terça-feira, 12 de maio de 2009
Ford: burra e suicida.
O painel é tudo... Mas vamos ver o preço suicida da Ford!
De ré ou de frente, superior aos concorrentes Gol, Palio e Corsa
Frente do novo Fiesta que chega ao Brasil no ano que vem
Tony Pacheco
Não é à toa que a Ford amarga, há décadas, o quarto lugar no mercado automobilístico brasileiro. E olhe que, atualmente, corre o risco de passar para o quinto lugar, pois a Honda está vendendo o Civic e o Fit com preços menores do que antigamente e em melhores condições e com a chegada do City (que deve chegar ainda em 2009), a Ford deve cair, mesmo, para o quinto lugar.
É lamentável, já que a Ford é a única montadora que se dignou a ter duas fábricas no Nordeste: a de Camaçari, aqui na Bahia, e a do jipe Troller, no Ceará.
O ERRO
O principal equívoco da Ford tem sido, ao longo dos anos, lançar veículos com design inovador a preço fora da realidade, mas, na mesmíssima categoria de outros da Volks, Fiat e Chevrolet, muito mais baratos.
Neste momento acontece isso com o Focus. Mais bonito e com design mais moderno que seus concorrentes Vectra e Astra (hatch e sedan); muito mais carro que o Polo da Volks; mais, muito mais, que Punto hatch e Punto sedan (Linea), da Fiat. Mas, por incrível que pareça, o veículo só é oferecido com motor a gasolina (é inacreditável, mas é verdade) e por um preço de Corolla da Toyota.
Resultado: o novo Focus simplesmente não vende.
O erro mais antigo é o do Fiesta. Desde quando começou a ser importado da Espanha que veio a um preço superior ao Gol (Volks), Palio (Fiat) e Corsa (Chevrolet).
Passou a ser fabricado no Brasil e a Ford achou que o Fiesta tinha que continuar sendo mais caro.
Resultado: o Fiesta vende menos que seus concorrentes das outras três grandes montadoras.
Um erro recente foi o EcoSport, fabricado aqui na Bahia. Lançado como uma novidade verdadeira: e é mesmo. Embora montado sobre o chassis do Fiesta, por sua suspensão alta e design de jipe de verdade, veio para criar um nicho que, até hoje, não tem concorrente (Palio Weekend e Crossfox são apenas automóveis adaptados).
A Ford começou pedindo pouco pelo EcoSport. Ficou meses e meses entre os 10 carros mais vendidos do Brasil.
Entusiasmada com o sucesso o que a Ford fez? Suicidou-se. Resolveu ir aumentando, aumentando o preço do jipinho e hoje em dia um EcoSport completo é mais caro que um Honda Civic ou um Toyota Corolla.
Resultado: o EcoSport desceu do oitavo, nono lugar entre os mais vendidos, para décimo quarto, décimo quinto... Ninguém quer um jipinho por preço de sedan de luxo.
O próximo erro deverá ser o novo Fiesta. Lançado recentemente na Europa, já vendeu mais de 1 milhão de unidades. É bonito pra caralho, como diria Ciro Gomes, nosso eterno candidato a Presidente da República.
Mas, por ser bonito demais, eu aposto 1 real de bigbig que a Ford deve lançá-lo o ano que vem no Brasil por um preço infinitamente superior aos seus concorrentes Gol, Corsa e Palio. Querem apostar?
Resultado: se não for lançado pelo mesmo preço dos concorrentes, o novo Fiesta, por mais bonito que seja, não vai vender.
É mesmo uma pena: por ser uma montadora “nordestina”, a Ford merecia melhor sorte. Mas sua política de mercado é tão equivocada que nem nós nordestinos damos a ela o primeiro lugar em vendas em nossa própria região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
... já que a exclusão sócio-econômica atinge uma parcela significativa da população mundial é muito estranho que a nossa sociedade possa fundamentar sua economia na produção de automóveis (objeto de desejo) e outras quinquilharias multicoloridas!!
ResponderExcluirCara
ResponderExcluirAdorei o seu comentário. Não sabia que você também dominava essa área.
Acho que a turma da Ford precisa ler para poder encontrar alguma solução para essa situação.
Concordo com a sua opinião sobre o belo design do Focus, que é um belo carro, por dentro e por fora.
Quanto aos preços, acho que a indústria automobilística brasileira tem preços salgados.
Eles alegam que a culpa é da carga dos impostos. No que têm um pouco de razão. Mas bem que eles poderiam ajudar um pouquinho e baixar esses preços.
beijos para todos os Inimigos do Rei.
Selma Morais