sexta-feira, 8 de maio de 2009

Berzoini está certíssimo

Tony Pacheco


Ricardo Berzoini, um dos líderes máximos do PT, disse que "empresário brasileiro que demite utilizando a crise internacional como argumento, é ladrão".
Contra ele levantaram-se os empresários que são ladrões, obviamente.
E por que ele disse isso? Não estou na cabeça dele, mas deduzo que é por causa de uma constatação simplíssima: quando a economia está fluindo, em franca ascensão, como aconteceu nos últimos 8, 9 anos, nenhum empresário apareceu no horizonte nacional para propor dividir os lucros estratosféricos que estavam obtendo com os trabalhadores.
Agora, que estes lucros diminuíram (não cessaram, apenas diminuíram), querem que o trabalhador seja inculpado pela crise. Quer dizer, quando está tudo bem, o trabalhador tem mais é que continuar trabalhando e só. Mas se o lucro diminui um pouquinho, o trabalhador tem mais é que se fuder, como diz o presidente Lula utilizando o disfarce "sifú".
O capitalismo, rapaziada, não é um sistema imoral. Ele é AMORAL. Berzoini está certíssimo.

3 comentários:

  1. ...faz-se necessário nomear os bois, o capitalismo é um sistema econômico:

    abjeto; imoral; amoral; injusto; explorador; desumano; estúpido; alienante; egocêntrico; autoritário; patogênico; mesquinho; etc...

    ResponderExcluir
  2. Bertrand Russell, filósofo, matemático, pensador político inconformista, militante pacifista e Prémio Nobel, defendeu o rendimento básico e universal de cidadania há já 90 anos. Eis o que ele escreveu, num pequeno livro intitulado Roads to Freedom (CAMINHOS PARA A LIBERDADE), em 1918:

    "(...) Em termos mais simples, o plano que defendemos consiste, essencialmente, no seguinte: que um certo pequeno rendimento, suficiente para as necessidades básicas, deve ser garantido a todos, quer queiram ou não trabalhar, e que um rendimento maior - tanto maior quanto possa ser garantido pela totalidade das mercadorias produzidas - deve ser dado àqueles que estejam dispostos a empenhar-se em alguma actividade que a comunidade considere de utilidade... Depois de concluída a educação, ninguém deve ser compelido a trabalhar e aqueles que escolherem não o fazer devem receber meios mínimos de subsistência e devem ser deixados completamente em paz."

    ResponderExcluir
  3. que bom descobrir vcs! Juntos neste blog... uma coisa boa na Ba. Bons tempos da década 70 e 80. Viva os inimigos do Rei. renatoladantas@hotmail.com

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.