que um jornalista heroi defendeu uma comunidade de pescadores caiçaras de Santa Catarina.
    Apareceu em SC uma familia rica, dona dum negócio que lucra Bilhões por mês. Esta familia multiBilhonaria comprou todas as terras em frente a uma praia catarinense onde os pescadores locais trabalhavam.
    No meio das terras tinha uma estrada centenária e a familia multiBilhonaria decidiu por conta própria fechar a estrada. Colocaram um portão gigante trancando o caminho e soltaram varios seguranças mal-encarados pra assustar os pobres da região.
    A estrada era muito importante para a comunidade de pescadores, e sem a estrada o desvio mais curto era de 10km.
    O jornalista heroi ficou varios meses sozinho brigando na tv regional de Santa Catarina pra defender os pescadores caiçaras. O nome deste jornalista heroi é Roberto Salum.

    Infelizmente não tem nenhum video no youtube mostrando a briga diaria e constante entre Salum e a familia multiBilhonaria.
    Aqui tem um video dele só pra voces poderem conhecer que ele é:
    http://www.youtube.com/watch?v=8OkyfGGZvu4

    ResponderExcluir
  5. Quando a imprenda brasileira acordar sóhaverá diário oficial.

    Rosaly

    ResponderExcluir
  6. Jornal da Globo entrevista Marina Silva ( PARTE 1 ) 01/09/10

    http://www.youtube.com/watch?v=FNsw25NyxOA

    2:00 (falando sobre o Acre)
    "...... se vc olhar para o Acre há 10, 20 anos atras, dizer isso "tão pouco", talves não seja justo com a historia do Acre, não sei se vc lembra mas ali nós tinhamos um processo em que tinha esquadrão da morte, uma associação do esquadrão da morte com o narcotráfico, PESSOAS INOCENTES ERAM ASSASSINADAS, o episodio da motoserra de Hildebrando Pascoal......"

    5:04 (respondendo uma CRÍTICA (!) sobre o uso de referendo pra discutir a legalização do aborto e a legalização das drogas)
    ".... o plebiscito é tambem uma aprovação do congresso, não é o executivo que faz, mas a minha posição é que um tema com essa complexidade que envolve questões éticas, questões morais, questões filosóficas, questões religiosas, que não ha muita informação sobre o tema, que a gente faça o plebiscito para que aquilo que é necessario, que aconteça, que é o debate, possa acontecer o debate....."

    --------------------------------------

    Quem apoiou o desarmamento do cidadão honesto no referendo de 2005? Lembram disto?
    Muitas cidades do interior não tem delegacias, não tem cadeias, não tem escolas, não tem hospitais, não tem estradas, não tem agua pra beber, não tem agua pra irrigar, não tem eletrecidade, não tem documentos de identidade, não tem certidão de nascimento, NÃO TEM ESCRITURA DE TERRA ...

    Porque não ajudam essas pessoas?
    Se o asfalto racha, muda o material, faz rodovia com pedras ou outra coisa.
    Se o transporte escolar não funciona, muda o método de ensino, faz 1o grau e 2o grau por correspondencia ou pela tv ou radio.
    Se não tem delegacia e cadeia, muda o pensamento denovo, tem que armar o povo pro povo se defender sozinho ate a chegada dos policiais.
    Se ta dificil puxar fio de eletrecidade, é muito mais barato, rapido e pratico ajudar o agricultor a comprar celulas fotovoltaicas.

    Querem ver um exemplo de povo inteligente?
    Ontem (1 de setembro) passou na Record sobre as bicicletas na Holanda, quando os holandeses perceberam que não dava mais pra andar de carro e o transporte publico estava ruim a maioria dos holandeses começaram a andar de bicicletas. Foi assim simples(!), largaram os carros e começaram a pedalar!
    http://noticias.r7.com/videos/nova-serie-do-jornal-da-record-vai-desvendar-a-prosperidade-da-holanda/idmedia/c414d3176b835456b27283cc4b80d10a.html

    É porisso que os imigrantes brasileiros são chamados de imigrantes de merda nos paises nordicos. Eles dizem que os brasileiros tem MERDA DENTRO DA CABEÇA.

    ResponderExcluir
  7. nao concordo com isso quem tem merda na cabeça é a elite deominante os politicos e seus asseclas.............o povo brasileiro mesmo o ze povinho se vira em criatividade para continuar sobrevivendo neste pais favelado.............

    ResponderExcluir
  8. Galera.
    Deem uma olhada nesta scooter eletrica.

    http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1330353-9658,00-G+ANDOU+EM+SCOOTER+ELETRICA+COM+TRACAO+NAS+DUAS+RODAS.html

    Aproveitem, por enquanto os unicos impostos cobrados são os impostos da nota fiscal. Legalmente falando é como se fosse uma simples bicicleta!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.