quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Escândalo na saúde pública!

Alex Ferraz

Na Rua Padre Feijó, em Salvador, aquela que "desce" da Reitoria da UFBA (bairro do Canela) até a Federação, em todos os dias ditos úteis, por volta da meia-noite, ou antes, já existem dezenas, centenas de pessoas em filas humilhantes tentando conseguir fichas para serem atendidas pelo sistema público de saúde. Uma minoria consegue o atendimento. A maioria, silenciosa, calada, censurada pela grande mídia, volta para casa "conformada" e pensando em chegar ainda mais cedo na noite seguinte para ver se "dá sorte."

Em boa parte dos hospitais públicos de Salvador, notadamente no matadouro conhecido com Menandro de Farias, os doentes são tratados como bichos, por funcionários que, por sua vez, também são tratados como animais pelo governo que os emprega. São funcionários que não têm o menor escrúpulo em transferir para pessoas feridas, doentes, fragilizadas ao extremo, enfim, seus recalques.

É este o quadro da saúde pública na Bahia, que eu poderia completar com o depoimento, em rádios da cidade, ouvido hoje (dia 2 de setembro de 2009) de um cidadão que, com crise de pressão alta, chegou ao 5° Centro de Saúde, na Avenida Vasco da Gama, ali bem em frente ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (que coincidência oportuna!), e ficou esperando das 11h30 às 18 horas por um atendimento!

Ora, qualquer leigo sabe que uma crise de pressão alta é algo para ser tratado IMEDIATAMENTE, pois pode matar a pessoa em dois tempos.

Mas é este, senhores, o sistema de saúde pública que o presidente Lula disse estar se aproximando do Primeiro Mundo.

Claro que ele, Lula, não é o único culpado por este deboche animalesco, medieval, para com os cidadãos que sustentam a roubalheira dos que metem a mão nos cofres públicos.

Mas é tão responsável por esse massacre como seus antecessores e, pior, decepciona mais porque prometeu mudar tudo e até agora só mudou mesmo a sua vida, a da sua família e de seus comparsas, para muito, muito melhor.

2 comentários:

  1. Sou testemunha dessas filas que diariamente se organizam e se desfazem silenciosas. Além do mais também no Canela e na Avenida Sete estacionam dezenas de ônibus, kombis e vans vindas do interior do Estado trazendo doentes para se tratar aqui. Eles vêm daquelas cidades que gastam milhões em festas e em inaugurações mas que nunca os seus Prefeitos construirão postos médicos.
    Minha gente, Governo Federal do PT só pensa em "Cultura Digital", "Bibliotecas", Conselhos de Cultura" e demais "Conferências Estaduais" e "Planejamentos Estratégicos" e demais perfumarias para entreter o público e continuarem no poder sem dividí-lo com mais ninguém. O negócio é roubar e assegurar a impunidade.
    SG

    ResponderExcluir
  2. Essa he a saúde de primeiro mundo ki nós temos

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.