domingo, 28 de março de 2010

Só os idiotas pensam que governarão para sempre




TonY pAcheCo


A oligofrenia é uma doença da qual quem é acometido não pode se livrar, pois consiste, justamente, na incapacidade de aprender com a experiência.
Faço esta observação inicial ao começar a ler alguns pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos que o governo do PT propõe (com alguns excelentes pontos, que analisarei pormenorizadamente depois) para controlar a imprensa, tema dos piores pesadelos de meu amigo Alex Ferraz.
Neste domingo, às 11h33min da manhã, acabo de ver o filme "A Vida dos Outros", produção européia que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Conta a história de uma atriz e de seu companheiro escritor teatral (dramaturgo) durante os últimos anos da ditadura stalinista na hoje extinta Alemanha Oriental, país então dominado por um aparato de serviço secreto composto de mais de 200 mil espiões que vigiavam a vida dos alemães da RDA.
Pouco tempo depois dos fatos narrados no filme, o Muro de Berlim cai e tudo vem à tona, com o novo governo democrático abrindo todos (absolutamente todos) os arquivos confidenciais, segredos de Estado, contando os absurdos, hora a hora, a que eram submetidos os cidadãos pelo governo marxista-leninista que tinha a Stasi (polícia secreta) como instrumento maior de dominação.
Neste momento em que, no Brasil, na Venezuela, no Equador e na Bolívia (em Cuba, mais do que em qualquer lugar, este inferno existe desde 1959) se tenta estabelecer um Estado totalitário, que "administra" nossas vidas, decidindo o que devemos ver, o que devemos ler, o que devemos sentir e o que devemos ser, é bom que o máximo de pessoas possível tenha conhecimento deste filme: "A Vida dos Outros".
Mas, a lição maior que ficará ao final (o fim do filme é belíssimo, não conto os detalhes, mas a demonstração de como podemos reagir, sob qualquer ditadura, por mais feroz que seja, é absolutamente lindo) é que todo ditador é PATÉTICO.
Os ditadores e aprendizes de ditadores são oligofrênicos, pois são incapazes de apronfundarem seus estudos da História e verem que nunca em tempo algum os que mantiveram ditaduras conseguiram calar todas as pessoas. Todas as tiranias caem, mais dia menos dia. A de Castro, em Cuba, cairá antes de ele morrer. Depois que vi as mães dos prisioneiros políticos enfrentando os acólitos dos irmãos Castro nas ruas de Havana há poucos dias, vi em minha frente las Madres de la Plaza de Mayo, que enfrentaram os generais neonazistas da Argentina e finalmente conseguiram colocar alguns deles na cadeia e desmoralizar a ditadura fascista que tentou matar a alma argentina.
Os patéticos idiotas não entendem que mesmo que consigam estabelecer uma tirania, ela durará pouco, como durou pouco a dos generais daqui. Aliás, vendo este filme eu me pergunto: por que até hoje, depois de sete anos no poder, o PT não deu ao público o direito de ter acesso aos documentos da repressão da nossa ditadura militar? Será por que pretendem utilizar, no futuro, os mesmos métodos do regime do Primeiro de Abril de 1964?

Não deixem de ver este filme: "A Vida dos Outros". Está em todas as locadoras. Só os pirateiros não têm, pois não é um filme tipo Hollywood. Mas é belíssimo. Um libelo em prol da liberdade.

3 comentários:

  1. cioran:

    “Não são os males violentos que nos marcam, mas os males surdos, insistentes, toleráveis - aqueles que fazem parte de nossa rotina e nos minam meticulosamente, como o tempo”.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre tonyu seus posts são perfeitos e com conteudo
    Ronaldo Casali

    ResponderExcluir
  3. eu vou seguir com fé que todos eu todos os tiranos ditadores junto com seu capitalismo selvagem e/ ou socialismo mentirosos cairão ah se cairao...................

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.