sexta-feira, 22 de maio de 2009

DROPS DE FEL & MEL



Em Salvador chove como na área de Monções na Índia


tONy PaCHecO

Gozadores do clima

Na sexta-feira (22/05), que iniciou com vendavais e chuva fortíssima em Salvador desde 1 da manhã, avançando até as 8h41min, quando escrevo este comentário, o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) informava no site oficial do governo do estado http://www.inga.ba.gov.br/cemba/modules/previsao/ que Salvador tinha “Chuvas Moderadas”. E eu pergunto: o que serão chuvas fortes para o Ingá do governo do estado? Quando Noé já tiver navegando com sua arca?

Gerindo o que não podem

E, pensando bem, que tipo de viagem estava fazendo quem bolou o nome “Instituto de Gestão das Águas e Clima”? Porque, olhe bem, gerir águas você pode, tanto as subterrâneas quanto as que correm nos rios e as dos lagos. Mas gerir o clima? Quem pode gerir o clima senhores do governo do estado?
Que viagem é essa? Me deem um pouquinho que deve ser cocada boa...

Gente sem noção

Os motoristas de Salvador (agravando a quase todos kkkkkkkkkk) são mesmo sem noção. Com as piores chuvas do planeta caindo sobre Salvador eles ainda encontram tempo para ligar para as rádios para dizer que o órgão de trânsito “não toma providências” contra os engarrafamentos em dias de chuva.
Pronto! Querem que o órgão pare a chuva. E estão certos: o órgão de trânsito tem que fazer um convênio com São Pedro e mandar o dilúvio para o Raso da Catarina e deixar Salvador sequinha para eles poderem transitar à vontade.
Olhe, me deixem!

Gente com noção

Alex Ferraz foi o único jornalista baiano a publicar informações que pesquisou com seriedade: Salvador é uma das cidades onde mais chove no mundo. Não é só no Brasil não. Com média anual de 1.900 mm, Salvador está na mesma situação das cidades do Sul da Índia, que é o lugar do planeta onde mais chove.
E eu acrescento ao que Alex disse: como sou notívago, noto o porquê de o baiano pensar que em sua cidade chove pouco – há precipitações gigantescas em grande parte do ano acontecendo de madrugada.
Chove fortíssimo, como na madrugada desta sexta-feira, com vendavais de dar medo a quem mora no Caribe. Mas, ao contrário de hoje, em muitos dias os vendavais acontecem de madrugada para dar lugar a um nascer de um dia ensolarado. Aí, o baiano acorda às 7 horas e vê um sol lindo e acaba concordando com a Bahiatursa em que esta cidade é uma “Cidade Verão”. Mas não é não.
Aqui chove em 262 dias do ano, o baiano veja ou não veja a chuva, chove muito. Mas muito mesmo.

Aprendam, mulheres!

Vi no canal National Geographic (TV por satélite) que uma fêmea de albatroz transou 85 vezes, com 49 machos, em apenas sete semanas.
Tá vendo aí: é balela dizer que as fêmeas transam menos que os machos na natureza.
Transar e coçar, é só começar.

4 comentários:

  1. tony,

    re-passe o e-mail dessa albatroz e, é claro, um pacote desta “afrodisíaca” cocada de amendoim...

    ResponderExcluir
  2. È galerinha O Cãos nesse Dia tomou conta de salvador! eu estava na rua MEdiante a cidade paroU
    eu.. fiqueI a Espera de carro na rodoviaria e Nada!
    muitas pessoas estava das 10 da manha até as 3 da tarde esperandOO Sugir um carro coletivo!

    ResponderExcluir
  3. È O fIm dO Mundo para salvador? descubra NO Novo
    epsodIo ...salvador a Cidad PErdida!

    Noticia:salvador Umas das cidades que Mais chove No MUndo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.