segunda-feira, 18 de maio de 2009

O perigo da re-reeleição

Alex Ferraz
Há pelo menos dois anos Lula vem gestando um esquemão para um terceiro mandato consecutivo, através de emenda constitucional.

Esta é a verdadeira carta na manga do presidente, e que agora vem sendo posta à mostra diante da constatação cada vez mais clara da antipatia de Dilma Rousseff perante o eleitorado, situação agravada pelo câncer da ministra (a doença pode até sensibilizar parte do eleitorado, mas deixa a candidatura ainda mais fraca diante das incertezas quanto ao futuro de Dilma.

Bem, mexer na Constituição para continuar governando é um precedente escandaloso. Custo a acreditar que esta dita esquerda, que tanto lutou (sic) pela Constituição dita soberana de 1988, vá agora meter a mão na lei maior do País com o único fito de manter-se no poder por mais quatro (ou oito, ou 12, ou 16...) anos.

Mas é o que será cinicamente tentado, via plebiscito no qual certamente dezenas de milhões que vivem de esmolas do Bolsa Família ou sorrindo para as paredes porque ganharam a promessa de casas sem prazo (!) e meia dúzia de geladeirinhas fuleiras por R$ 120, dirão sim a tudo que Lula propuser.

E tudo isso porque cerca de 80 mil petistas, muito bem arrumados no governo, se recusam e largar o osso.

Delineia-se um futuro sombrio para a democracia brasileira.


VADE RETRO!

A propósito, no dia 26 deste mês Lula deverá encontrar-se com Hugo Chávez, o ditador venezuelano. O encontro será na Bahia. Coitados de nós, baianos, que teremos o desprazer de testemunhar a besta armada venezuelana vir dar dicas ao nosso presidente sobre como ficar eternamente no poder.

Um comentário:

  1. ... será que embaixo deste angu tem carne???

    Este governo de “centro-esquerda”, depois de destroçar as resistências dos trabalhadores, pois os sindicatos se transformaram em correia de transmissão das manobras eleitoreiras. E institucionalizar a mendicância com seus programas assistencialistas que postergam para além do infinito a solução da eterna exploração do capital sobre o suor alheio!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.