quarta-feira, 3 de março de 2010

Notícias da Terra da Felicidade

Novo Mercado de S. Miguel e passarela do arquiteto Lelé: eu quero sim uma nova Salvador. Não gosto da favelização atual de Salvador. Ponto.


TOny PAcheco

1. INSEGURANÇA pega a mulher do PM-segurança de Wagner

O governador Jaques Wagner/PT insiste em dizer que não há um clima de faroeste na Bahia. Mesmo com tráfico dominando bairros inteiros de Salvador. Mesmo com matanças em Vitória da Conquista. Mesmo com quadrilhas roubando bancos e cidades inteiras no interior. Mesmo com baianos da capital não tendo mais coragem de sair à rua à noite. Mesmo assim, o governador tem direito a não ver, afinal, é candidato a reeleição e não pode confirmar o que todo mundo vê, a criminalidade tomando conta do estado.
Mas, agora, que a mulher do capitão PM que faz a segurança de Wagner foi morta e sequestrada, a pergunta que não quer calar é: Sr. Governador, existe ou não um clima de insegurança generalizada na Bahia?

2. A CONSPIRAÇÃO dos Inimigos do Futuro de Salvador

Tenho lido as diversas manifestações daqueles que não querem que o prefeito João Henrique/PMDB sequer apresente projetos (os 22 projetos do plano Salvador Capital Mundial) sobre o futuro da capital baiana.
E nesta fogueira de vaidades e oligofrenias, lembrei-me de uma das frases mais inteligentes que já ouvi sobre a natureza dos baianos. Foi Mário Kértèsz quem o disse: “Baiano gasta 100 pra não deixar você ganhar 1”.
Outro baiano ilustre, o empresário Joacy Góes, de quem fui empregado na “Tribuna da Bahia”, de 1978 a 1981, escreveu um livro inteiro sobre a inveja, sentimento tão presente no nosso cotidiano desta Boa Terra que me adotou, mas que, por mais que eu ame, não me tirou o senso crítico a respeito do que há de pior nela.
Assim como bloguei aqui uma simpatia sem limites pela iniciativa do governador Wagner/PT de pretender construir uma Ponte Salvador-Itaparica, tenho simpatia idêntica pelos planos do prefeito. Não há senões. Apóio incondicionalmente a ponte do governador e os planos de João.
Apóio sem nenhum senão a iniciativa do prefeito João Henrique/PMDB de querer planejar a Salvador Capital Mundial, que nos daria a chance de retomar a dignidade perdida a partir dos anos 1980, quando a capital começou a se transformar num favelão que promete nos afundar a todos, pobres, ricos e remediados, nos próximos anos, se não for tomada alguma medida, como este plano do prefeito. É um pontapé inicial.
Sou freudiano ortodoxo: não suporto inação, não suporto saudosismos piegas. Mudanças são saudáveis, mudanças são necessárias. Sectarismo e inveja são sintomas de distúrbios mentais. Xô!
Que venha a nova Salvador, embora minhas simpatias naturais sejam por partes do projeto: a nova Cidade Baixa, o novo Mercado São Miguel e a passarela de Nazaré ao Pelourinho (simplesmente genial).

3. TURISMO TOTAL

Depois da notícia do possível fechamento do 5 estrelas mais charmoso de Salvador, o Hotel da Bahia, leio na coluna de Emmerson José, no “Correio” de hoje, quarta-feira, que Salvador agora só tem um vôo direto pra Europa: o da TAP para Lisboa.
A Emmerson eu digo: podemos não ter vôos pra Europa, querido amigo, mas discurso de dirigente da área turística dizendo que estamos no melhor dos mundos, ah!, isso temos demais. As “ôtoridades” dizem até que vieram 500 mil turistas para o Carnaval quando todos sabem que não temos nem 40 mil leitos na rede hoteleira da capital...

5 comentários:

  1. sonhar não faz mal ninguém e é de graça...

    promessas de campanha:

    1. o metrô, para onde vai?????

    2. ligação br 324 ao porto de salvador, para onde foi?????

    3. ponte interligando salvador à itaparica, me belisca que eu acordo!!!

    ResponderExcluir
  2. existe um ditado popular, muito antigo, que diz:

    uma martelada no prego outra na ferradura!

    ResponderExcluir
  3. o peixeiro vende peixe;
    o açougueiro vende carne e
    o assessor de imprensa vende...


    sonhos/ delírios/ fantasias/ quimeras!!!

    ResponderExcluir
  4. estamos sem projetos......sem opçao ....sem esperança.....sem governo.........desgovernados e a deriva vamos continuar até qdo meu DEUS...............

    ResponderExcluir
  5. tem crescido assustadoramente o número de favelas em ssa...

    e a solução encontrada será construir uma ponte ligando ssa. à itaparica, bata-me um abacate!

    mas com pouco açúcar, faz favor!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.