segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rir é o melhor remédio


Se mal não fizer e pode fazer bem, faça.


Ricardo Líper

O moralismo tomista é engraçado. Se rir é o melhor remédio, qualquer risada é risada. Perguntei a uma dessas pessoas, tidas como muito otimistas e adepta dessas coisas todas como perdão incondicional etc., se rir dos outros também valia? Ela possivelmente não tinha atentado para as contradições de normas inflexíveis. E aí veio com o moralismo. Rir dos outros não pode. Ela está certa, por um lado, mas é ingênua por outro. Rir dos outros, "mangá" dos outros, apelida-los, fazer piada com os outros deve fazer bem sim, porque o corpo não identifica a origem do riso, o que interessa é o riso. Li que se você fizer apenas a careta do riso o cérebro o interpreta como riso e funciona da mesma maneira que se andar rindo à toa. Portanto, fingir que está rindo é também bom para a saúde. Entretanto, que motivo temos para rir vivendo em uma natureza aleatória e caótica, sem sentido e numa sociedade brutal, capitalista, onde todo mundo quer explorar os outros, os passar para trás, roubá-los para comprar, em geral, bugigangas.
Bem, sorrio com comédias, piadas. Eu não rio das vítimas, sou solidário a elas. Só rio dos seus algozes, quando não posso fazer coisa pior.

2 comentários:

  1. "Escuta, Zé Ninguém: a miséria da existência humana é visível à luz de cada um destes pequenos horrores. Cada ato mesquinho teu faz retroceder de mil passos qualquer esperança que possa restar quanto ao teu futuro. E sentes isto tão penosamente que, para não o saberes, inventas graças de mau gosto e chamas-lhes “humor popular”. Ouves a piada que te humilha e ris-te com os outros. Ris-te do Zé Ninguém, sem entender que é de ti que te ris, tal como milhões de outros Zés Ninguéns. Já alguma vez perguntaste a ti próprio por que razão dá espaço ao longo dos séculos à tal brincadeira maliciosa? Já alguma vez te chocou até que ponto “as pessoas” são ridículas nos filmes?"

    Escuta zé ninguém. Wilhelm Reich.

    ResponderExcluir
  2. RIR DOS OUTROS - DA PIADA - DA COMEDIA DO TRÁGICO JA QUE NAO PODEREMOS DAR FIM NISTO O TRAGICOMICO SEMPRE SERA O MELHOR DOS REMÉDIOS. SO NAO PODEMOS RIR DA DOR ALHEIA AI SABIAMENTE A BILBLIA FALA SORRIR COM OS QUE SORRIEM E CHORAR COM OS QUE CHORAM.
    SORRIR, BÁLSAMO PARA NOSSA TRAGICOMEDIA QUE É VIVER NO BRASIL E NO MUNDO CAPITALISTA SELVAGEM.

    UM SORRISO PRA VC.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.