sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre imperadores. Do futebol e de Roma.

Antínoo, paixão do imperador Adriano, de Roma, transformado em deus por este último.


tonY Pacheco

Com as raríssimas exceções de praxe, quem é obcecado por esportes (não só futebol) sofre de uma brutal alienação em relação a qualquer coisa inteligente.
O nariz-de-cera é necessário ao ver as peripécias do atleta Adriano, O Imperador, do time de futebol Flamengo, do Rio de Janeiro e como a imprensa esportiva brasileira o trata.
Envolvido com comunidades de traficantes de drogas e de armas (segundo as notícias que vejo quase todos os dias), espancamento de mulher e "otras cositas mas", Adriano foi apelidado pela mídia esportiva européia de O Imperador, pois lá, no Velho Continente, mesmo a mídia esportiva é obrigada a ter um mínimo de formação acadêmica. Só que os coleguinhas nem têm idéia de quem foi o Adriano verdadeiro, o de Roma...
A ligação entre Adriano, o jogador de futebol, e Adriano, o imperador de Roma (que viveu até 138 d.C.), foi feita pela imprensa esportiva européia por causa do destemor do atleta, lembrando a coragem do imperador Adriano ao enfrentar seus inimigos, dizimando-os sem dó nem piedade ou cooptando-os descaradamente.
Só se esquecem que também foi o imperador Adriano que restaurou em Roma as religiões politeístas de matriz helenista (mistura de deuses romanos, gregos, egípcios etc.).
Também esquecem que, por isso, Adriano restaurou também o costume helenista de o homem maduro ter um ou mais jovens do sexo masculino no seu séquito. E em sua cama...
Assim, Adriano, o imperador de Roma, apaixonou-se por Antínoo, jovem descendente de gregos da Bitínia (hoje, Turquia), de beleza estonteante (há estátuas suas em vários museus da Itália, França, Grécia e outros países), que passou a ser amante oficial de Adriano até 130 d.C., quando Antínoo se ofereceu em sacrifício à deusa Osíris, no Rio Nilo, como forma de tirar Adriano da severa crise de saúde e política que sofria então.
O desespero de Adriano foi tamanho que declarou Antínoo deus e ergueu templos em honra a ele por todo o Império Romano.
Talvez, por aí, diria um psicanalista de botequim, se explique o gosto do outro imperador, o atleta, pelo espancamento de mulheres. Ou não.

7 comentários:

  1. Excelente paralelo!
    Quais informações o jogador Adriano e milhões de rapazes brasileiros possuem?
    Tiveram péssimo Ensino Fundamental e Médio. Este último com nível abaixo do antigo Ensino Primário, dos Grupos Escolares.
    TVs abertas ministrando lavagem cerebral através de Programas Neopentecostais, Big Brother Brasil, e de comentaristas esportivos ignorantes.
    TVs por assinatura (canal Fox Life) mostrando um psicólogo chamado Dr. Phil, uma caricatura que se enquadraria no saudoso TV Pirata (1988-92).
    O Gayismo lobotomizando cabeças de homens homossexuais através de valores e estéticas duvidosos e reacionários.
    Não há salvação, a barbárie chegou para ficar!

    Saudações!
    espartanodefato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. língua ferina...

    o moço está em crise de identidade:

    ser ou não ser, eis a questão!?!

    ResponderExcluir
  3. onde falta o amor, falta o amor.
    ONDE FALTA DEUS, FALTA TUDO............

    ResponderExcluir
  4. e quando falta o papel higiênico, melamos os dedos de merda.....

    ResponderExcluir
  5. aléluia, irmãos!!

    e quando falta o papel higiênico, melamos os dedos de merda...

    ResponderExcluir
  6. herege...........herege..........herege........

    vais sentir eternamente e pagar o preço daS tuas heresias.............mesmo assim no amor do pai JESUS te ama e eu tb.sejas quem for e o que fores DEUS PODE TE PERDOAR E EU TBEMMM................

    ResponderExcluir
  7. quem é o ADRIANO IMPERADOR DO FLAMENGO??????????

    KKK KKK E OS CARTOLAS ESTARÃO GANHANDO ALGUM COM TODA ESSA HISTORIA ???EU ACHO QUE NÃO E VCES...????

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.