quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um blog contra o Controle Social

toNy pacHeco

Você já leu "1984", de Orwell? Já leu "A Sociedade do Espetáculo", de Guy Débord? Já leu "Mitologias" de Roland Barthes? Não?
Não tem problema.
Há um blog que trata do assunto controle social pelas classes dominantes de todos os tempos que vai levar você a uma reflexão fantástica sobre o tema: trata-se de

http://aeradopanoptico.blogspot.com

Acesse e participe, você vai gostar pra baralho.

4 comentários:

  1. Tava conversando sobre politica com minha nonna, e perguntei pra ela, o que ela achava do governo obrigar crianças de 4 anos a ir pra escola, ela me disse:
    Nonna - Comunismo né.

    Dai eu ja fiz uma segunda pergunta:
    Eu - E agora, a gente vota em quem.

    A minha nonna me respondeu:
    Nonna - Prefiro votar no tiririca pra presidente.

    ResponderExcluir
  2. continuação

    De facto, como observa Oliver Jones numa nova análise, as coisas não se apresentaram deste modo de forma alguma. A "extensa investigação do genoma" desde o ano 2000 não revelou qualquer "constituição genética" que predisponha algumas pessoas para o "êxito" e a riqueza e outras para a doença e a pobreza.

    "Agora sabemos", observa James, "que os genes desempenham um pequeno papel na razão para um irmão, uma classe social ou um grupo étnico ter mais probabilidade de sofre de problemas de saúde mental do que outro".

    O Journal of Child Psychology and Psychiatry apresentou exactamente o mesmo ponto num editorial do princípio deste ano. A ciência séria, declarava o editorial, agora concentra-se mais do que nunca "sobre o poder do ambiente" e "todos excepto os deterministas genéticos mais teimosos tiveram de rever o seu ponto de vista".

    "Os factores biológicos não existem num vácuo, hermeticamente selados de factores sociais e ambientais", acrescentou na semana passada o bioético Daniel Godlberg, da Carolina do Norte, num comentário sobre a nova análise de Oliver James. "Assim, mesmo a tentativa de separar o biológico e o social não faz o mínimo sentido".

    Assim, o que faremos com o nosso novo entendimento da genética? Como podemos construir sobre o que agora sabemos a fim de ajudar a moldar sociedades mais saudáveis? James está a sugerir uma sequência de três passos.

    Primeiro, aconselha o psicólogo, vamos "criar uma sociedade na qual o máximo de oportunidade para uma vida mentalmente saudável e realizada seja mais importante do que enriquecer uma minúscula minoria". Segundo, vamos "colocar o atendimento das necessidades das crianças, especialmente as mais pequenas, à frente de todas as outras prioridades".

    E, terceiro, vamos cultivar (nurture) as condições sócio-económicas que maximizam a saúde mental. James explica: "Isto significa criar maior igualdade económica, condições de trabalho muito mais seguras, muito maior flexibilidade de emprego para pais de crianças pequenas e uma semana de 35 horas".

    Temos, reconhece James, "nem uma mínima possibilidade de algo disto acontecer até que os políticos entendam o que a ciência está a dizer-nos".

    Os cientistas podem precisar de falar mais alto. E o resto de nós? Podemos precisar ouvir mais atentamente.

    [NT] Affluenza: União das palavras affluence (riqueza) e influenza (gripe), significando o desejo extremo de obter bens materiais ou o sentimento de insatisfação e ansiedade provocado pela busca obsessiva e incessante para obter sempre mais.

    O original encontra-se em http://www.toomuchonline.org/tmweekly.html

    Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

    ResponderExcluir
  3. Só oligofrênico da extrema direita ver comunismo em creches para crianças carentes ou em escolas de tempo integral em áreas com baixíssimo IDH.
    O pior: estes mentecaptos encontraram guarida e apoio em um blog de supostos anarquitas.

    ResponderExcluir
  4. pro oligofrênico-esquerdoide-cabidoide-CUmpanheirocrata acima


    Existe uma diferença entre:

    1-O governo ser obrigado a fornecer um serviço pro povo:
    -saude
    -segurança
    -educação
    -assistencialismo no estilo noruegues (o assistencialismo dos ptralhas é feito em doses homeopaticas e os ptralhas dizem que foram eles que inventaram o assistencialismo, eles dizem que o mundo todo quer copiar a ideia deles, no mundo totalitarista dos ptralhas a Noruega não existe.)
    -tributação progressiva.
    etc

    2-O governo obrigar o povo a usar um serviço:
    -ignorar referendos e plebiscitos, mesmo sabendo que a maioria das cidades no interior do bananal não tem segurança publica.
    -sequestrar crianças de 4 anos.
    -impedir os pais de disciplinar os filhos.
    -impedir a educação em casa (a educação em casa é perfeita pra quem mora no campo e é muito melhor pra quem mora na cidade onde existe bullying, agressões, estupros de meninas nos banheiros...)
    -obrigar a pagar o imposto sindical pra manter os carrões e mansões dos amiguinhos pelegos dos ptralhas.
    -tributação regressiva.
    -bolsa-banqueiro, é um tipo de manipulação financeira de agiotagem, praticada no bananal, pra distribuir o lucro dos juros nas cuecas e meias.
    etc

    ---------------------------------------------------

    Veja com seus proprios olhos

    Menina estuprada no banheiro da Escola em São Paulo
    http://www.youtube.com/watch?v=HvLwQznPdzQ

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.