quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Maratona no seu cineclube particular


A madre superiora de "A Dúvida"


Ricardo Líper

A cada sábado ou qualquer dia da semana, sozinho ou reunindo amigos interessados em pensar, exiba, na ordem proposta aqui, os três filmes sugeridos. O que os une é um tema filosófico que é a dúvida. Lembram-se de Descartes? Pois é. Só que a dúvida proposta aqui não é a mesma de Descartes, é mais radical e sobre as situações existenciais versus nossa percepção dos fatos.
O primeiro filme, chamado de O Homem Errado, é uma película de Hitchcock pouco vista. Um indivíduo exemplar é acusado de vários assaltos. Todas as vítimas o reconhecem. Todos o acusam.
O segundo filme é 12 homens e uma sentença. Um calor imenso em uma sala na qual os jurados vão ter de decidir a culpa ou não de um réu. Caso fácil. Evidências de culpa. Todos querendo ser rápidos para escapar de um dia chato e quente. Então um chato coloca a dúvida quanto à culpa do reu...
E o terceiro chama-se A Dúvida. O mais recente. Um madre superiora autoritária e maliciosa. Um padre progressista. A amizade do padre com um menino. A dúvida consome a madre e a freira sua ajudante. Teria o padre ido além da amizade com o aluno? O que você vai achar depois do filme?
Gele o vinho, compre a pipoca ou frutas da estação. O cinema, muitas vezes, pensa, e cabe a você aproveitar a oportunidade para pensar com ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.