terça-feira, 24 de novembro de 2009

Arena Salvador e atualidade do Anarquismo

TonY PachecO

Muito se escreveu sobre a decadência do pensamento socialista depois da globalização. Mas, ao ver o andar da carruagem, sinto que nunca, como atualmente, o Anarquismo se mostra uma mundividência absolutamente atual.
Parto de uma coisa local para chegar ao universal. O anúncio de dois projetos de estádios para Salvador. O primeiro, a recuperação da Fonte Nova, dotando-a de equipamentos modernos. E outro, o projeto da Arena Salvador, obra a cinco mãos que envolveria os clubes Vitória e Bahia, o artista-empresário Durval Lélis, uma empresa portuguesa e a Prefeitura de Lauro de Freitas.
O que é isso? Uma capital com dois timecos fraquíssimos, terá quatro estádios de futebol (Barradão e Pituaçu já estão prontos)?
Aí entra a denúncia que o Anarquismo faz da manipulação das massas através da sociedade do espetáculo. Valia para a análise do Circus Maximus do Império Romano e vale agora para os dois estádios, o da Fonte Nova, em Salvador, e o Arena Salvador, em Lauro de Freitas. Não por acaso, ambos os estádios iniciativas de governos do PT, a Fonte Nova, do governo estadual, e a Arena Salvador, com a ajuda luxuosa da Prefeitura de Lauro de Freitas.
A crítica anarquista do Estado passa por aí: não importa que o Estado seja ocupado por partidos de direita ou de esquerda, o Estado tem sempre uma lógica própria que é servir aos interesses das classes dominantes e manter domesticadas as classes populares. Não se montam imensos parques esportivos para que as massas pratiquem esportes que aprimorem sua saúde, com quadras, piscinas, pistas de atletismo etc. Não. É tudo na base do circo: o povo tem que ir ver meia-dúzia de atletas milionários, representando interesses milionários, e aplaudir, aplaudir, aplaudir.
Para quê tanto estádio numa região só? Porque, justamente, diante da exploração capitalista cada vez mais cruel, é necessário manter as massas distraídas com espetáculos.
Não há dinheiro para investir em infraestrutura, não há dinheiro para investir em saúde, não há também para melhorar a educação no País. Mas sobra dinheiro para o circo. Neste governo circense, onde o espetáculo vale mais do que a vida real, já se realizaram Jogos Panamericanos e agora o presidente-torcedor nos promete Copa do Mundo e Olimpíadas. Nunca falta dinheiro para manter o povo distraído de seus verdadeiros problemas, alienado de sua vida miserável, sem emprego digno, sem segurança, humilhado por vagabundos e por prepostos do Estado.
E estamos falando de um governo autoproclamado de esquerda, onde até a defesa de atos terroristas é feita por ministros de Estado.
Pura manipulação das massas, que sempre será denunciada pelos anarquistas. Não importa o que digam nossos inimigos, sempre gritaremos do meio da multidão: o rei está nu!

9 comentários:

  1. acho q deveriamos, protestar muiito durante as olimpiadas e principalmente na copa que ocorrerao aqui no Brasil..em principal a copa, pq somos o país do futebol,mas devemos mostrar ao mundo q não queremos futebol, queremos segurança,saude,educação, queremos uma vida mais digna..

    ResponderExcluir
  2. Vai ser interessante ver a república anarquista formada por quatro ou cinco gatos pingados protestando contra a copa e as olimpíadas, e de quebra repetindo a palavra de ordem FUTEBOL NÃO. QUEREMOS SEGURAÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Quais quais quais quais...

    ResponderExcluir
  3. veja que esse anonimo deve ser do tipo que está mamando nas tetas do governo. ele diz que os anrquistas serão MINORIA PROTESTANDO.
    Só um idiota pra dizer isso. E voc6e, idiota, acha que o PT era maioria quando fui fundado? Lula não tinha nem onde morar na época. Era meia dúzia de gato pingado. E no entanto hoje está no poder.
    NÀO EXISTE UM movimento político vitorioso na HISTORIA DO MUNDO que tenha tido sucesso tendo começado pela MAIORIA. A maioria é IDIOTA, seu idiota!
    Mao Tsé-tung dizia: pasra incendiar uma pradaria é ncessário apenas uma faísca.
    ENTENDEU, IDIOTA, OU TENHO QUE DESENHAR.

    ResponderExcluir
  4. É um verdadeiro samba de uma nota só. Mas não o do maestro Antônio Carlos Jobim. É só discordar desses carinhas que eles logo batem na tecla de que está mamando nas tetas do governo, que é do PT e IDIOTA. A minoria que virou maioria e fez a revolução chinesa com a direção de Mao não tinha nada a ver com a minoria pequenoburguesa que só pensa em si. Mao era um estrategista, um revolucionário, defendia a necessidade de uma organização política para levar as massas ao poder. Vocês que se autointitulam anarquistas não passam de baratas tontas que vivem se encharpando de cerveja nos piores botecos do centro histórico para depois sairem mijando nos postes e espalhando aquela fedentina toda que fica encruada pela Carlos Gomes, Avenida Sete, Largo 2 de Julho e, como não poderia deixar de ser, no Tororó.

    ResponderExcluir
  5. kkk. Passei um tempo sem entrar aqui e pelo que posso constatar o nível está melhorando. Pelo menos não se escondem mais numa capa de civilidade ou pretensão a qualquer tipo de inteligência. O caso é agressão. Vamos xingar moçada porque se não faz bem a alma pode, ao menos, desopilar o fígado. Agora o artigo que motivou a troca de insultos é de um esquematismo primário. Vamos distribuir ignorância aos ignorantes porque isso é ser revolucionário. Mas, cada vez mais, a burrice é vista como virtude "como nunca antes nestepaiz". Voces todos se merecem.

    ResponderExcluir
  6. bote pra fuder toni. eu acho massa esse blog. tudo q vcs falam incomoda todo mundo. é punk junkie

    ResponderExcluir
  7. ora,ora, companheiro Tony
    qto. mais Arena mais circo, mais alienação, etc, etc....
    e como vc. mesmo escreveu."é nescessário manter as massas distraídas c/ espetáculos"
    Por isso, prefiro me distrair, fazendo os meus espetáculos c/ a minha massa

    ResponderExcluir
  8. Imagine que espatáculo deve ser esse...vixe

    ResponderExcluir
  9. povo ignorante ........governo tiraano e ditador..........vamos a arena aplaudir este governo e votar novamente nele ...para que estadio se nem timecos temos???????????????

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.