quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Holocausto na saúde pública

Alex Ferraz

Está por merecer imediata intervenção do Ministério Público e a atenção do Conselho Regional de Medicina da Bahia, além do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), o absoluto caos instalado nos postos de saúde da Prefeitura Municipal de Salvador.

Ironicamente bem equipados no que tange a enfermeiras, dentistas e alguns equipamentos, esses postos não têm...Médicos! São diversas as unidades fechadas por falta do principal profissional, apesar dos salários de até R$ 7 mil oferecidos.

Para os poucos que ainda atendem com presteza, é necessário enfrentar uma fila cruel, que começa de madrugada e cujo atendimento é encerrado, muitas vezes, sem que ninguém consiga marcar consulta! Há o caso, emblemático, de um cidadão bastante idoso que levou 38 dias peregrinando até conseguir marcar uma consulta. Há também diversos episódios em que os atendentes simplesmente não conseguiram ler o exame solicitado pelo médico, devido àquela boçalidade de "letra de médico", ou seja, rabiscos ininteligíveis.

Existe um telefone, 160, que fica tocando uma musiquinha irritante e, nos raros momentos em que atendem, o cidadão marca atendimento sem saber para quê. É uma tragédia, enfim.

Fico a matutar, a partir da frase de um amigo sobre a situação ("Vacinam as pessoas quando crianças para matá-las por falta de atendimento médico após adultas"), que extrema perversidade leva os governos, em todos os níveis, a fazer vista grossa para uma questão crucial como a do atendimento médico público de urgência, principalmente se levarmos em conta que somos um país onde a maioria da população não pode pagar plano de saúde e muito menos médicos e hospitais particulares? Seria pura incompetência? Recuso-me a crer. Acho que é maldade mesmo. Talvez a maldade esteja em roubar o dinheiro que deveria ser aplicado na saúde pública ou transferí-lo para setores supérfluos, como Copa do Mundo etc.

NO ENTANTO...

Mais indignado ficou ao ver o governo do Estado, na Bahia, como inusitada presteza, socorrer hospitais particulares com mais de uma dezena de milhões de reais, porque eles fizeram birra, fecharam as emergências e pronto! Ora, senhores, esses hospitais ganham fortunas! Qualquer atendimento passa do milhar de reais e só é feito com o famigerado depósito. Ou então, o cidadão morre. Em vez de socorrer hospitais privados, o governo da Bahia deveria mostrar que realmente somos uma terra "de todos nós" e, junto com a prefeitura, melhorar imediatamente o atendimento público de saúde. Mas como estão politicamente brigados, repete-se o cruel quadro do carlismo, do quanto pior melhor no município (para o governo).

Não se pode falar em mudança quando o quadro de saúde pública é relegado (como sempre foi, inclusive em governos anteriores, tanto municipais, como estadual e federal) a último plano, quando pessoas morrem sem UTI. E não dá para dizer que é preciso tempo para resolver isso. Trata-se de questão prioritária, mais importante do que ponte para Itaparica, do que Complexo Viário Dois de Julho, do que estádio de Pituaçu, do que milhões de reais para o Esporte Clube Vitória, do que centenas de milhões de reais para fazer propaganda enganosa de obras que nunca começam (a estrada Conquista/Itambé é um exemplo), do que postes bonitinhos e sinaleiras eletrônicas, do que Stock Car, do que o buraco sem fim do metrô que jamais fica pronto etc.

Ou não seria a vida dos cidadãos uma prioridade. Se não, não sei mais sob que regime social sobrevivemos. Aliás, sei do que estamos nos aproximando: de um novo holocausto. Hitler vive, aqui e alhures.

RESPONSABILIDADE DOS MÉDICOS

A Associação Bahiana de Medicina (ABM), o Conselho Regional de Medicina (Cremeb) e o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) não podem ficar calados diante deste descalabro. Aliás, a bem da verdade o Sindimed é o único que se manifesta, às vezes. No entanto, as outras entidades, muito preocupadas com seu espírito de corpo, fazem vista grossa para a situação, assim como o Ministério Público.

Quanto aos médicos, devem ter a consciência de que, quando fizeram o juramento de Hipócrates (ou seria de hipócritas?) concordaram que iniciavam ali uma profissão que tem muito de dedicação, embora, é claro, tenham que ganhar para sobreviver. Mesmo assim, sete mil reais por mês nos postos municipais, por exemplo, é um salário nababesco para a pífia média nacional!

Veremos até onde irá a maldade dos governantes e boçalidade de boa parte dos médicos diante da desgraça que se abate sobre as pessoas que tiveram a infelicidade de nascer em um país que teria tudo para ser uma grande potência, mas vem sendo governado, desde 1500, por bestas feras que jamais pensam na nação, mas somente em locupletar-se. E ai incluo todos, sem qualquer exceção honrosa, porque honra não há.

18 comentários:

  1. entra governo de esquerda sai governo de direita e as campanhas publicitárias continuam vendo as belíssimas "imagens" que de imediato lembram o paraíso com muito algodão doce e maças do amor...

    até quando a população baiana vai aceitar esta situação de desrespeito e descaso com às suas aspirações por uma cidade digna de se viver??

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito ganhou a 1ª eleição mentindo e a 2ª idem, que acabou com as filas nos postos de saúde e colocou marcação por telefone. O que acontece é que as filas acabaram por falta de atendimento total, e estou tão desestimulada quanto vc, esse governo totalmente descabido e as pessoas achando o máximo por causa da MISÈRIA do bolsa familia....

    ResponderExcluir
  3. A crítica é muito boa, absolutamente procedente, mudam os governos mas nenhuma mudança na administrção impacta o suficienente para o cidadão sentir diferença em alguns serviços públicos essenciais, embora diferença na administração exista, e seria impossível não ocorrer, nem que fosse para pior.

    Os governantes por ocuparem o poder e se elegerem prometendo resolver ou minorar alguns problemas administrativos não devem jamais ser poupados das mais acerbas críticas.

    Contudo, se o objetivo é atacar as raízes dos problemas, devemos constatar que o funcionalismo público, salvo as exceções de sempre, trata o cidadão aos pontapés, com o mesmo ânimo perverso de um guarda de campo de concentração de Hitler, e isto não é uma determinação de nenhum dos Chefes do Executivo.

    Caso o senhor Alex Ferraz tenha alguma dúvida convido-o a ir a um posto médico, como por exemplo, no 5º Centro Médico, fazer uma simples medição de pressão sanguínea, sem se identificar como jornalista - é evidente-, para o senhor ver o que é sentir-se em Treblinka.

    A defesa dos funcionários é que o cidadão não tem modos e aí antes de levarem um coice, aplicam-lhe logo um na cara, como medida de medicina preventiva, só pode ser...

    Não tenho dúvidas que a população é rude, e a vida ensina que o melhor é "bateu, levou", mas se o melhor é atirar antes e perguntar depois, vamos logo liberar o porte de armas e revogar todas as leis, execeto uma: a lei do cão.

    A verdade, do meu ponto de vista, é que o analfabetismo, inclusive sob a forma de baixo nível cultural, é a causa mais remota deste e de outros problemas. Este é um dos piores legados da escravidão, e que ainda não conseguimos debelar como nação.

    Com uma população que entra ano e sai ano e não ler um livro, embora não exista lei que proiba ninguém de ler, será impossivel resolver certos problemas básicos mas que de solução complexa, como por exemplo, transformar a saúde pública em uma coisa sequer parecida com a prestação de serviço dos planos de saúde bem como revogar a lei do cão.

    Isto porque está constatado que não existe dinheiro no mundo que mude a natureza de um funcionário guarda de Treblinka, e até mesmo a melhora do salário será percebida por ele como um incentivo para sua conduta nazista, razão pela qual quanto mais se melhorar o salário dele mais se desentocará o tirano.

    Ou se critica e incentiva a população a querer ler e elevar seu nível cultural ou não revogaremos a lei do cão, pois só os governantes não são capazes de melhorar as condições para a solução de alguns problemas, a não ser que mande a EMBASA adiconar cianureto na água.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, acho que vc deveria entrar na turma dos inimigos, ótima sua colocação, cheguei a chorar de rir, mas é verdade tudo que vc disse.

    ResponderExcluir
  5. é uma grande ilusão da pequena burguesia acreditar que a educação (ou a leitura de um livro) será a grande panacéia que irá 'elevar o nível cultural', ou seja domesticar as "mentes" e os "corpos" dos carentes e excluídos...

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  6. A leitura de um livro não, de milhares.
    Você lê mal, escreve péssimo e tem a inteligência de uma ameba.

    O analfabeto é um pária, e ainda aparece um "libertário" defendendo está condição social para alguém. Vade retro... Veja o que a falta da leitura de uns livrinhos não faz...

    ResponderExcluir
  7. A anônima que comparou Alex a uma ameba deve estar histérica! Tome o lexotan, criatura. E aprenda a argumentar feito gente...Ou homem! Nossa, quanto histerismo, nega! És médica que não gosta de trabalhar ou empregada da prefeitura, cocota?

    ResponderExcluir
  8. Quem tem a inteligência de uma ameba NÃO é Alex, mas o que postou o comentário logo acima defendendo o analfabetismo, leia com calma rapaz, que pressa...

    ResponderExcluir
  9. anônimo(a),

    é tão prático transferir todas as responsabilidades para os excluídos não-letrados, pois dá uma tranqüilidade ímpar às nossas consciências de pequenos burgueses carentes de um espaço social de pertencimento...

    além de desviar atenção dos olhares curiosos sobre as nossas pessoas, visto que estamos com o 'bumbum' para cima catando as migalhas jogadas pelos donos do poder!!

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  10. Senhor Tavares,
    ninguém é livre sem ter responsabilidades, sem arcar com as consequência de seus atos. O analfabeto por opção não pode e não fugirá a esta regra.

    Não meça os outros por você, pois, ad exemplum, se vocçê for uma pessoa honesta vai achar que todos são honestos, o que não é verdade, como pode ocorrer o contrário. Se você está com o cú para cima recolhendo migalhas, não meça os outros por você, não é justo. Não é verdade?

    Desculpe-me mas este tipo raciocínio exposto por você é típico de pessoas que dão pouco valor à liberdade, que por consequência acreditam que o governo é o responsável por tudo e o cidadão só tem direitos e nenhum dever, por exemplo, não tem o dever de estudar, nem o de não sujar as ruas, nem o dever de não ser picareta, pois o Estado suprirá tudo. Como?

    ResponderExcluir
  11. anônimo__02,

    este seu raciocínio "euclidiano" (causa e efeito) não me assusta, pois tenho consciência de que o ESTADO só suprirá as necessidades dos parasitas que estão sugando em suas tetas...

    e, também, de que a "escola" oferecida por esse mesmo ESTADO só tem um objetivo, que é reproduzir ad infinito a exploração do trabalho alheio.

    portanto, os livros que forem lidos - mesmo que aos borbotões - pelos párias (excluídos) desta sociedade capitalista, que prima pelo egoísmo, só servirá para amansar a BESTA FERA que busca por liberdade política, igualdade econômica e fraternidade entre os despossuídos!!

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  12. Gostei Tavares, você tem idéias as defende bem, mesmo que eu não concorde.

    O marxismo, o liberalismo e o anarquismo sempre avaliaram o Estado como um desvalor, mas este enfoque está grandemente superado pois a coisa pública, a coisa de todos, terá que ser bem administrada seja na sociedade de base liberal, seja no socialismo marxista ou anarquista, e por esta razão não se pode negar que o Estado pode, e tem ampliado as ações positivas que beneficiam a todos ou aqueles que merecem uma proteção especial.

    Seu enfoque é puramente doutrinário-formal, e isto lhe priva de observar na realidade empírica dos grandes aglomerados humanos, os Estados nacionais, o quanto o Estado fez em infra-estrutura (estradas, aeroportos, energia, universidades públicas, habitações populares, sanemento básico) principalmente nos paises que adentraram o século XX com uma economia agrária, tais como Brasil, Rússia, Cuba, China, Vietnam, Peru.
    Estes paises através de suas classes e elites políticas utilizaram o Estado para impulsionar a a industrialização e proprocionar o acesso de grande parte de suas populações a produtos industrializados.


    Mas concordo com você: burocracias têm interesses próprios, e governos também, e podem ser vistos como um grupo de interesses, mas o problema é que não podemos nos livrar deles, além do fato de eles também serem constituidos para realizarem o interesses de todos.

    Acredito que nossa discordância é que você parte da certeza de que é possivel construir uma sociedade perfeita e eu não. Eu parto da idéia de que a grande parte das pessoas são destetáveis, pior que cascaveis, razão pela qual nunca existirá uma sociedade perfeita, o que não impede de lutarmos pela melhor possível.

    Parece-me que você acredita que pobreza é sinônimo de virtude, e eu não, bem como não acredito que riqueza seja sinônimo de qualidades, principalmente no Brasil.

    A última discordância é quanto ao conhecimento, que para você não tem nenhuma utilidade para os despossuidos, que ao que pude ver, e espero não estar distorcendo suas idéias, é um veneno ministrado pelos ricos e parasitas do Estado aos despossuidos.

    Neste aspecto repetirei uma frase de Marx:"A ignorância nunca beneficiou ninguém".

    ResponderExcluir
  13. Estou mais incliado às visões pragmatistas desse anônimo(são tantos por aqui!).

    ResponderExcluir
  14. todo governo ama patrocinar a miseria. miseria. miseria. miseria. e o ze povinho bate palmas para bolsa esmola, familia, inss, vale gas -- se sobrevivermos tem mais pao e circo em 2016.......

    MISERA. MISERA. MISERA..............
    QUEM VIVER VERÁSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  15. Que milagre que os PeTralhistas de serviço não se meteram nesta discussão. Eles ficam de plantão lendo tudo o que se escreve por aqui para melhor combaterem a livre expressão. Tudo o que for dito contra eles (se eles entendem) sucita reação imediata. Tristes tempos!
    Mas sem brincadeira, essa discussão foi ótima !
    S

    ResponderExcluir
  16. Anônimo S,

    você, verme que escreveu estas ofensas às pessoas do PT, saiba que tinha petista na discussão seu merda. E saiba que se você acha que tem o direito de escrever suas ofensas, igual direito os outros terão de devolvê-las.

    Aprenda a defender suas idéias, pois até agora ainda não vi você as expor; só vi tentativas de insulto. Todas as idéias sobre problemas sociais e políticos são importante, mostre as suas, se as tem.

    Não agrida e não será agredido. Bateu, levou, como dise o outro.

    ResponderExcluir
  17. Eis a minha opinião sobre a maioria das pessoas:

    Valhacouto de marginais! Filhos de meretrizes soezes! Sibaritas! Porcos nefelibatas! Corruptos corruptores! Ladravazes, ladroaços, ladravões e ladronaços! Mequetrefes! Vira-bostas! Apedeutos! Mefíticos! Mentecaptos! Rufiões! Cáftens! Proxenetas! Caraxués! Tuberculosos cerebrais! Boçais e boçaloides! Bunodontes! Peçonhentos! Relapsos! Contumazes! Mussaranhos! Obnubilados! Patetas! Patuscos! Pancrácios! Vacuns! Torpes! Insidiosos! Melífluos! Caras-de pau! Pérfidos! Falsos varões de Plutarco! Sepulcros caiados! Filisteus! Traidores! Sacripantas! Maquiáveis de subúrbio! Provincianos! Fariseus! Crápulas! Vândalos! Cafonas! Bregas! Gonorréicos! Disentéricos! Excrementiformes! Equinococos! Larvares! Alvares! Patetas! Bucaneiros! Bifrontes! Sofistas! Cínicos! Bufões! Merdosos! Sicofantas! Songamongas! Genocidas! Embusteiros! Parasitas! Coprófagos! Vampiros! Estupradores! Sodomitas! Prostitutos! Delinqüentes! Marginais! Narcotraficantes! Criminosos! Tintureiros de dinheiro! Rapaces! Predadores! Velhacos! Ali Babás! Nauseabundos! Prepotentes! Arrogantes! Preguiçosos! Furrecas! Jurássicos! Coliformes! Estelionatários! Bonifrates! Mambembes! Boquirrotos! Apocalípticos! Covardes! Vendidos! Comprados! Traiçoeiros! Formadores de quadrilha! Vendilhões! Cínicos! Mentirosos compulsivos! Abortos da natureza!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.