segunda-feira, 29 de março de 2010

Três presentes para Salvador

Esta será a magnífica vista se for construído o mirante na Rua Plínio de Lima.


tony pachecO

Hoje é o aniversário de 461 anos da capital baiana. Não nasci em Salvador. Meu amor pela Bahia nasceu na infância, vendo na TV e em revistas as imagens belíssimas daquela Salvador dos anos 1960 e 1970, e, também, claro, por idolatrar, na época, Gal, Bethânia, Gil e Caetano e desejar conhecer de onde vinham aquelas criaturas encantadas e encantadoras (depois fui ver que não eram, assim, uma Brastemp...).
Se fosse um empresário riquíssimo como esses que se vê na lista da "Forbes", eu faria os três presentes e entregaria a Salvador, como não sou (ainda, kkkkkkkkkk), dou o projeto ao governador Jaques Wagner e ao prefeito João Henrique para ver se eles providenciam:

1. Mirante da Rua Plínio de Lima - é a rua que liga o Bonfim ao alto da Pedra Furada. Neste sentido que estou falando, do lado esquerdo, há um vão enorme, que oferece uma das mais lindas vistas de Salvador. Levei ali minha mãe quando ela veio a primeira vez na Bahia. Era noite e ela ficou encantada. É o que os americanos chamam "skyline". Você vê Salvador, principalmente à noite, sob um ângulo inusitado. Mas tem que parar o carro na pista, o que é perigoso. O que seria a obra: apenas um mirantezinho que permitisse às pessoas, em segurança, observar e se deliciar com um visual que não é dos cartões postais aos quais estamos acostumados, mas é deslumbrante. Deslumbrante, mesmo!

2. Mirante da Rua São Francisco - é a rua que liga a Ponta do Humaitá ao alto da Pedra Furada, perto do local anterior. Há um pontilhão no meio do percurso que dá para a Baía de Todos os Santos, com vista para as ilhas de Itaparica, Frades e Maré. É esfusiante a visão.

3. Mirante do Largo de Santo Antônio Além do Carmo - logo após o Forte da Capoeira há um grande terreno baldio, cheio de mato, que seria a cereja-do-bolo dos meus presentes para Salvador. Seria um mirante absolutamente magnífico, com vista para o Porto de Salvador, Cidade Baixa e as ilhas ao fundo, algo de deixar o Mirante da Praça Municipal no chinelo. Este presente viraria ponto obrigatório de ônibus de turismo.

Seriam obras bobinhas, apenas concreto e alguma obra-de-arte no estilo balaustrada para enfeitar. Mas nada que a Conder (estado) ou Desal (prefeitura) não pudesse fazer em poucos dias. Não seriam destas obras que se dizem "l bilhão do ministério tal e qual". Seriam três obras baratas que falariam muito do amor a Salvador por parte de quem as fizesse.
Quem se habilita?

7 comentários:

  1. quem vai adorar esses mirantes privilegiados serão os sacizeiros de plantão...

    ResponderExcluir
  2. VCS DO INIMIGO OU BEBEM OU SÃO AMALUCADOS OU AINDA SEQUELADOS OU SURTARAM SO PODEMEM ANO ELEITORAL TENDO QUE ARROMBAR O COFRE OU IMPOSTAR TAXAR O XIXI ALHEIO PARA ARRANCAR DINHEIRO DO POVO MIJAO VCS VÊM COM ESTA PROPOSTA E AINDA DIZ QUE É PRESENTE PARA SALVADOR TAO TOMANDO O CHÁ É OU OUTRO ALUCINÓGENO EU TB QUERO...............

    ResponderExcluir
  3. ... esqueceu da ponte salvador/ itaparica???

    ResponderExcluir
  4. Sancta simplicitas!
    Como querer que a administração pública se interesse por obras baratas? Justamente por precisar de um investimento mínimo essas - e outras - regiões da cidade estão e ficarão ás moscas. É a lei do mercado... das obras públicas.
    Sergio G.

    ResponderExcluir
  5. Você fala tanto em oligofrenia e o oligofrênico parece que é você. Tony, acorda rpz, pol[itico não quer obra barata do tipo destas aí.
    Tem que ser coisa de bilhões mesmo, como ponte de Itaparica-Salvador, ponte sobre Pituaçu e estas paradas pra que eles possam ROUBAR MUITOOOOMUITO MUITOTOTOTMTTOTOMCMSCKkmvdmmvsDMVDDKWQOIDMC

    ResponderExcluir
  6. DEIXEM EU FALAR SENAO ENLOUQUEÇO NAO FIQUEI CURAADOOOOOOO AINDA.SO UMA COISINHA EU VOU EU VOU......EU VOU FALAAAAAARRRRRRRRR........PODEM FAZER ESTAS OBRAS SIM PENSANDO BEM TEMOS UMA SAIDA SEM SER O AEROPOORRTO ACM SABE QUAL .É SO SUPERFATURAR A OBRA MEU CHAPA.QUE CARAS PÁLIDAS.ORA.....ORA...ORA BOLAS.........VCS CONTINUAM SE METENDO EM TUDO E EU DAQUI ´S URUBUSERVANDO VOU ENTREGÁ-LOS TA CHEGANDO A HORA E NÃO SERÁ UM BEIJO .ADIVINHEM.............

    ResponderExcluir
  7. Não fica dando estas idéias prá os canalhas não... daqui a pouco aparece projeto prá construir uma ponte/viadutão ligando Pedra Furada e Largo de Roma... e eu perco o sossego de poder passear/caminhar pela bela e aprazível Itapagipe.

    bjs, Ana Maçaranduba

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.