quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os escritores malditos e eu


Prefiro Nelson (foto) a Kafka

Ricardo Líper

O meu grande defeito, ou imensa qualidade, é não ser hipócrita.
Sempre gostei de escritores que críticos e professorinhas de todas as cepas torciam o nariz. Nunca suportei, com raras exceções, os decantados em prosa e verso por essas criaturas. E tenho um medo danado que os meus escritores prediletos sejam tocados por elas. Acho que quando elas os tocam e os transformam em teses acadêmicas os escritores apodrecem. Tudo que elas tocam apodrece. Tenho uma teoria de que críticos não gostam do que criticam. Isto é, os criticos literários não gostam de ler e os de cinema não gostam de cinema. Querem que o conto ou romance fale de filosofia. Reestruture formas narrativas. Seja arte engajada. Sei que isso de arte angajada, depois da queda da URSS, caiu de moda. Mas só um pouco. Foram obrigados a reconhecer os filmes de cow-boys que muitos deles, viam escondido. Gostavam, mas não diziam com medo de não serem considerado, eles, os críticos, cult. Gosto mais de Nelson Rodrigues, os seus contos, A vida como ela é, do que Kafka. Paciência. Reconheço todos os defeitos desses contos. O repetitivo dos temas, as gírias ultrapassadas. Mas não sou hipócrita. Gosto e muito. O que fazer? Gosto de Pitigrilli. As professorinhas não sabem quem é. Elas não gostam de ler. Que fiquem com Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Acho Chuva , de Somerset Maugham, uma obra-prima da literatura. Prefiro ele a Samuel Beckett. Prefiro Hitchcock a Godard. Acho mais profundidade em Janela Indiscreta do que em Cecília Meirelles. O que posso fazer? Devo ser muito burro. E não ter a inteligência suficiente para entender as sutilezas, filosóficas talvez, de um grupo de pessoas à espera de Godot... Ah! Esqueci de Bukowski, que gosto muito também. Só faria uma tese de doutorado, em literatura, sobre ele ou Cassandra Rios. As feministas nunca falam de Cassandra... Por que? Hem, hem, hem, hem? Não foi uma batalhadora? Não vivia perseguida? Não defendia as mulheres e sua autonomia? Não gostava muito de mulher? Sinto muito, mas não posso levar a sério quem é hipócrita.

Um comentário:

  1. ... o sexo, até em teoria, mete medo. Portanto foi necessário transvesti-lo em "amor", com todas as suas simulações, para que se tornasse palatável à sociedade!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.