quarta-feira, 31 de março de 2010

Chapa-branca: a mídia comprometida

Joelmir garante: Jesus existe, Krishna existe. É o jornalismo descobrindo é coisa...




tony pachecO


Jornalista comprometido já se tornou tautologia no Brasil e na Bahia, então, nem se fala. Mas alguns casos chegam a ser irritantes.

Vejamos dois casos recentes:

1. O RELIGIOSO - Na última terça-feira, enquanto o mundo científico se refestelava na informação de que o acelerador de partículas da Suíça finalmente fez uma experiência que deu certo no caminho da compreensão de como o Universo apareceu, principalmente, a matéria no Universo, o jornalista Joelmir Betting tomou de assalto o Jornal da Band na TV para informar ao distinto público que a experiência era uma "prova de que Deus existe".

Sr. Joelmir, Deus existe. Claro que existe. Se está na cabeça de várias pessoas, existe. Coelho da Páscoa também existe, na medida em que milhares de crianças mundo afora acreditam piamente nele e, mais, o vêem, falam com o Coelhinho.

Lamentável que jornalistas que fizeram um nome duramente conquistado joguem seu final de carreira no lixo desta maneira (sem nenhum demérito para o lixo kkkkkkkkkkk).



2. O CEGO, SURDO E MUDO - A mídia amestrada baiana comemorou o aniversário de Salvador na segunda-feira como era esperado dela, toda dependente de anúncios oficiais. Nem rádio, nem TV, nem blogs, nem sites de notícias, muito menos os jornais impressos fez um levantamento das misérias que transformaram Salvador numa sucursal do inferno: de cada 10 cidadãos soteropolitanos, 7 moram em áreas degradadas. Nenhum órgão da mídia se dispôs a fazer um vôo de helicóptero pela cidade para ver a desgraça em que se transformou Salvador a partir da Lapinha, passando pela Liberdade, Largo do Tanque, Fazenda Grande, São Caetano, Pirajá, todos os bairros da Suburbana, Águas Claras, Calabetão, Palestina, Castelo Branco, Pau da Lima, Cajazeiras, Mata Escura, Mussurunga, São Cristóvão, Km 17, Malvinas, Saramandaia, São Gonçalo, Calabar, Alto das Pombas etc. etc. etc. etc. Eu perdi o amor a 400 reais e fiz este vôo. É estarrecedor. É pior que ficar em cima de trio elétrico do Chiclete no Carnaval: só se vê miséria.
Mas a mídia amestrada não tem 400 reais. Não.
Jornalistas e veículos só viram o Circuito Helena Rubinstein, que vai da Marina da Contorno até Itapoan. A Salvador do oba-oba, do acarajé, das baianas trajadas de branco, olêlê, olálá!
Insegurança, violência, bairros inteiros administrados por quadrilhas de traficantes, impossibilidade de andar nas ruas à noite, desemprego crônico que arrasa vidas de mais de 400 mil pessoas, nada foi mostrado.
É, assim, nem precisa de Diário Oficial, TV Brasil, TV Educativa e outros órgãos oficiais. A mídia só vê os problemas sociais se puder aproveitá-los para ganhar dinheiro com anúncios (caso dos programas de desgraças dos pobres).

Em Tempo, como dira meu amigo Alex: o jornal A TARDE, a bem da verdade, foi o único veículo da mídia baiana que publicou uma foto das favelas de Salvador no dia 29 (a ocupação irregular das encostas que compromete o futuro de toda a cidade) e tocou em alguns problemas. De leve, mas tocou.

Errei feio: escrevi no post que era Boris Casoy que tinha dito que descobriram a prova da existência de Deus. Mas foi o Joelmir Betting. Obrigado ao Anônimo que corrigiu meu erro brutal. Bem, nem tão brutal assim. O Boris não gosta de lixeiros (a rua dele deve ser uma imundície só kkkkk) e o Joelmir acredita que tem provas da existência de Deus. Os dois se merecem.

7 comentários:

  1. as matérias publicadas sobre a cidade do salvador e seu respectivo aniversário já chegaram prontas...

    é para isso que serve as assessorias de imprensa da prefeitura e do governo do estado, portanto é um tal de copiar & colar e bola prá frente que é ano eleitoral!

    ResponderExcluir
  2. com esse acelerador de partículas os cientistas estão reproduzindo o "pum" de deus, o senhor de todas as atrocidades (hitler, stalin fidel, mussolini, pol pot e pinochet; suharto, chávez etc)...

    ResponderExcluir
  3. Alem DE ser ano eleitoral - esses jornalistaszinhos são gazeteiros e não podem falar mal de ninguem - nem a verdade - porque senão morde a boca e não mais frequentarão os shoppings da metrópole maltratada e eu que paguei com meus impostos a faculdade destes abutres e as raras exceções onde estao nao estarão no ar condicionado....não se calem falem...falem...opinem mesmo ..não há mal em opinar desde que seja para elevar o ser humano ...façam a catarse...falem mesmo a verdade ..sem medo...sem ofender e se ofender ponte que partiu...já foi..mas nao sejam omissos por que já pagamos o preço já nos falta tudo saude educação tudo entao o que importa... vai faltar o que agora...falem por favor........por caridade.........acredito que só vai piorar para os omisssos interesseiros ... mas a página vai mudar ..aguardem com fé...........e quanto aos jornalistas que não acreditam em DEUS como este acima partir de hoje eu não vou ler nem postar mais nas suas matérias......... HERESIAS...SÓ HERESIAS.................

    ResponderExcluir
  4. Os bloggs também tem seus problemas graves...
    especialmete quando distorcem a realidade..Quem afirmou que a experiência do acelerador comprova e existência de Deus não foi o Boris Casoy. Foi o Joelmir Beting. Eu vi....

    ResponderExcluir
  5. ENTREI SO PARA DESEJAR A VCS HEREGES UMA FELICISSIMA PÁSCOA. BJOS AMO VOCES PQ CREIO QUE DEUS OLHA E VELA POR VCS TAMBÉM...........BJOS..BOA NOITE.......

    ResponderExcluir
  6. Botem pra fuder.só vocs falam o que a gente pensa.

    ResponderExcluir
  7. Tony seu texto é perfeito sobre Salvador! será que a grande mídia viu? vc deixou escapar um errinho até perdoável Itapuã saiu como se você a TV, deve ser influência da dita cuja! que emissorazinha chapa!!! afeta até nossas ideias, agora sem acento!!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.