sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mesma paisagem, mesma promessa

Alex Ferraz


Vejo de relance na TV uma repórter conversando com moradores da invasão de Saramandaia, localizada em pleno centro econômico de Salvador, atrás da Estação Rodoviária e da sede do Detran. As pessoas, quando não estão seminuas (crianças, inclusive) e descalças, cobrem-se com trapos ou antigos abadás de Carnaval e calçam surradas sandálias de borracha com furo no dedão. Como pano de fundo, casebres e, no máximo, casas toscas, com paredes também nuas, no tijolo vivo, notoriamente "armengadas", em ruas de terra batida. É sempre assim, em praticamente todo o País - como especial ênfase no Norte e Nordeste -, quando se mostram os bairros pobres e suas tragédias, inclusive na perifeira da capital federal.

Na verdade, devo dizer que tem sido sempre assim, há décadas. Começa mandato, vence mandato, de prefeitos, governadores, presidentes, de qualquer partido, de qualquer ideologia (e ainda existe ideologia?), lá estão os miseráveis, em número cada vez maior (viu-se recentemente que, em Salvador, nascem cerca de mil crianças por mês nas maternidades que atendem o pessoal de baixa ou nenhuma renda).

E sempre acontece o Criança Esperança, sempre há campanhas e ONGs anunciando que vão amenizar a miséria, sempre há candidatos, os quais sempre fazem as mesmas promessas básicas: emprego e renda, segurança, saúde e educação públicas para todos.

E nunca se vê, claramente, uma redução da miséria, a não ser nos mirabolantes cálculos e percentuais do economês boçal, papagaiado por uma parte da mídia, mostrando que os R$ 30 ou R$ 40 a mais no salário de uma multidão de trabalhadores subassalariados formam, aí sim, uma bonita cifra de bilhões "injetados na economia".

Tenho uma opinião formada sobre a causa desta eterna miséria: ao longo de décadas, diria mesmo que desde que o voto foi instituído neste país, os candidatos precisam ter uma plateia zumbi, pobre a ponto de festejar um saco de cimento ou alguma migalha mensal, e sempre precisando depositar esperança nas promessas de segurança, saúde, educação, geração de emprego e renda...Infelizmente, é uma plateia de tal forma alienada, de tal forma deseducada, de tal forma calejada com a miséria, que nunca pensou, não pensa e duvido que pensará em reagir à altura. A não ser quando aparece alguém para arregimentar a horda, com fins eleitoreiros, até o momento em que vence o pleito.

A partir daí, o circulo vicioso continua.

7 comentários:

  1. É isso aí Alex. Resuimiu 500 anos de historia em poucas linhas. assino embaixo.

    Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE...

    sem tirar nem pôr, concordo plenamente:

    a política brasileira é um circulo vicioso gerador de misérias!!

    chega de buscar salvadores da pátria amada, mãe gentil.

    a nossa saída é a AÇÃO DIRETA na luta contra a burguesia, os burocratas, os milagreiros etc...; a AUTOGESTÃO da economia; a AUTONOMIA das organizações representativas; o FEDERALISMO políticos dos agrupamentos territoriais.

    isso sem os atravessadores (políticos profissionais) que só buscam por um quinhão maior na partilha do botim!!

    ResponderExcluir
  3. A legião de pedófilos proibiu a camisinha, e o sapo-cururu paga mais migalhas pra quem tiver mais filhos. No Brasil as pessoas ainda pensam que são obrigadas a ter filhos, muitos filhos.
    Porra!!! O planeta ja passou do limite, não da mais, não cabe mais ninguém.

    Os totalitaristas vermelhos são contra a preservação da naturea, e os pedofilos idolatras ficam quietos. Assim o mundo todo vai sendo rapidamente destruido......

    ResponderExcluir
  4. Os bandidos da extrema direita, os ratos de esgoto da política tomaram conta deste blog, basta observar a linguagem.

    Trite fim é o destes supostos anarquistas...

    ResponderExcluir
  5. A legião de pedófilos proibiu a camisinha, e o sapo-cururu paga mais migalhas pra quem tiver mais filhos.
    FATO!!!!

    O planeta ja passou do limite..............
    FATO!!!!

    Os totalitaristas vermelhos são contra a preservação da natureza
    FATO!!!!

    ResponderExcluir
  6. Para anônimo comunista
    Não tenho procuração para falar em nome dos blogueiros, mas deixe eu te explicar:
    1)Anarquistas defendem liberdade total, ausência de Estado, de tiranos de plantão, de “líderes carismáticos” que encantam multidões apenas para acumular poder (A Alemanha dos anos 1930 e o Brasil atual que o digam);
    2)Socialistas / Comunistas defendem governos fortes, centralizados, ausência total de liberdade de expressão, ódio a quem pensa diferente, perseguição a homossexuais, etc. Você ainda quer que anarquistas defendem um regime que matou 100 milhões de pessoas no século passado.
    Entendeu ou quer que titio desenhe ?
    PS: Bandido e rato de esgoto , para mim, é quem: a) esconde dólar na cueca b) pratica o mensalão c) trafica influência na Casa Civil d) Coloca bicheiro para trabalhar na Casa Civil e) quebra sigilo bancário de caseiro f)usa a Receita Federal para espionar adversários g) O filho recebe 15 milhões de reis de uma concessionária de serviço público h) Pega dinheiro de bandido para comprar dossiê falsificado contra adversários i) paga a marketeiro em paraíso fiscal no exterior...UFA, se continuar, vou facinho até o Z..

    ResponderExcluir
  7. CUmpanheirocratas-golpistas-totalitaristas atacam no Equador:

    "Correa enfrentou um forte protesto de policiais após decidir retirar uma série de benefícios econômicos dos militares e da polícia, dentro de seu plano de austeridade e enxugamento do setor público. O governo decretou estado de exceção depois de denunciar que enfrenta uma tentativa de golpe de Estado."

    Fonte:
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/10/para-lula-tentativa-de-golpe-no-equador-foi-burrice.html

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    to rindo da declaração do sapo-cururu

    Existe uma diferença entre:

    1-O governo ser obrigado a fornecer um serviço (saude, segurança, educação etc).

    2-O governo obrigar o povo a usar um serviço (ignorar referendos, sequestrar crianças de 4 anos, etc).

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.