terça-feira, 8 de setembro de 2009

A morte de Michael Jackson


O enterro de Michael Jackson

Ricardo Líper

Não gosto de comentar a morte. Acho o fato de o ser humano morrer uma prova que essa vida não tem nenhuma lógica nem sentido e esse mundo pode ter qualquer origem, menos ter sido criado por algum princípio inteligente. Aqui impera o gratuito, o sem sentido, o ilógico. Somos uma consciência do sofrimento que uma natureza insensível, porque sem sentido, provoca em todos aleatoriamente. O resto é ilusão.
Bem. Se uma pessoa mata outra é assassinato. A polícia deve investigar e prender o assassino, porque em sociedades civilizadas não se permite que uns se achem no direito de matar os semelhantes. Parece, por isso, que ninguém pode matar ninguém sem esperar ser preso. Mas nem sempre isso vigora. Tem uma classe de profissionais que fica muito difícil saber se a sua imperícia, a esculhambação do sistema em que eles atuam e inúmeros outros fatores não contribuem para eles matarem e saírem impunes.
São os médicos.
Em países como o nosso, internar uma criança pode ser uma temeridade, porque crianças, segundo os médicos, são "mais frágeis" e nem todo tipo de medicamento pode lhes ser ministrado. Se se tem mais de 60 anos e, principalmente, mais de 80, é quase certo o óbito, porque eles acham que a pessoa "já passou" da idade de morrer. Se for jovem, pode ser "farrista, fumante, talvez use drogas" e, portanto, pode ser passível de óbito.
E ninguém investiga.
Eles estão acima da lei e da investigação policial. Ninguém ousa sequer discordar de suas explicações. Urge que se crie uma comissão que envolva médicos, advogados e policiais para investigar toda morte acontecida em hospitais e onde estejam os profissionais de saúde envolvidos.
Não é possível que continue a existir uma equipe que, supostamente, domine um conhecimento, supostamente científico, mas que, muitas vezes, é discutível. Tudo mesclado com interesses econômicos de empresas capitalistas (medicamentos, instrumentos hospitalares, aparelhos etc.), acima da sociedade, com poder de vida ou de morte sobre o resto da população.
É importante que a lei seja clara. Qualquer morte que envolva terceiros precisa ser investigada a causa exata e se não houve imperícia da equipe ou quem a rodeou ou do sistema de atendimento como um todo.
Falta de vagas em quartos, falta de prontidão para atender altas etc., tudo precisa ser investigado.
Michael Jackson só virou manchete porque era artista e famoso. E o resto, que nem sabemos os nomes? Os que são possivelmente assassinados pela irresponsabiliade de um sistema desorganizado, a imperícia, os modismos de "procedimentos", o mercado de trabalho predador e outra causas?
Cabe dizer: faltam muitos hoje em Nuremberg...

2 comentários:

  1. O mundo midiático que criou MICHAEL JACKSON fazendo-o inclusive negar sua negritude - seus pais gananciosos sua falta de amor próprio e pela vida a carencia que seu proprio mundo lhe deu, sua falta de firme conhecimento de DEUS - dizia ser testemunha de jeová nao sei bem o fez optar pela morte num momento que estaria voltando aos palcos e que talvez nao fosse bem sucedido, as drogas legais ou naos - as dores fisicas espirituais e psicológicas - a pior delas - todo o seu mundo seus inimigos todo o seu mundo e sua maneira de viver oe a globalizaçao o ajudaram a matar - se principalmente quem hoje esta ganhando mais com ele morto do que vivo. é umas pena apesar de tudo isso amirava o ser carente de amor e a criança que ele era.

    ResponderExcluir
  2. POBRE MENINO RICO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.