segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Salvador, Salvador, Terra de Muita Dor.


Cigano em Hospital Nazista

Ricardo Líper

Você precisa se internar em um hospital. Paga, mensalmente, um seguro saúde. Anos a fio pagando esse seguro. Pensa que vai ser internado. Não vai não. Não tem vaga em hospital nenhum de Salvador, nunca. Precisa de pistolão. Quarto é quase impossível: lhe encaminham da emergência para a semi-UTI. Lá, você pode pegar um germe resistente e morrer.
Morreu de quê? De baianidade, de brasilidade. Faça um teste, ligue para os principais hospitais e queira uma vaga em um apartamento. Depois diga se eu não tenho razão. Anos e anos sem se contruir nem investir em hospitais. Os hospitais públicos não necessitam comentários. É um filme de terror, onde o sofrimento dos campos de concentração nazistas é café pequeno. Aliás, todos eles, públicos e privados. Câmaras de torturas. Espero ver o dia em que todos os responsáveis estarão em um novo Nuremberg respondendo por isso.
E o pior, quando estamos doentes ou parentes queridos estão doentes é o momento que estamos mais carentes, precisando de atenção, respeito e consolo. E então, entramos em um campo de concentração nazista com verdadeiros carrascos.
Salvador, Salvador, terra de muito horror. Morar em Salvador é correr sérios riscos de morte. Atente para isso. Verifique. Comprove. Brinque e sofrerá as consequências.

5 comentários:

  1. que se registre, também, o meu testemunho:

    fui acometido de um princípio a.v.c e passei três longos dias largado em cima de uma maca passeando pelos corredor do "roberto santos" sem consegui um espaço digno para o meu pronto restabelecimento.

    como diria o "velho" cantor/ compositor GIL: é a bahiaaaaaa

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  2. O baiano, caso tenha um problema de saúde, sofre uma espécie de calvário para ser atendido e, quando consegue chegar a um médico, este não lhe escuta nem lhe ausculta. Simplesmente rabisca algum coisa na ficha e solicita exames. O fato é que, com a falência da educação, os médicos formados pelas faculdades de Medicina não sabem, esta a verdade, dar um diagnóstico preciso, honradas as exceções de praxe que são inacessíveis para 99,9% da população.

    Há duas, três décadas, a Faculdade de Medicina da Ufba chegou a ser um centro de excelência. É o que digo sempre: mesmo o pior aluno daquela época sabia alguma coisa. Hoje reina o descalabro na saúde pública. E digo mais: é melhor, caso a pessoa não tenha um plano de saúde (pelo qual paga os olhos da cara) e, mesmo assim, olhe lá, não ir ao médico. Os médicos também podem matar.

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão querendo dizer que o presidente molusco e o governador vai-gner mentem? pois o primeiro afirmou que nosso sitema de saúde era quase perfeito. E o segundo na publicidade do estado demonstra que o primeiro tem razão.
    E então estes respeitáveis homens públicos estão mentindo? ou como diz o cantor Falcão "escamoteando a verdade"?

    Um abraço, sou fâ do Blog.

    ResponderExcluir
  4. Na saúde é assim: se tem plano de saúde tem um susto a cada mensalidade. Se não tem plano, morre de sus.

    ResponderExcluir
  5. Triste bahia oh quao dessemelhante...............

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.